Iniciar sessão ou registar-se
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 41

    Comprei vivenda germinada em 2011 acabadas de construir, já tinham instalado 2 painéis solares e termossifao 300l baixi roca com resistência elétrica, manutenções feitas +- de 3 em 3 anos. Á cerca de 1 ano começou aparecer na parte exterior do termossifao umas pintas espalhadas de ferrugem/oxidação. Na última manutenção depois de colocar o líquido solar detetou se uma pequena fuga, o técnico disse olhe vai perder líquido até aquele nível (+- a meio do depósito), mas a única solução é colocar outro termossifao mas se ele aquecer a água com a luz solar deixe andar até funcionar, e com líquido pelo meio ele aquece a água praticamente todo o ano, uso apenas a resistência elétrica de maneira manual num disjuntor no quadro que apenas ligo quando preciso, se tiver 2 dias a chover consecutivamente.Este ano liguei a outro técnico para trocar o ânodo e repor líquido solar, veio num dia em que não estava em casa, subiu ao telhado trocou o ânodo e quando ia colocar o líquido solar não colocou, porque a rosca onde a válvula de segurança está colocada estava corroída em volta e ao desapertar a válvula de segurança iria partir, então o técnico ligou me e não fez mais nada, ninguém queria tocar naquilo, também não me convinha agora estar a colocar um termossifao novo. Decidi eu sem perceber nada do assunto, fui lendo em fóruns e etc , e mãos à obra. Ia tentar desapertar sem partir a rosca, não consegui, retirei-a e fui limpando á volta a coresao, conseguia ver o depósito interior através do buraco que ficou. Coloquei o líquido solar pelo buraco, e para fechar novamente arranjei uma chapa ondulei para apoiar em cima do termossifao e soldei nessa chapa um tubo com uma rosca para colocar a válvula de segurança e por onde meter o líquido solar nas próximas manutenções, para a afixar no termossifao usei cola e veda. Tive de retirar a válvula de segurança, porque a pressão estava a aumentar e a fazer descolar a peça que improvisei, tenho de esperar que a cola e veda seque primeiro. Mas estava a pensar retirar a válvula de segurança e colocar um joelho com a entrada par baixo para não entrar chuva e assim a pressão onde está o líquido solar não é tao grande porque para já esqueci me e enchi o depósito todo, quando ele ficar pelo meio devido à fuga , talvez já possa colocar a válvula. O sistema para já está a funcionar bem, aqueceu rapidamente a água, queria ouvir a opinião do pessoal que sabe do assunto. Vou tentar colocar fotos em seguida para verem melhor.
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 42

    Colocado por: A.MComprei vivenda germinada em 2011 acabadas de construir, já tinham instalado 2 painéis solares e termossifao 300l baixi roca com resistência elétrica, manutenções feitas +- de 3 em 3 anos. Á cerca de 1 ano começou aparecer na parte exterior do termossifao umas pintas espalhadas de ferrugem/oxidação. Na última manutenção depois de colocar o líquido solar detetou se uma pequena fuga, o técnico disse olhe vai perder líquido até aquele nível (+- a meio do depósito), mas a única solução é colocar outro termossifao mas se ele aquecer a água com a luz solar deixe andar até funcionar, e com líquido pelo meio ele aquece a água praticamente todo o ano, uso apenas a resistência elétrica de maneira manual num disjuntor no quadro que apenas ligo quando preciso, se tiver 2 dias a chover consecutivamente.Este ano liguei a outro técnico para trocar o ânodo e repor líquido solar, veio num dia em que não estava em casa, subiu ao telhado trocou o ânodo e quando ia colocar o líquido solar não colocou, porque a rosca onde a válvula de segurança que colocada estava corroída em volta e ao desapertar a válvula de segurança iria partir, então o técnico ligou me e não fez mais nada, ninguém queria tocar naquilo, também não me convinha agora estar a colocar um termossifao novo. Decidi eu sem perceber nada do assunto, fui lendo em fóruns e etc , e mãos à obra. Ia tentar desapertar sem partir a rosca, não consegui, retirei-a e fui limpando á volta a coresao, conseguia ver o depósito interior através do buraco que ficou. Coloquei o líquido solar pelo buraco, e para fechar novamente arranjei uma chapa ondulei para apoiar em cima do termossifao e soldei um tubo com uma rosca para colocar a válvula de segurança, para fixar no termossifao usei cola e veda. Tive de retirar a válvula de segurança, porque a pressão estava a aumentar e a fazer descolar a peça que improvisei, tenho de esperar que a cola e veda seque primeiro. Mas estava a pensar retirar a válvula de segurança e colocar um joelho com a entrada par baixo para não entrar chuva e assim a pressão onde está o líquido solar não é tao grande porque para já esqueci me e enchi o depósito todo, quando ele ficar pelo meio devido à fuga , talvez já possa colocar a válvula. O sistema para já está a funcionar bem, aqueceu rapidamente a água, queria ouvir a opinião do pessoal que sabe do assunto. Vou tentar colocar fotos em seguida para verem melhor.


