Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 25 novembro 2009

# 61

Colocado por: X-MenResta saber se estão sempre ligados ou apenas umas horas por dia.

Nos meses de inverno, nos quartos, toda a noite ligados (com temporizador na tomada).
    Existe um que está normalmente ligado 24h/24h.
  1.  # 62

o que consideram estar sempre ligado? é programaar o termostato, todo o dia, para 18 ou 20ç, por exemplo?
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 63

Colocado por: kosttao que consideram estar sempre ligado? é programaar o termostato, todo o dia, para 18 ou 20ç, por exemplo?

Correcto, quando a temperatura ambiente baixa do estabelecido no térmostato a caldeira entra em funcionamento.

Se estiver um dia inteiro fora de casa a caldeira funciona muitas vezes, se a ligar só á noite ela funciona menos vezes, mas como a água á noite está practicamente fria ela funciona durante mais tempo, agora aqui é que tem que fazer a experiência para ver se compensa :)
  2.  # 64

Colocado por: naar
    Se estiver um dia inteiro fora de casa a caldeira funciona muitas vezes, se a ligar só á noite ela funciona menos vezes, mas como a água á noite está practicamente fria ela funciona durante mais tempo, agora aqui é que tem que fazer a experiência para ver se compensa :)

Parece-me uma questão interessante!
    Creio que é verdade que a caldeira funcionará menos vezes (gastará menos) funcionando durante o dia, do que funcionando durante a noite. Entretanto, parece-me desperdicio ter a caldeira a funcionar durante o dia, quando não está ninguém em casa, e provavelmente, dada a temperatura exterior, a temperatura interior não deve descer muito.
    Por outro lado, a caldeira ligada durante toda a noite até que ponto gastará mais do que apenas ligada umas horas ao final do dia? Uma vez que se esta estiver sempre ligada (durante toda a noite), manterá a inércia térmica das paredes com um esforço minimo constante, enquanto que ao ligar apenas ao final do dia (durante umas horas), obrigará a caldeira a um grande esforço para conseguir recuperar a inércia térmica das paredes, que estiveram a perder energia durante toda a noite, que é a altura em que mais baixa a temperatura exterior.
    Considerando o funcionamento ao final do dia e de manhã, parece-me que o problema se agravará, ou seja, o funcionamento matinal terá que repor a temperatura do periodo critico (durante a noite). Imagino que o consumo no periodo matinal (de 2 horas de funcionamento) seja tão grande como o do periodo do final do dia (de 4 a 6 horas de funcionamento). Não creio que estes periodos de funcionamento sejam suficientes para manter uma inércia térmica constante, obrigando sempre a um esforço redobrado da caldeira para tentar repor a temperatura. Por outro lado, o funcionamento durante toda a noite (periodo critico), permitirá manter uma inércia térmica constante, com um pequeno esforço da caldeira.
    Agora coloco uma questão, até que ponto compensa que a caldeira funcione apenas umas horas ao final do dia e umas horas de manhã, em relação à opção de funcionar toda a noite?
    Será que alguém já fez esta experiência? Creio que o problema se aplica a qualquer sistema de aquecimento.
    Talvez fosse interessante também ouvir alguém com experiência em cálculo de necessidades energéticas. Talvez nos pudesse dar uma opinião mais válida (do que a minha claro)!

Creio que o tópico não está tanto no caminho que se pretendia, de comparar várias soluções de aquecimento, mas acho que está no bom caminho porque muitos dos temas aqui focados interessam a qualquer pessoa que tenha ou pense em ter aquecimento.

Já agora, e no âmbito do tema do tópico, gostava de salientar uma solução que me parece bastante interessante, que é a solução do FD, que certamente possui a solução mais barata em investimneto inicial e em que os consumos não são muito diferentes dos aqui apresentado para o gás. Creio que só terá o defeito da qualidade do ar (deve andar sempre com interferências nas vias respiratórias). Já agora deixo uma dica, experimente colocar uma pequena cafeteira com água pousada em cima de cada radiador, e vai ver que respira melhor.
  3.  # 65

Já descobriram qual é a caldeira secreta do FSC? Nunca mais perguntaram por ela, até estou a estranhar! :)
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 66

Colocado por: X-MenJá agora, e no âmbito do tema do tópico, gostava de salientar uma solução que me parece bastante interessante, que é a solução do FD, que certamente possui a solução mais barata em investimneto inicial e em que os consumos não são muito diferentes dos aqui apresentado para o gás. Creio que só terá o defeito da qualidade do ar (deve andar sempre com interferências nas vias respiratórias). Já agora deixo uma dica, experimente colocar uma pequena cafeteira com água pousada em cima de cada radiador, e vai ver que respira melhor.

Estes radiadores a óleo já têm um reservatório de água para evaporar e impedir o "ar seco".
    É uma solução relativamente boa porque as áreas são pequenas, se as divisões fossem grandes, não sei não... Os quartos não têm mais de 15m2 e a sala não passa dos 25m2.
    Mas o conforto não é o ideal - há divisões frias e outras quentes, em horário fora de vazio o custo aumenta brutalmente, e eu racionalizo bastante o consumo.
  4.  # 67

Lamento não poder ajudar com dados práticos, ainda não recebi a 1ª factura, e não liguei o aquecimento o mes todo.

De qq forma ainda esta semana esteve um tecnico em casa, e que me disse: esta caldeira (mural, roca laura) é coisa para gastar 150 euros por mes de gas, se voce(eu) for poupadinha.

