Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Preciso dos vossos preciosos concelhos
    Uma moradia com cerca de 170m2 bom isolamento.
    Tenho neste momento um peq esquentador a gás natural
    A questão é que aparelho deva meter para o aquecimento central sendo que já tenho os radiadores montados e também queria melhorar melhorar o aquecimento das Aqs

    Caldeira a gás natural?
    Bomba de calor?
    Painel solar térmico?
  2.  # 2

    Bomba de calor sem dúvida! E se possível coloque painéis fotovoltaicos.
  3.  # 3

    Colocado por: fleite10Bomba de calor sem dúvida! E se possível coloque painéis fotovoltaicos.


    Obrigado

    Mas bomba de calor para os 2 aquecimentos?
    Isso não ficará muito caro?
  4.  # 4

    A bomba de calor é verdade que não é barata, mas é extremamente eficiente... se colocar painéis fotovoltaicos, vai acabar por abater uma parte do custo de energia mensal que tem em casa, por isso acho que é um bom investimento complementar...
    No momento que tiver a BC acho que não vai necessitar do esquentador que tem, sinceramente.
  5.  # 5

    mas se já tem radiadores, tem(deve) de ser uma bomba de calor para alta temperatura.... prepare a carteira...
    Concordam com este comentário: jorgealves, Sansoni7
  6.  # 6

    Têm necessidade de arrefecimento?
    Se for só para aquecimento uma caldeira a gás faz mais sentido.
    Concordam com este comentário: ricat
  7.  # 7

    defenitivamnete caldeira de condensação a gas natural, é imbatível no preço de aquisição sem ser exageradamente cara na exploração.
    Concordam com este comentário: ricat, pkasa, RMDR
  8.  # 8

    Colocado por: fleite10A bomba de calor é verdade que não é barata, mas é extremamente eficiente... se colocar painéis fotovoltaicos, vai acabar por abater uma parte do custo de energia mensal que tem em casa, por isso acho que é um bom investimento complementar...
    No momento que tiver a BC acho que não vai necessitar do esquentador que tem, sinceramente.
    não partilho deste seu otimismo, pois a bomba vai ser muito cara que outras soluções e de inverno num sistema de alta temperatura não vai ter uma eficiência por aí além, com a agravante se for apartamento nem a consegue instalar
    Concordam com este comentário: pkasa
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreiramas se já tem radiadores, tem(deve) de ser uma bomba de calor para alta temperatura.... prepare a carteira...
    Concordam com este comentário:jorgealves

    Sim já tenho e tambem é esse o meu medo.......



    Colocado por: jorgealvesdefenitivamnete caldeira de condensação a gas natural, é imbatível no preço de aquisição sem ser exageradamente cara na exploração.

    pois.....
  10.  # 10

    Troquei recentemente uma caldeira a gasoleo por uma de condensacao, e estou satisfeito:
    No ultimo mes gastei cerca de 120 EUR de gas, com a caldeira ligada 24/7 no aquecimento e apoio ao deposito/paineis solares. Moradia de 2 pisos com cerca de 240m2, e isolamento/janelas de qualidade mediana.
  11.  # 11

    Colocado por: Hanhartapoio ao deposito/paineis solares

    pois..... a minha moradia até é bem mais pequena porque sem contar com a cave, te, RC + 1º Andar deve rondar os 150m2

    E como não tenho tenho mais nenhum sistema ligado será que rondará isso também ????

    Também me falarem nos paines solares mas com circulação forçada........por isso as minhas duvidas todas
  12.  # 12

    Sem dúvida, caldeira de condensação a gás natural.
    Faça as contas. A diferença de preço da caldeira para uma bomba de calor é enorme. Mesmo que a bomba gaste menos (que não estou certo que assim seja), a diferença dá para muitos anos de gás.
  13.  # 13

    Colocado por: ruimiguelfSem dúvida, caldeira de condensação a gás natural.
    Faça as contas. A diferença de preço da caldeira para uma bomba de calor é enorme. Mesmo que a bomba gaste menos (que não estou certo que assim seja), a diferença dá para muitos anos de gás.

    Obrigado Rui

    Com o esquentador a agua demora uns min. a chegar á torneira, acha que com a caldeira vai aumentar a velocidade de chegada da agua quente á torneira?
  14.  # 14

    Diria que sim. No meu caso a água quente chega garantidamente em menos de 1 minuto. Claro que depende sempre de muita coisa, depende do esquentador/caldeira, depende da temp. a que a água vem da rede, distância entre a caldeira e a torneira, etc.
  15.  # 15

    Colocado por: ruimiguelfDiria que sim. No meu caso a água quente chega garantidamente em menos de 1 minuto. Claro que depende sempre de muita coisa, depende do esquentador/caldeira, depende da temp. a que a água vem da rede, distância entre a caldeira e a torneira, etc.

    Pois claro que sim.... a minha pergunta éra em termos comparativos com o que tenho...
    Pior nunca fica pois não ;) ?
  16.  # 16

    Pior não fica de certeza.
    • SrR
    • 18 janeiro 2021

     # 17

    Colocado por: nelsoncamp
    Obrigado Rui

    Com o esquentador a agua demora uns min. a chegar á torneira, acha que com a caldeira vai aumentar a velocidade de chegada da agua quente á torneira?
    sim e nao, a caldeira e um esquentador sao muito parecidos no arranque e sensivelmente demoram o mesmo tempo, agora há caldeiras de aqs instanea que têm um opção conforto, k basicamente mantém o permutador das aqs sempre quente mesmo k nao use, ou seha ao abrir a agua ela vai logo quente enquanto a caldeira demora uns segundos a fazer o ciclo de arranque, obviamente k esta opção tem mais custos pois a caldeira vai trabalhar durante o dia para manter o permutador sempre quente
  17.  # 18

    Colocado por: SrRsim e nao, a caldeira e um esquentador sao muito parecidos no arranque e sensivelmente demoram o mesmo tempo, agora há caldeiras de aqs instanea que têm um opção conforto, k basicamente mantém o permutador das aqs sempre quente mesmo k nao use, ou seha ao abrir a agua ela vai logo quente enquanto a caldeira demora uns segundos a fazer o ciclo de arranque, obviamente k esta opção tem mais custos pois a caldeira vai trabalhar durante o dia para manter o permutador sempre quente


    Obrigado pela dica ....
  18.  # 19

    Boas

    Já agora que dizem desta marca e modelo ???
    Aconselham alguma ?

    Na zona da Maia aconselham algum instalador ?

    Caldeira Mural Chaffoteaux Pigma Advance
  19.  # 20

    Colocado por: fleite10Bomba de calor sem dúvida! E se possível coloque painéis fotovoltaicos.


    Tendo gas natural e radiadores montados, bomba de calor, seria a ultima escolha
 
0.0198 seg. NEW