Iniciar sessão ou registar-se
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

# 41

Comprei vivenda germinada em 2011 acabadas de construir, já tinham instalado 2 painéis solares e termossifao 300l baixi roca com resistência elétrica, manutenções feitas +- de 3 em 3 anos. Á cerca de 1 ano começou aparecer na parte exterior do termossifao umas pintas espalhadas de ferrugem/oxidação. Na última manutenção depois de colocar o líquido solar detetou se uma pequena fuga, o técnico disse olhe vai perder líquido até aquele nível (+- a meio do depósito), mas a única solução é colocar outro termossifao mas se ele aquecer a água com a luz solar deixe andar até funcionar, e com líquido pelo meio ele aquece a água praticamente todo o ano, uso apenas a resistência elétrica de maneira manual num disjuntor no quadro que apenas ligo quando preciso, se tiver 2 dias a chover consecutivamente.Este ano liguei a outro técnico para trocar o ânodo e repor líquido solar, veio num dia em que não estava em casa, subiu ao telhado trocou o ânodo e quando ia colocar o líquido solar não colocou, porque a rosca onde a válvula de segurança está colocada estava corroída em volta e ao desapertar a válvula de segurança iria partir, então o técnico ligou me e não fez mais nada, ninguém queria tocar naquilo, também não me convinha agora estar a colocar um termossifao novo. Decidi eu sem perceber nada do assunto, fui lendo em fóruns e etc , e mãos à obra. Ia tentar desapertar sem partir a rosca, não consegui, retirei-a e fui limpando á volta a coresao, conseguia ver o depósito interior através do buraco que ficou. Coloquei o líquido solar pelo buraco, e para fechar novamente arranjei uma chapa ondulei para apoiar em cima do termossifao e soldei nessa chapa um tubo com uma rosca para colocar a válvula de segurança e por onde meter o líquido solar nas próximas manutenções, para a afixar no termossifao usei cola e veda. Tive de retirar a válvula de segurança, porque a pressão estava a aumentar e a fazer descolar a peça que improvisei, tenho de esperar que a cola e veda seque primeiro. Mas estava a pensar retirar a válvula de segurança e colocar um joelho com a entrada par baixo para não entrar chuva e assim a pressão onde está o líquido solar não é tao grande porque para já esqueci me e enchi o depósito todo, quando ele ficar pelo meio devido à fuga , talvez já possa colocar a válvula. O sistema para já está a funcionar bem, aqueceu rapidamente a água, queria ouvir a opinião do pessoal que sabe do assunto. Vou tentar colocar fotos em seguida para verem melhor.
    • A.M

# 42

Colocado por: A.MComprei vivenda germinada em 2011 acabadas de construir, já tinham instalado 2 painéis solares e termossifao 300l baixi roca com resistência elétrica, manutenções feitas +- de 3 em 3 anos. Á cerca de 1 ano começou aparecer na parte exterior do termossifao umas pintas espalhadas de ferrugem/oxidação. Na última manutenção depois de colocar o líquido solar detetou se uma pequena fuga, o técnico disse olhe vai perder líquido até aquele nível (+- a meio do depósito), mas a única solução é colocar outro termossifao mas se ele aquecer a água com a luz solar deixe andar até funcionar, e com líquido pelo meio ele aquece a água praticamente todo o ano, uso apenas a resistência elétrica de maneira manual num disjuntor no quadro que apenas ligo quando preciso, se tiver 2 dias a chover consecutivamente.Este ano liguei a outro técnico para trocar o ânodo e repor líquido solar, veio num dia em que não estava em casa, subiu ao telhado trocou o ânodo e quando ia colocar o líquido solar não colocou, porque a rosca onde a válvula de segurança que colocada estava corroída em volta e ao desapertar a válvula de segurança iria partir, então o técnico ligou me e não fez mais nada, ninguém queria tocar naquilo, também não me convinha agora estar a colocar um termossifao novo. Decidi eu sem perceber nada do assunto, fui lendo em fóruns e etc , e mãos à obra. Ia tentar desapertar sem partir a rosca, não consegui, retirei-a e fui limpando á volta a coresao, conseguia ver o depósito interior através do buraco que ficou. Coloquei o líquido solar pelo buraco, e para fechar novamente arranjei uma chapa ondulei para apoiar em cima do termossifao e soldei um tubo com uma rosca para colocar a válvula de segurança, para fixar no termossifao usei cola e veda. Tive de retirar a válvula de segurança, porque a pressão estava a aumentar e a fazer descolar a peça que improvisei, tenho de esperar que a cola e veda seque primeiro. Mas estava a pensar retirar a válvula de segurança e colocar um joelho com a entrada par baixo para não entrar chuva e assim a pressão onde está o líquido solar não é tao grande porque para já esqueci me e enchi o depósito todo, quando ele ficar pelo meio devido à fuga , talvez já possa colocar a válvula. O sistema para já está a funcionar bem, aqueceu rapidamente a água, queria ouvir a opinião do pessoal que sabe do assunto. Vou tentar colocar fotos em seguida para verem melhor.

Fotos de seguida estas são a rosca e válvula corroídas em volta.
      4D4E57D7-1FF3-4A91-90AE-B30E89723663.jpeg
      4C9FEFFE-CD95-435F-9922-31DD81A758CB.jpeg
    • A.M
    • 15 janeiro 2022

# 43

Mais fotos….
  1.  # 44

Não percebi. Como a pressão era grande decidiu meter isso a trabalhar sem válvula de segurança? E vai substituir por um joelho??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
    • A.M

# 45

Esta foto é a peça já pintada e pronta a colar no termossifao.
      2C8E6013-461B-46B6-867A-C45CD8D1DAFC.png
    • A.M

# 46

Colocado por: jorgemlflorencioNão percebi. Como a pressão era grande decidiu meter isso a trabalhar sem válvula de segurança? E vai substituir por um joelho??

