Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 18 novembro 2009

# 21

Colocado por: X-MenA diferença poderá ser por o(a) FSC ter o sistema sempre ligado, e provavelmente tem um aparelho que controla todo o sistema, e eventualmente o(a) BECAS liga o sistema só de vez em quando. Mas mais flagrante é o(a) NAAR com gastos de 1300€ (anuais), na mesma zona do país que o (a) FSC, embora a área seja maior, não justifica a diferença.
    Não estou a querer dizer que o(a) FSC está a mentir, mas de facto gostaria de perceber onde está a diferença, porque vou começar a utilizar o meu aquecimento e realmente gostava de ter consumos nessa ordem (30€/mês).
    Por acaso já ouvi dizer que tendo o aquecimento sempre ligado, gasta mais no primeiro mês, mas depois estabiliza os consumos. Poderá ser esta uma das justificações. Mas mesmo assim, continuo a achar uma diferença muito grande.
    Creio que era util que nos dissessem, como gerem cada um dos sistemas, se sempre ligado, se só ligado umas horas por dia, e se têm algum aparelho a fazer a gestão da rede e das temperaturas.

Creio que era util ouvir também o(a) NAAR.

Continuem no bom caminho.

Boas,

A localização da minha moradia é "encostada" á tapada de Mafra, de Inverno ás 23,00h é fácil estarem 0 graus ou -2, de manhã se sair ás 7,30 as ervas junto á estrada estão brancas, por aqui já dar para ter uma ideia.
    Como por estas bandas não havia gás canalizado tinha a primeira caldeira a gás propano (3 x 45kg em simultâneo + 1 reserva), entre Novembro e Março eram só 4 botijas por mês (o melhor cliente da mercearia da Vila), o sistema estava sempre em automático todo o ano (e a minha carteira tambem:))

Entretanto, mudei de caldeira (para gasóleo) e de hábitos. A botija de 45kg apenas para o fogão (dava tipo, para 1 ano, eu até achava anormal, mas tb não cozinhamos muito);
    Comecei a ligar a caldeira apenas 1h antes de ter necessidade de água para os banhos o que fazia com que a ligasse 2 x dia porque o meu filho toma banho á noite e nós de manhã! Embora digam que se deve manter a caldeira sempre no automático ela das 8,00 ás 19,30 ía trabalhando sem termos necessidade de ter sempre 200lt de água quente no depósito;
    Quando passei a ligá-la só quando necessitava, a temperatura no depósito que estava +- a 20 graus e ela demorando cerca de 12min. para colocar a água no depósito a 50 graus que chegava bem para os banhos, comecei a perceber que era vantajosa esta opção.
    Mas isto fora da época mais fria, porque agora já não é assim, de qualquer forma, agora de inverno ligo-a ás 18,00, aquece a casa e dá água quente para o banho do meu filho, fica no automático até de manhã e dá água quente para os banhos matinais, depois o último a sair de casa desliga-a, :) e ao final da tarde recomeça o ciclo!

No que respeita a isolamentos, temos o seguinte:

Paredes exteriores duplas com wallmate 15 + 4 + 15
    Paredes interiores de 15 com estuque projectado
    Pavimento R/C - Cerâmico
    Pavimento 1º piso - Flutuante 14mm
    Telhado - telha lusa sobre vigas e ripa de cimento
    Laje de esteira do telhado - 15cm de leca
    Lage de esteira dos telheiros - roofmate 40
    Caixilharia - Aluminio lacado com vidro duplo (normal) s/corte térmico, série de batente
    Portadas em aluminio de lâminas reguláveis apenas nos quartos principais
    Garagem na cave - Totalmente enterrada(menos os 4mt do portão:)), parede exterior de betão com 25cm, parede interior com tij. 7

Temperaturas interiores em casa, s/aquecimento ligado, de inverno e de madrugada - 16 graus
    Temperatura constante todo ano na garagem - 16/18 graus (sabe tão bem entrar no carro numa manhã de inverno, :))

Maus hábitos ainda presentes - Tomar duche sempre com a torneira aberta. Banho do "regila com 5 anos" sempre de emersão.

