Boa noite Quero renovar os balaustres em betão da minha vivenda pois estão todos fraturados e a desfazerem-se. Adquiri um molde em ferro fundido (duas meias canas) para fazer os balaustres com argamassa de cimento. Vi alguns vídeos e mostram como se faz. A argamassa parece ser tipo betonilha (mistura de areia e cimento com muito pouca água usada para nivelar o piso antes de se assentar o soalho ou colar o mosaico), mas não tenho a certeza da composição. O molde é cheio com essa argamassa, batido e calcado com uma vareta para compactar e de seguida desmodado das carcaças de ferro batendo ligeiramente nas mesmas. Aqui os amigos, que já o fizeram, poderão dar uma ajuda indicando como se faz a mistura apropriada para encher o molde? Agradecido Francisco Sousa
tem de ser com brita muito miuda. argamassa bem forte. tipo 2 de areia 1 de cimento e 1 de brita vedar bem o molde. leva um ferro diam 6mm ou 8 mm ao centro e encher o betão deve estar fluido para vibrar pode usar um berbequim na posição de Martelo (mete uma ponta de ferro no sitio da broca)
Muito obrigado Sr. Fernando Ferreira pela dica. Vou fazer como sugere. A vantagem da argamassa meio seca tipo da betonilha é que se desmolda logo após a moldagem sem esperar que seque, conforme vi no vídeo muito interessante. Vou experimentar também olear o molde de forma a facilitar a desmoldagem.
Colocado por: FSousaA vantagem da argamassa meio seca tipo da betonilha é que se desmolda logo após a moldagem sem esperar que seque, conforme vi no vídeo muito interessante. Vou experimentar também olear o molde de forma a facilitar a desmoldagem.
já fiz vários, como referi, na altura que os balaustres eram moda.... tinhamos 2 moldes de cada medida, feitos em fibra de vidro. eram cheios ao fim do dia, e desmoldados no dia seguinte (24 horas depois). oleo descofrante ajuda sim, bem espalhado.
Acha que é possível desmoldar logo a seguir a ter enchido o molde com a argamassa?
Estranho duas coisas, os balaustres mantêm-se firmes despois de desmoldados em fresco e sem levarem ferro e o acabamento dos mesmos apesar de usarem argamassa tipo betonilha.