Ainda bem que guardei os radiadores a oleo da outra casa... é que no maximo, com aquecedores ligados desde que entrava em casa ate que saía + casa de banho de manhã, pagava 120 euros de dois em dois meses de electricidade. mesmo que precise do dobro (4) daria 120 euros por mes.... inclui outros gastos electricidade...
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 68

Colocado por: X-MenJá descobriram qual é a caldeira secreta do FSC? Nunca mais perguntaram por ela, até estou a estranhar! :)

Bom comentário, :) ( o anterior)

Sobre este, isso é coisa para o aprendiz2! é o único que se preocupa com isso. :)
  5.  # 69

Colocado por: SramimiLamento não poder ajudar com dados práticos, ainda não recebi a 1ª factura, e não liguei o aquecimento o mes todo.

De qq forma ainda esta semana esteve um tecnico em casa, e que me disse: esta caldeira (mural, roca laura) é coisa para gastar 150 euros por mes de gas, se voce(eu) for poupadinha.

Ainda bem que guardei os radiadores a oleo da outra casa... é que no maximo, com aquecedores ligados desde que entrava em casa ate que saía + casa de banho de manhã,pagava 120 euros de dois em dois mesesde electricidade. mesmo que precise do dobro (4) daria 120 euros por mes.... inclui outros gastos electricidade...

De qualquer maneira, creio que para aquecer mais rapidamente (no arranque) e para obter um maior conforto em toda a casa será melhor o uso da caldeira, mantendo depois a temperatura durante a noite (com tarifa bihorária) com os radiadores a óleo nos pontos mais importantes.

Colocado por: naar
    Colocado por: X-MenJá descobriram qual é a caldeira secreta do FSC? Nunca mais perguntaram por ela, até estou a estranhar! :)

Bom comentário, :) ( o anterior)

Sobre este, isso é coisa para o aprendiz2! é o único que se preocupa com isso. :)

Se os resultados são assim tão bons, eu também quero saber! :)
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 70

Colocado por: SramimiLamento não poder ajudar com dados práticos, ainda não recebi a 1ª factura, e não liguei o aquecimento o mes todo.

Ainda bem que guardei os radiadores a oleo da outra casa... é que no maximo, com aquecedores ligados desde que entrava em casa ate que saía + casa de banho de manhã,pagava 120 euros de dois em dois mesesde electricidade. mesmo que precise do dobro (4) daria 120 euros por mes.... inclui outros gastos electricidade...

Boas,

Não sei se já o fez, mas se não; Não nos quer dizer a área da habitação que tem para climatizar?

Cump.
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 71

Se alguém me pergunta uma coisa mas não costuma partilhar nada porque é que eu lhe devo dizer alguma coisa? ;)
    • fsc
    • 27 novembro 2009

# 72

até para o ano pessoal!!!
  6.  # 73

Area da habitação: 220 m2, divididos por dois pisos, sendo um de 150, e outro de 70 m2. As escadas nao tem porta, a climatização é apenas no piso de baixo(70), duas suites(inc wc), e desde a visita tecnica deixo tambem o aquecimento da cozinha aberto, porque parece que temos de ter pelo menos 3 equipamentos abertos...
  7.  # 74

Quem disse foi o técnico da ROCA, que foi arranjar a caldeira, que se apresentava com um erro.
    Disse que deviam estar pelo menos 3 equipamentos abertos, sendo um deles no piso 0 , para melhorar a eficiencia nos quartos, piso -1 . Justificado com o enorme circuito que a agua faz ate chegar ao piso inferior(quartos), consumia mais, se todos os equipamentos do piso 0 ficarem fechados (como estavam)
  8.  # 75

Colocado por: SramimiQuem disse foi o técnico da ROCA, que foi arranjar a caldeira, que se apresentava com um erro.
    Disse que deviam estar pelo menos 3 equipamentos abertos, sendo um deles no piso 0 , para melhorar a eficiencia nos quartos, piso -1 . Justificado com o enorme circuito que a agua faz ate chegar ao piso inferior(quartos), consumia mais, se todos os equipamentos do piso 0 ficarem fechados (como estavam)

Também tenho uma caldeira mural laura da roca e curiosamente quando o técnico da roca veio fazer o 1º arranque da caldeira também disse o mesmo. No meu caso o único radiador que tem de estar sempre ligado é do hall do R/C onde se encontra o termostato.
    • fsc
    • 11 dezembro 2009

# 76

correcto!
    na minha casa tenho os seca toalhas sempre abertos para permitir um caudal mínimo para o circulador.
  9.  # 77

Colocado por: aprendiz2tem porque o vosso como está instalado como muitos (a maioria) mal....com uma valvula diferencial já nao precisava...infelizmente

a caldeira coitada tambem não a tem.(a valvula)

Bem para ja temos 3 casos em que a instalação ficou mal feita:P
    A instalação desse tipo de válvulas encarece muito o preço final duma instalação de um sistema de aquecimento central?
  10.  # 78

Como leigo na matéria, desconhecia tudo isso que explicou. Pensava que era normal.
    Obrigado na mesma pelo esclarecimento!
    Já agora, qual é a temperatura ideal da agua no circuito? Eu tenho nos 60 e poucos graus se não estou em erro.
  11.  # 79

Distrito - Leiria
    Concelho - Ansião
    Moradia: R/C & 1º piso
    Ano de Construção - 2001
    Área Total - 315m2
    Área Útil climatizada - 290m2

2007
    Fonte de energia; caldeira a gasóleo.
    Gasto Anual - 1700,00€

2008
    Fonte de Energia: Caldeira lenha Solzaima
    Gasto Anual: 600,00€ Lenha de oliveira, Azinho e Eucalipto.
  12.  # 80

Tifel, ainda é, "está aqui a um canto..."

0.0271 seg. NEW