Bem! depois disto tudo até parece que estou a vender a moradia!

Lol e por acaso até estou! Se quiserem ver, pode ser que tenham um conhecido que queira gastar 1.380,00€ em gasóleo de aquecimento, lololol

http://www.remax.pt/PublicListingFull.aspx?lKey=904f6c0d-f0e5-4851-8bcf-351aa88ec6e4&Index=3

Até logo.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

# 22

Não é aquecimento central mas...

Radiadores a óleo (4) 2000W
    Apartamento T2 em Sintra com 3 frentes
    Área bruta 90m2
    Diferença entre um mês de Inverno (Dezembro) e um mês de Verão (Agosto): +50€~75€.
    Saliente-se no entanto que uso bastante o secador da roupa que é um sugador de energia absurdo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  1.  # 23

tem aí uma bela casa, naar
    • naar
    • 18 novembro 2009

# 24

Colocado por: FDNão é aquecimento central mas...

Radiadores a óleo (4) 2000W
    Apartamento T2 em Sintra com 3 frentes
    Área bruta 90m2
    Diferença entre um mês de Inverno (Dezembro) e um mês de Verão (Agosto): +50€~75€.
    Saliente-se no entanto que uso bastante o secador da roupa que é um sugador de energia absurdo.Estas pessoas agradeceram este comentário:naar

Boas,

Portanto gasta no inverno em energia, 125,00€ e nos outros meses, 75,00€, acho que é isso!

(5 * 125,00) + (7 * 75,00) = 1.150,00€/ano

E já agora em gás para AQS , tem uma ideia?
  2.  # 25

Boas,

Não serei seguramente um bom exemplo, mas a casa onde vivo desde Janeiro de 2007, tem sistema de AC centralizado, tanto para quente, como para frio, mas nunca estabeleci o contrato com a empresa que fornece o "clima".

Durante estes quase 3 anos, nunca foi necessário ligar um aquecimento.

Para isto, julgo muito contribuir quer o isolamento (paredes / janelas / estores), a orientação da casa e a sua própria disposição.

Seja como for, deixo aqui os dados de acordo com o formulário:

Distrito - Lisboa
    Concelho - Lisboa
    Apartamento: 5º piso (prédio 7)
    Ano de Construção - 2007
    Área Total - 164m2
    Área Bruta climatizada - 164m2
    Área Útil climatizada - 145m2
    Orientação da casa: Sala + Suite a sudoeste, cozinha + 2 quartos a nordeste
    Sistema - AC centralizado
    Fonte: Climaespaço
    Gasto Anual (energético) - 2007 - 368,00€
    Gasto Anual (energético) - 2008 - 397,00€

No verão, os estores / vidros a nordeste ficam sempre fechados, impedindo dessa forma o aquecimento em excesso da casa. A partir das 17 hrs, normalmente abro os estores e as portas / janelas da sala e cozinha (estão alinhadas) fomentando a circulação de corrente de ar no sentido norte / sul. A casa permanece fresca para a noite.

No inverno, mantenho os estores abertos e os vidros fechados, permitindo manter a temperatura amena da casa.

1 ab

RG

http://montedoregato.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, rjrfigueira
    •  
      FD
    • 19 novembro 2009

# 26

Colocado por: naarPortanto gasta no inverno em energia, 125,00€ e nos outros meses, 75,00€, acho que é isso!

(5 * 125,00) + (7 * 75,00) = 1.150,00€/ano

E já agora em gás para AQS , tem uma ideia?

Este mês que passou gastei 40€ em electricidade. Num mês de inverno gasto +/-100€/mês (mais para menos do que para mais).
    Continuo a reforçar que se deve ter em conta o peso do secador de roupa nesta conta (deve representar mais de metade do acréscimo).

