Colocado por: A.MComprei vivenda germinada em 2011 acabadas de construir, já tinham instalado 2 painéis solares e termossifao 300l baixi roca com resistência elétrica, manutenções feitas +- de 3 em 3 anos. Á cerca de 1 ano começou aparecer na parte exterior do termossifao umas pintas espalhadas de ferrugem/oxidação. Na última manutenção depois de colocar o líquido solar detetou se uma pequena fuga, o técnico disse olhe vai perder líquido até aquele nível (+- a meio do depósito), mas a única solução é colocar outro termossifao mas se ele aquecer a água com a luz solar deixe andar até funcionar, e com líquido pelo meio ele aquece a água praticamente todo o ano, uso apenas a resistência elétrica de maneira manual num disjuntor no quadro que apenas ligo quando preciso, se tiver 2 dias a chover consecutivamente.Este ano liguei a outro técnico para trocar o ânodo e repor líquido solar, veio num dia em que não estava em casa, subiu ao telhado trocou o ânodo e quando ia colocar o líquido solar não colocou, porque a rosca onde a válvula de segurança que colocada estava corroída em volta e ao desapertar a válvula de segurança iria partir, então o técnico ligou me e não fez mais nada, ninguém queria tocar naquilo, também não me convinha agora estar a colocar um termossifao novo. Decidi eu sem perceber nada do assunto, fui lendo em fóruns e etc , e mãos à obra. Ia tentar desapertar sem partir a rosca, não consegui, retirei-a e fui limpando á volta a coresao, conseguia ver o depósito interior através do buraco que ficou. Coloquei o líquido solar pelo buraco, e para fechar novamente arranjei uma chapa ondulei para apoiar em cima do termossifao e soldei um tubo com uma rosca para colocar a válvula de segurança, para fixar no termossifao usei cola e veda. Tive de retirar a válvula de segurança, porque a pressão estava a aumentar e a fazer descolar a peça que improvisei, tenho de esperar que a cola e veda seque primeiro. Mas estava a pensar retirar a válvula de segurança e colocar um joelho com a entrada par baixo para não entrar chuva e assim a pressão onde está o líquido solar não é tao grande porque para já esqueci me e enchi o depósito todo, quando ele ficar pelo meio devido à fuga , talvez já possa colocar a válvula. O sistema para já está a funcionar bem, aqueceu rapidamente a água, queria ouvir a opinião do pessoal que sabe do assunto. Vou tentar colocar fotos em seguida para verem melhor.
Colocado por: jorgemlflorencioNão percebi. Como a pressão era grande decidiu meter isso a trabalhar sem válvula de segurança? E vai substituir por um joelho??
Colocado por: Costa53Deixe passar o inverno e substitua o deposito e aconselho colocar um vaso de expansão.
Agora essas manutenções efectuadas foram feitas por sucateiros essa valvula já devia ter sido suubstituido.
Se quiser evitar o anodo de magnesio coloque um deposito em cobre tem da marca Videira que sao aceitaveis.
Colocado por: luisrdsEu tenho um termossifão de 200l paguei 800€ o resto foi o Sócrates. Aqui na minha zona tenho de trocar o anôdo de 2 em 2 anos. Todos os anos pago 80€ para manutenção, mais 30€ quando leva o anodo.
Colocado por: Costa53O vaso de expansão ajuda a absorver eventuais dilatações termicas.
O custo de um acumulador em cobre custa na ordem de 500/600 euros é mais caro que um em aço vitrificado mas compensa em manutençao, ausencia de anodo de sacrificio e durabilidade.