Aqui o aspeto final, mas a cola ainda não secou, se tapar já vai haver muita pressão no interior e a descolar a peça, posso em vez de colocar a válvula de segurança, colocar um joelho para baixo e deixar aberto? Qual é a diferença?Sei que irá perder líquido assim, mas ele vai perder até ao meio porque tem uma fuga a meio.
      311EE0C3-238B-40F3-B5D0-A4E833BEE27C.png
    • A.M

# 47

A pequena fuga, esta já tem mais de 1 ano, mas se tiver líquido por aquele nível funciona bem.
    Como o termossifao estava todo cheio de pintas de ferrugem mais na parte centrar, coloquei uma tela autocolante e pintei para não parecer tao mal. Agora em termos técnicos não sei se irá influenciar no funcionamento?! Para já a água aqueceu rapidamente.
    Gostaria de saber qual a opinião de quem sabe mais disto.
      E34DBBD9-98E5-4E55-85DB-5109248EBD94.jpeg
  2.  # 48

Eu tenho um termossifão de 200l paguei 800€ o resto foi o Sócrates. Aqui na minha zona tenho de trocar o anôdo de 2 em 2 anos. Todos os anos pago 80€ para manutenção, mais 30€ quando leva o anodo.
    • A.M

# 49

Gostaria de saber a vossa opinião e sugestões sobre a situação que apresentei, se faz algum sentido, ou se é um dispara-te total, e se puderia ter feito de outra maneira, etc…
  3.  # 50

Um sistema termosifão tem dois circuitos o primario e o secundario no primario através de um permutador introduz o liquido solar para um de 300 lts basta introduzir 2 lts que circula pelos paineis num sistema decircuito fechado dai ter a valvula de segurança quando a estratificaçao é elevada abre essa valvula.

A fuga que existe é do proprio acumulador e diz respeito à agua depositada o que fez em colar essa tela não resulta em nada tem o revestimento metalico onde colocou e por baixo tem espuma poliuretano injetada que faz o isolamento termico e depois o deposito acumulador portanto isso nao serve de nada a rotura continua lá e vai sair por outros pontos.

Quanto a esse tubo pode ficar assim mas quando houver maior insolação o liquido aumenta de volume e acaba por expelir todo.
    Nunca o liquido se pode misturar com a agua de consumo.
    Esqueça a utilizaçao do cola e veda não resulta.
    Ligando a resistencia tem sempre agua quentecomo é obvio e não precisa de liquido.

Deixe passar o inverno e substitua o deposito e aconselho colocar um vaso de expansão.
    Agora essas manutenções efectuadas foram feitas por sucateiros essa valvula já devia ter sido suubstituido.

Se quiser evitar o anodo de magnesio coloque um deposito em cobre tem da marca Videira que sao aceitaveis.

Qualquer duvida disponha.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Pedro Barradas
  4.  # 51

Outra questão o liquido solar tem dupla função função termica e anti corrosão aquando das manutenções foi enganado meteram demasiada agua no liquido o que ajudou a desenvolver essa corrosão na valvula segurança.
    • A.M
    • 17 janeiro 2022

# 52

Colocado por: Costa53Deixe passar o inverno e substitua o deposito e aconselho colocar um vaso de expansão.
    Agora essas manutenções efectuadas foram feitas por sucateiros essa valvula já devia ter sido suubstituido.

Se quiser evitar o anodo de magnesio coloque um deposito em cobre tem da marca Videira que sao aceitaveis.

O que é o vaso de expansão?
    Se colocar um depósito em cobre não necessita de ânodo e necessita alguma manutenção?
    Por alto qual é o preço no mercado para eu trocar o depósito, por um idêntico e por um em cobre?
  5.  # 53

O vaso de expansão ajuda a absorver eventuais dilatações termicas.
    O custo de um acumulador em cobre custa na ordem de 500/600 euros é mais caro que um em aço vitrificado mas compensa em manutençao, ausencia de anodo de sacrificio e durabilidade.
  6.  # 54

Olá, tenho um termissifão junkers 300L com >12 anos. O TS300. Tenho Uma fuga de glicol no circuito primário(no depósito) junto à entrada do tubo hot do glicol.
    Costumam reparar estes depositos? Ou trocar por outro?
    Será boa ideia colocar igual? a água na minha zona é muito dura, o interior do depósito já apresenta alguma corrosão.
    Não tenho depósito de expansão. Zona Alentejo.
  7.  # 55

Se aguentou 12 anos, compre outro igual 👌🏻
  8.  # 56

Colocado por: luisrdsEu tenho um termossifão de 200l paguei 800€ o resto foi o Sócrates. Aqui na minha zona tenho de trocar o anôdo de 2 em 2 anos. Todos os anos pago 80€ para manutenção, mais 30€ quando leva o anodo.

tenha atenção se lhe fazem efetivamente a manutenção. a minha era cobrada e nunca foi feita, levou o primero anodo aos 10 anos, por mim.

Colocado por: Costa53O vaso de expansão ajuda a absorver eventuais dilatações termicas.
    O custo de um acumulador em cobre custa na ordem de 500/600 euros é mais caro que um em aço vitrificado mas compensa em manutençao, ausencia de anodo de sacrificio e durabilidade.

Não é bem assim, o depósito de 300L da junkers custa 1000 euros, da videira passa os 2000. alem do gasto adicional de comprar novas tubagens pois as da junkers não são compatíveis. Se os da videira fossem mais em conta eu colocaria, mas infelizmente...
  9.  # 57

Pode colocar um depósito inox 2205 da videira, não tem anodo e tem garantia superior ao de cobre e é mais barato.

0.0220 seg. NEW