Colocado por: X-MenA diferença poderá ser por o(a) FSC ter o sistema sempre ligado, e provavelmente tem um aparelho que controla todo o sistema, e eventualmente o(a) BECAS liga o sistema só de vez em quando. Mas mais flagrante é o(a) NAAR com gastos de 1300€ (anuais), na mesma zona do país que o (a) FSC, embora a área seja maior, não justifica a diferença.
Não estou a querer dizer que o(a) FSC está a mentir, mas de facto gostaria de perceber onde está a diferença, porque vou começar a utilizar o meu aquecimento e realmente gostava de ter consumos nessa ordem (30€/mês).
Por acaso já ouvi dizer que tendo o aquecimento sempre ligado, gasta mais no primeiro mês, mas depois estabiliza os consumos. Poderá ser esta uma das justificações. Mas mesmo assim, continuo a achar uma diferença muito grande.
Creio que era util que nos dissessem, como gerem cada um dos sistemas, se sempre ligado, se só ligado umas horas por dia, e se têm algum aparelho a fazer a gestão da rede e das temperaturas.
Creio que era util ouvir também o(a) NAAR.
Continuem no bom caminho.
Colocado por: FDNão é aquecimento central mas...
Radiadores a óleo (4) 2000W
Apartamento T2 em Sintra com 3 frentes
Área bruta 90m2
Diferença entre um mês de Inverno (Dezembro) e um mês de Verão (Agosto): +50€~75€.
Saliente-se no entanto que uso bastante o secador da roupa que é um sugador de energia absurdo.Estas pessoas agradeceram este comentário:naar
Colocado por: naarPortanto gasta no inverno em energia, 125,00€ e nos outros meses, 75,00€, acho que é isso!
(5 * 125,00) + (7 * 75,00) = 1.150,00€/ano
E já agora em gás para AQS , tem uma ideia?
Colocado por: aprendiz2FD
quantas pessoas?
Colocado por: FDEm gás natural, fogão e esquentador, gasto por mês entre 20€ e 30€, para três pessoas.
Colocado por: X-MenResumindo e concluindo, parece que compensa ter o sistema sempre ligado!??
Colocado por: naar
Sabe o que compensa? Ter um apartamento mais pequeno em vez de uma moradia grande! :)
Colocado por: jmanaar, pense que o gasto de energia extra compensa não pagar condominio ;)
Colocado por: jmanaar, pense que o gasto de energia extra compensa não pagar condominio ;)
Colocado por: naarTer um apartamento mais pequeno em vez de uma moradia grande! :)
Colocado por: fscX-men, os 30 euros por mês é uma média. nos meses de aquecimento tive facturas que rondaram os 200 euros!
a zona de mafra é mais fria do que oeiras. além disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.
a moradia do naar tem muito mais envolventes exteriores.
Colocado por: nunoneiva75Colocado por: fscX-men, os 30 euros por mês é uma média. nos meses de aquecimento tive facturas que rondaram os 200 euros!
a zona de mafra é mais fria do que oeiras. além disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.
a moradia do naar tem muito mais envolventes exteriores.
Ora bem, nos meses de aquecimento teve facturas de 200 euros... meses é plural, logo são no mínimo 2... 200*2=400... mas diz que em média gasta mensalmente 30€*12=360€... concluo então que nos meses que não são de aquecimento tenha tido um consumo negativo???, não nos quer explicar melhor como conseguiu essa maravilha de receber € nos meses que não são de aquecimento?