Em gás natural, fogão e esquentador, gasto por mês entre 20€ e 30€, para três pessoas.
    •  
      FD
    • 19 novembro 2009

# 27

Colocado por: aprendiz2FD
    quantas pessoas?

Colocado por: FDEm gás natural, fogão e esquentador, gasto por mês entre 20€ e 30€, para três pessoas.
  3.  # 28

A minha experiência durante cerca de 4 anos:

apartamento t3 com cerca de 150m^2
    lareira aberta na sala
    radiadores em todas as divisões
    4 pessoas (2 adultos + 2 crianças)
    Aquecimento a ligar cerca de 1 hora antes da chegada a casa (17:30), desligar às 22:30. Ligar novamente às 6:30 e desligar às 8:00.
    caldeira roca T20 (se não me engano) a gás natural
    placa a gás
    facturas de 2 em 2 meses - de Abril a Outubro média 20 euros ; novembro a Março entre 100 a 125 euros
  4.  # 29

Resumindo e concluindo, parece que compensa ter o sistema sempre ligado!??
    • naar
    • 19 novembro 2009

# 30

Colocado por: X-MenResumindo e concluindo, parece que compensa ter o sistema sempre ligado!??

No meu caso, mesmo com um térmostato ambiente que controla o sistema, NÃO COMPENSA!

E o oli_rod também só o liga de manhã e á noite!

Sabe o que compensa? Ter um apartamento mais pequeno em vez de uma moradia grande! :)
  5.  # 31

Colocado por: naar

Sabe o que compensa? Ter um apartamento mais pequeno em vez de uma moradia grande! :)

Isso é verdade! :)

Mas o que quero dizer, é que é a unica justificação possível. Tudo bem que as áreas são diferentes, entre outras coisas. Mas já fizeram a experiência durante um inverno inteiro (deixar o sistema sempre ligado)?
    • jma
    • 19 novembro 2009

# 32

naar, pense que o gasto de energia extra compensa não pagar condominio ;)
  6.  # 33

Colocado por: jmanaar, pense que o gasto de energia extra compensa não pagar condominio ;)

Isso também é verdade, mas de certeza que tem outros custos de manutenção como jardinagem, etc. Ou então, não tem fins-de-semana!?
    • naar
    • 19 novembro 2009

# 34

Colocado por: jmanaar, pense que o gasto de energia extra compensa não pagar condominio ;)

Para o pagamento do condominio é o que pago ao jardineiro! :)

E não se esqueça que uma moradia tem de ser pintada (entre outras manutenções) de 8/10 em 8/10 anos (4.000,00€ : 100meses = 40,00)

Relativamente á troca a única coisa que não compensa são os possiveis vizinhos problemáticos, nas moradias tambem pode acontecer, mas pelo menos não estamos em paredes meias!

Eu por acaso tenho uns vizinhos fantásticos, quer dizer um é bom vizinho o outro é fantástico, mas há aqui um (e estou a falar de uma urbanização com 45 moradias) que tem um CAVALO no quintal, sim, não é um pónei é mesmo um CAVALO, lol.

Felizmente não é meu vizinho :)
    •  
      FD
    • 19 novembro 2009

# 35

Colocado por: naarTer um apartamento mais pequeno em vez de uma moradia grande! :)

Na, na. Compensa uma moradia dimensionada às nossas necessidades. ;)

Vou ser um bocadinho mauzinho mas não é nada pessoal e pelos vistos até me parece que chegou à mesma conclusão. Surpreende-me ver algumas pessoas que aqui falam em construir casa com áreas de 300 e 400m2.
    Vivo num apartamento com 90m2 de área útil se tanto e chega-me quase perfeitamente. Todos gostamos de grandes áreas, de termos espaço para tudo e mais alguma coisa. Mas, será mesmo necessário?