    Fotos de seguida estas são a rosca e válvula corroídas em volta.
      4D4E57D7-1FF3-4A91-90AE-B30E89723663.jpeg
      4C9FEFFE-CD95-435F-9922-31DD81A758CB.jpeg
    • A.M
    • 15 janeiro 2022

     # 43

    Mais fotos….
  1.  # 44

    Não percebi. Como a pressão era grande decidiu meter isso a trabalhar sem válvula de segurança? E vai substituir por um joelho??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 45

    Esta foto é a peça já pintada e pronta a colar no termossifao.
      2C8E6013-461B-46B6-867A-C45CD8D1DAFC.png
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 46

    Colocado por: jorgemlflorencioNão percebi. Como a pressão era grande decidiu meter isso a trabalhar sem válvula de segurança? E vai substituir por um joelho??


    Aqui o aspeto final, mas a cola ainda não secou, se tapar já vai haver muita pressão no interior e a descolar a peça, posso em vez de colocar a válvula de segurança, colocar um joelho para baixo e deixar aberto? Qual é a diferença?Sei que irá perder líquido assim, mas ele vai perder até ao meio porque tem uma fuga a meio.
      311EE0C3-238B-40F3-B5D0-A4E833BEE27C.png
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 47

    A pequena fuga, esta já tem mais de 1 ano, mas se tiver líquido por aquele nível funciona bem.
    Como o termossifao estava todo cheio de pintas de ferrugem mais na parte centrar, coloquei uma tela autocolante e pintei para não parecer tao mal. Agora em termos técnicos não sei se irá influenciar no funcionamento?! Para já a água aqueceu rapidamente.
    Gostaria de saber qual a opinião de quem sabe mais disto.
      E34DBBD9-98E5-4E55-85DB-5109248EBD94.jpeg
  2.  # 48

    Eu tenho um termossifão de 200l paguei 800€ o resto foi o Sócrates. Aqui na minha zona tenho de trocar o anôdo de 2 em 2 anos. Todos os anos pago 80€ para manutenção, mais 30€ quando leva o anodo.
    • A.M
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 49

    Gostaria de saber a vossa opinião e sugestões sobre a situação que apresentei, se faz algum sentido, ou se é um dispara-te total, e se puderia ter feito de outra maneira, etc…
  3.  # 50

    Um sistema termosifão tem dois circuitos o primario e o secundario no primario através de um permutador introduz o liquido solar para um de 300 lts basta introduzir 2 lts que circula pelos paineis num sistema decircuito fechado dai ter a valvula de segurança quando a estratificaçao é elevada abre essa valvula.

    A fuga que existe é do proprio acumulador e diz respeito à agua depositada o que fez em colar essa tela não resulta em nada tem o revestimento metalico onde colocou e por baixo tem espuma poliuretano injetada que faz o isolamento termico e depois o deposito acumulador portanto isso nao serve de nada a rotura continua lá e vai sair por outros pontos.

    Quanto a esse tubo pode ficar assim mas quando houver maior insolação o liquido aumenta de volume e acaba por expelir todo.
    Nunca o liquido se pode misturar com a agua de consumo.
    Esqueça a utilizaçao do cola e veda não resulta.
    Ligando a resistencia tem sempre agua quentecomo é obvio e não precisa de liquido.

    Deixe passar o inverno e substitua o deposito e aconselho colocar um vaso de expansão.
    Agora essas manutenções efectuadas foram feitas por sucateiros essa valvula já devia ter sido suubstituido.

    Se quiser evitar o anodo de magnesio coloque um deposito em cobre tem da marca Videira que sao aceitaveis.

    Qualquer duvida disponha.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
  4.  # 51

    Outra questão o liquido solar tem dupla função função termica e anti corrosão aquando das manutenções foi enganado meteram demasiada agua no liquido o que ajudou a desenvolver essa corrosão na valvula segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
    • A.M
    • 17 janeiro 2022

     # 52

    Colocado por: Costa53Deixe passar o inverno e substitua o deposito e aconselho colocar um vaso de expansão.
    Agora essas manutenções efectuadas foram feitas por sucateiros essa valvula já devia ter sido suubstituido.

    Se quiser evitar o anodo de magnesio coloque um deposito em cobre tem da marca Videira que sao aceitaveis.

    O que é o vaso de expansão?
    Se colocar um depósito em cobre não necessita de ânodo e necessita alguma manutenção?
    Por alto qual é o preço no mercado para eu trocar o depósito, por um idêntico e por um em cobre?
  5.  # 53

    O vaso de expansão ajuda a absorver eventuais dilatações termicas.
    O custo de um acumulador em cobre custa na ordem de 500/600 euros é mais caro que um em aço vitrificado mas compensa em manutençao, ausencia de anodo de sacrificio e durabilidade.
  6.  # 54

    Olá, tenho um termissifão junkers 300L com >12 anos. O TS300. Tenho Uma fuga de glicol no circuito primário(no depósito) junto à entrada do tubo hot do glicol.
    Costumam reparar estes depositos? Ou trocar por outro?
    Será boa ideia colocar igual? a água na minha zona é muito dura, o interior do depósito já apresenta alguma corrosão.
    Não tenho depósito de expansão. Zona Alentejo.
  7.  # 55

    Se aguentou 12 anos, compre outro igual 👌🏻
 
0.0216 seg. NEW