Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Neste momento tenho um acumulador Rotex 500 alimentado por 1 painel solar e um recuperador de calor, que serve para alimentar piso radiante e AQS

    A casa tem 1 piso com cerca de 160 m2 (área para aquecer), é bem isolada e numa zona que no inverno poucos graus sobe dos 0ºC

    O meu problema é que não consigo (por uma questão de horários) manter o recuperador ligado, funcionando quase sempre em picos o que não é de todo o ideal para o piso radiante (gasto muita lenha para atingir a temperatura ideal e passado pouco tempo já não consigo alimentar mais)

    Ando a pensar em colocar uma bomba de calor para ultrapassar esse problema, mas gostava de manter o recuperador, ou seja, quando estivesse em casa ligava o recuperador e poupava electricidade

    O que me aconselham e que custos de aquisição (aproximados) poderei contar?

    Sofro também com mais 2 problemas:
    1- no verão a casa aquece muito
    2- no inverno, derivado do isolamento, tenho muitos problemas de condensação (especialmente nos quartos)

    Fará sentido colocar VC ligados a BC? Ou mais vale adicionar A/C (digamos que são 2/3 divisões que sofrem com o calor/condensação, já que a sala e a cozinha são comuns.

    Refiro também que tenho sótão em bruto com a área total da casa, portanto não será um problema para passar tubos e tubinhos ;)

    Obrigado
  2.  # 2

    falta nessa instalação a inercia para acumular o excesso de calor produzido pelo recuperador
  3.  # 3

    Colocado por: mtavaresfalta nessa instalação a inercia para acumular o excesso de calor produzido pelo recuperador


    Não percebi, o Rotex 500 não faz isso mesmo?

    Ah, tenho também um depósito mais pequeno ligado ao conjunto... mas acho que só é usado quando o de 500 chega a uma certa temperatura (penso eu)

    O recuperado quando (é muito difícil mas as vezes acontece) chega ao 65° começa a deitar água para a rua
  4.  # 4

    o deposito pequeno deve ser o vaso de expansão.

    segundo os entendidos ( Alemanha ) a inércia deve ser +/- 70 litros por kW de potencia da caldeira.

    Tambem deve existir um "sistema" que vai gerir carrega o deposito de inercia, assim como o consumo para a casa
  5.  # 5

    Colocado por: tterrenogNão percebi, o Rotex 500 não faz isso mesmo?
    não
  6.  # 6

    Colocado por: tterrenogO recuperado quando (é muito difícil mas as vezes acontece) chega ao 65° começa a deitar água para a rua
    asneira, devia trabalhar sempre acima dos 80ºC afim de otimizar a combustão.

    a valvula de segurança termica só devia de atuar aos 90ºC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tterrenog
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesasneira, devia trabalhar sempre acima dos 80ºC afim de otimizar a combustão.

    a valvula de segurança termica só devia de atuar aos 90ºC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tterrenog


    Não tenho a certeza onde está o termostato, mas acredito que seja na água da caldeira. A ideia que tenho é que o piso radiante não deve trabalhar acima desses valores, aliás o rotex tem como máximo 80º
  8.  # 8

    Colocado por: tterrenogideia que tenho é que o piso radiante não deve trabalhar acima desses valores
    a certeza absoluta que tenho é que nenhum recuperador pode ligar direto no prh, pois no pior cenário trabalha a 40°C máximos e os recuperadores devem trabalhar por volta dos 80°C.
 
0.0088 seg. NEW