Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Adquiri um apartamento num 2°andar há cerca de um ano, contudo só 6 meses depois me mudei.

    Após a mudança comecei a reparar num barulho tipo "água a cair que depois fica a pingar durante algum tempo até parar". Após ouvir melhor, o barulho não parece ser água mas sim "vários tipos de estalinhos sucessivos que perduram algum tempo".

    O barulho acontece em 2 locais da casa, na sala e na despensa, onde me parecem existir courettes e chaminés na cobertura.

    O barulho acontece 2 a 3 vezes por dia em cada local sem nenhuma correlação aparente com outros fatores. Frequentemente o barulho acontece no mesmo período do borario (por exemplo na sala costuma acontecer sempre por volta das 19h e nunca aconte das 10h às 18h).

    Nesses dois locais não existe canalização, ventilação ou esgotos.. Pelo que não sei o que poderá passar nas courettes. Não há qualquer sinal de humidades.

    O apartamento de cima está vazio, mas a vizinha de baixo também já se tem vindo a queixar deste barulho na sala.

    O prédio possui pré instalação de ar condicionado, aquecimento central e aspiração central.

    Estou bastante intrigado com esta situação para além do desconforto do barulho. Alguém consegue identificar a origem do problema?

    Obrigado
      Screenshot_20210117_193353.jpg
  2.  # 2

    Pássaros no telhado a patinar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  3.  # 3

    Ratos?

    Há algum vizinho que dá de comida a pássaros? O meu vizinho dá aos pombos e eu consigo ouvi-los a patinar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  4.  # 4

    Nao me parece que seja. O prédio tem 5 andares, sendo que os vizinhos só eu e a vizinha de baixo é que nos queixamos do barulho. Além disso a cobertura não é acessível em terraço.

    O barulho parece-me ser um género de vários tipos de estalinhos numa eventual canalização que possa passar por ali...provocados por uma "ignição" de algo que acontece frequentemente no mesmo período.
  5.  # 5

    Estalinhos parece o barulho do aquecimento central por radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro29(por exemplo na sala costuma acontecer sempre por volta das 19h e nunca aconte das 10h às 18h).



    Provavelmente contração/dilatação de materiais. 19h é quando tem nesta altura variação mais brusca da temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  7.  # 7

    Por exemplo se rufos ou remates metálicos, oi painel sandwich da cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  8.  # 8

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Parece-me difícil ser o aquecimento central dada a localização dos aparelhos versus localização do barulho.

    O meu apartamento está no piso 2, se fossem os elementos metálicos seria de esperar que os vizinhos de cima ouvissem o barulho o que não acontece.

    Vou tentar gravar o barulho para por aqui. Já pensei em vários motivos mas nenhum consegue explicar as particularidades do mesmo
    • size
    • 18 janeiro 2021

     # 9

    Qual a antiguidade do prédio ?

    Não estranhe que possa ser, efectivamente, devido à dilatação/contracção de algo metálico embutido numa parede.
    Não dos aparelhos de aquecimento de águas, mas sim das canalizações .
    É por exemplo o caso das antigas canalizações de água quente em ferro galvanizado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  9.  # 10

    O prédio tem sensivelmente 15 anos.

    Não sei que canalizações possam passar naquelas zonas. Vi o projeto de especialidades de águas e esgotos e não passam ali. Apenas poderiam passar canalizações comuns...
    • size
    • 18 janeiro 2021

     # 11

    Referiu que isso acontece em zonas onde circulam couretes.
    Logo, que espécie de condutas existem ?
    Metálicas ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  10.  # 12

    Pelo desenho da planta que anexei, por serem zonas salientes e por na cobertura existirem chaminés nesses locais deduzo que sim, mas não tenho a certeza.
  11.  # 13

    Há pessoas com ouvido pouco sensível, podem ser os seus vizinhos .
    Eu ouço o zumbido dos comutadores de estores, bomba de calor a trabalhar à noite, e tantas outras coisas, barulhos no carro que mais ninguém ouve, nem sequer nas oficinas . Lá em casa mais ninguém ouve.
    Solução, tampões nos ouvidos, se não damos em malucos
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  12.  # 14

    callinas comigo é quase igual.
    A minha namorada às vezes já percebe que algo se passa 😁 é isso e cheiros. Quando sai fora do normal, fico logo alerta! Sinto os cheiros todos e dormir com barulhos é complicado! Ainda não utilizo tampões e espero nunca utilizar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro29
  13.  # 15

    Por acaso tenho o ouvido sensível, mas neste caso parece-me impossível não ouvir.

    O barulho "pinga pinga" é muito irritante
  14.  # 16

    https://we.tl/t-nIJP9RfOdo

    Deixo aqui link com o ficheiro da gravação do barulho
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro29https://we.tl/t-nIJP9RfOdo

    Deixo aqui link com o ficheiro da gravação do barulho
    Pedro, desculpe lá mas isso não é pinga pinga, nem estalinhos... A mim parece-me alguém a cumprir uma missão:):) No final o ritmo reduz, talvez devido ao cansaço.
    Quanto à hora, netes tempos de confinamento e teletrabalho, há muita boa gente que tem o azimute descompensado, por isso tudo é possível.
    Faça uma experiência. Vive sózinho? Se não, faça o seguinte. Quando o barulho começar, peça a alguém que vá rápido ao R/C tocar nas campaínhas dos seus vizinhos mais próximos (cima, baixo, lado) como se fosse uma brincadeira de crianças e esteja atento a vêr se o barulho não interrompe.
    Sinceramente, a probabilidade de ser um qualquer equipamento é muito remota e barulhos em canalizações muito menos. Aí há gato ou gata...:):)
  16.  # 18

    Colocado por: KduvidasPedro, desculpe lá mas isso não é pinga pinga, nem estalinhos... A mim parece-me alguém a cumprir uma missão:):) No final o ritmo reduz, talvez devido ao cansaço.
    Quanto à hora, netes tempos de confinamento e teletrabalho, há muita boa gente que tem o azimute descompensado, por isso tudo é possível.
    Faça uma experiência. Vive sózinho? Se não, faça o seguinte. Quando o barulho começar, peça a alguém que vá rápido ao R/C tocar nas campaínhas dos seus vizinhos mais próximos (cima, baixo, lado) como se fosse uma brincadeira de crianças e esteja atento a vêr se o barulho não interrompe.
    Sinceramente, a probabilidade de ser um qualquer equipamento é muito remota e barulhos em canalizações muito menos. Aí há gato ou gata...:):)

    Adorei! 😂
  17.  # 19

    Ouve se a cabeceira a bater na parede e o colchão a ranger !
  18.  # 20

    Pensei logo no mesmo, parece me alguém a cumprir as obrigações matrimoniais... 😝
 
0.0206 seg. NEW