É que do ponto de vista prático, uma casa grande:
    -> custa mais a limpar
    -> custa mais a manter
    -> custa mais a climatizar
    -> custa mais a construir
    -> custa mais a reparar (as pinturas recorrentes por exemplo)
    -> paga mais impostos
    -> usa muitos mais recursos naturais na construção
    -> não é ecologicamente correcta ou sustentável

E para quê? Para termos uma sensação de espaço? Porque pensamos que precisamos ou podemos vir a precisar? Sou sincero, estas casas grandes muitas vezes me parecem um desperdício de dinheiro, tempo e recursos. Casas em que uma divisão é usada 1 vez por mês ou em que outras divisões são usadas como armazém para coisas que não temos coragem de deitar fora...
    Até arrisco dizer que, e aqui vou fazer inimigos, algumas vezes me parecem ser antes uma afirmação social a uma casa. Não sei se é o caso de pessoas que frequentam o fórum mas é o caso de algumas pessoas.

O meu ideal seria uma casa dimensionada às minhas necessidades, que crescesse e minguasse facilmente consoante fosse necessário.
    Uma máxima: lean, mean and clean (simples, excelente e "limpa"). Não sei como o conseguiria mas é um bom desafio. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, rjmsilva, gmacedo, gfrmartins, Rogerio Goncalves, lobito, naar
    • naar
    • 19 novembro 2009

# 36

FD,

Eu neste momento (por variados factores) só trocaria outra vez para uma moradia se conseguisse ter uma com 200m2 SÓ DE R/C no centro de Torres Vedras,
    como sei que é impossível (só não seria, se eu fosse rico!) vou trocar para um apartamento e esperar ter sorte com os vizinhos.

No meu caso, só por esta razão é que não subscrevo totalmente o que escreveu anteriormente!
  7.  # 37

Moradia vs Apartamento, dava um excelente topico. Só não sou eu a abri-lo porque a minha experiencia de moradia é ainda mt mt reduzida.
  8.  # 38

Sim, sim, abram-no que eu contribuo!
  9.  # 39

Colocado por: fscX-men, os 30 euros por mês é uma média. nos meses de aquecimento tive facturas que rondaram os 200 euros!
    a zona de mafra é mais fria do que oeiras. além disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.
    a moradia do naar tem muito mais envolventes exteriores.

Ora bem, nos meses de aquecimento teve facturas de 200 euros... meses é plural, logo são no mínimo 2... 200*2=400... mas diz que em média gasta mensalmente 30€*12=360€... concluo então que nos meses que não são de aquecimento tenha tido um consumo negativo???, não nos quer explicar melhor como conseguiu essa maravilha de receber € nos meses que não são de aquecimento?
    • fsc
    • 21 novembro 2009

# 40

Colocado por: nunoneiva75
    Colocado por: fscX-men, os 30 euros por mês é uma média. nos meses de aquecimento tive facturas que rondaram os 200 euros!
    a zona de mafra é mais fria do que oeiras. além disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.
    a moradia do naar tem muito mais envolventes exteriores.

Ora bem, nos meses de aquecimento teve facturas de 200 euros... meses é plural, logo são no mínimo 2... 200*2=400... mas diz que em média gasta mensalmente 30€*12=360€... concluo então que nos meses que não são de aquecimento tenha tido um consumo negativo???, não nos quer explicar melhor como conseguiu essa maravilha de receber € nos meses que não são de aquecimento?

e de facto tive duas notas de crédito, embora pequenas!
    bem, a sua contribuição levou-me a verificar as contas que fiz e reparei que as fiz mal.
    primeiro porque considerei apenas os consumos a partir de janeiro.
    segundo, verifiquei os períodos de consumo e são apenas 11 meses.
    contas feitas desde 1/10/2008 até 9/10/2009 dá um total de 398.07euros. por mês dá 36.19euros
    as minhas desculpas pelo erro. mesmo assim acho que é um valor muito bom!

0.0266 seg. NEW