Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 16 novembro 2009 editado

# 1

Boas,

Acho que era útil sabermos quanto se gasta em aquecimento central nas nossas habitações de Norte a Sul do País, desta forma solicitava a quem quisesse, o favor de colocar aqui os valores gastos mensal ou anualmente em gás/gasóleo/electricidade/etc; Os diversos tipos de sistemas aquecimento de possuem; E a área das habitações.

Começo por mim:

Distrito - Lisboa
    Concelho - Mafra
    Moradia 3 pisos
    Ano de Construção - 2001
    Área Total - 360m2
    Área Bruta climatizada - 250m2
    Área Útil climatizada - 200m2
    Orientação Fachada Principal (Salas, Quartos) SUL
    Sistema - Aquecimento Central com Caldeira Roca Laia 25GT com Depósito Acumulador e Àguas Quentes Sanitárias
    Fonte: Gasóleo Aquecimento
    Gasto Anual - 2007 - 1.224,00€
    Gasto Anual - 2008 - 1.380,00€

NOTA: De 2002 a 2006 - Mesmo sistema, mas com caldeira equiparada a Gás Butano
    Gasto Anual - 1.740,00€

Quem se segue? :)
    • fsc
    • 16 novembro 2009 editado

# 2

Distrito - Lisboa
    Concelho - Oeiras
    apartamento T3
    Ano de Construção - 2007
    Área Total - 100m2
    Área Bruta climatizada - 100m2
    Área Útil climatizada - 90m2 (em 2008)
    Sistema - Aquecimento Central com Caldeira, Àguas Quentes Sanitárias instantâneas e fogão.
    Fonte: Gas natural

Gasto Anual (entre outubro de 2008/2009) - 30,00€ (média mensal)

temperatura de conforto 21ºC entre as 7-9h e 18-24h
    temperatura atenuação 19ºC
    sempre ligado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  1.  # 3

Excelente tópico,

Ando preocupadissima com os valores que vou pagar de gás.

O problema é que não faço ideia do que tenho instalado em casa... Só sei que é a Gás, e não tem caldeira. É um 'esquentador' grande, de vez em qd ouve-se aquilo a ligar.

Alguem me sabe dizer que tipo de aquecimento é este?
    • eu
    • 17 novembro 2009 editado

# 4

Sramimi, parece ser uma vulgar caldeira a gás.

Está ligada a gás natural ou butano/propano ?
  2.  # 5

Na casa onde tenho aquecimento central nem me arrisco a ligá-lo. Prefiro ter dois aquecedores a óleo e ligá-los consoante a habitação em que estou.
  3.  # 6

Colocado por: euSramimi, parece ser uma vulgar caldeira a gás.

é Gas natural , mas ha uma coisa que nao entendo, se é caldeira, onde está a caldeira? é que aquilo parece mais um esquentador, eu espreito por baixo e parece-me, e faz o mesmo som... qd ligamos a agua, liga a chama. logo, penso que na tenha reservatorio
    • X-Men
    • 17 novembro 2009 editado

# 7

Antes de mais deixem-me dar os parabéns pelo tópico, que me parece da maior utilidade tanto para quem pensa adquirir um sistema, tanto para quem já o tem mas pretende optimizar.

Colocado por: naar
    Área Útil climatizada - 200m2
    Fonte: Gasóleo Aquecimento
    Gasto Anual - 2007 - 1.224,00€
    Gasto Anual - 2008 - 1.380,00€

NOTA: De 2002 a 2006 - Mesmo sistema, mas com caldeira equiparada a Gás Butano
    Gasto Anual - 1.740,00€

Colocado por: fsc

sempre ligado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:naar

Algo não me parece estar bem, comparando estas duas situações. A diferença é muito grande, e não creio que se deva à diferença de áreas. Os valores referidos por NAAR, parecem-me mais próximos dos que ouvi falar. Os valores referidos por FSC parecem-me muito baixos.
    De qualquer maneira, parece-me que deveria ser referido a quantidade de meses de utilização, quantidade de horas diárias e temperaturas correspondentes.
    Relativamente aos custos, talvez seja melhor referirem ou o custo médio mensal (nos meses em que foi utilizado) ou o custo anual, e se considera o fogão e as águas quentes sanitárias.

De qualquer maneira estão no bom caminho. Continuem.
  4.  # 8

Colocado por: Sramimi
    Colocado por: euSramimi, parece ser uma vulgar caldeira a gás.

é Gas natural , mas ha uma coisa que nao entendo, se é caldeira, onde está a caldeira? é que aquilo parece mais um esquentador, eu espreito por baixo e parece-me, e faz o mesmo som... qd ligamos a agua, liga a chama. logo, penso que na tenha reservatorio

É definitivamente uma caldeira mural, mas sem reservatório. Funciona como um esquentador, de facto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
    • eu
    • 17 novembro 2009

# 9

Colocado por: Sramimié Gas natural , mas ha uma coisa que nao entendo, se é caldeira, onde está a caldeira?
    Acho que está a confundir o termo "caldeira" com "reservatório" ...
  5.  # 10

Colocado por: fscDistrito - Lisboa
    Concelho - Oeiras
    apartamento T3
    Ano de Construção - 2007
    Área Total - 100m2
    Sistema - Aquecimento Central com Caldeira, Àguas Quentes Sanitárias instantâneas e fogão.

sempre ligado

Detesto fazer isto, pois pode inibir outros "testemunhos", mas 30€ mensais para AQS e aquecimento central a gas natural?
    Isso "derrota" qualquer outro sistema que conheça.
    • fsc
    • 17 novembro 2009

# 11

o contador de gás marca 477 m3 desde que foi ligado em outubro do ano passado!
    nos meses de aquecimento cheguei a ter contas que rondaram os 200 euros. cheguei-me a assustar com a conta mas mantive a experiência de ter o sistema em automático. tenho um crono-termostato que liga o sistema conforme as necessidades de forma automática.
    acho que ainda há construtores que têm cuidado com a construção. o clima também ajuda porque é bastante ameno. seja como fôr, preciso muito mais de aquecimento do que arrefecimento.
    uso aqs e fogão praticamente todos os dias menos em agosto... mas também neste mês a lisboagás fez uma nota de crédito!!!
    • naar
    • 17 novembro 2009

# 12

Boas,

E mais relatos? não há?

Ninguém tem aquecimento em casa?
    Ninguém faz contas ao fim do ano?
    Ninguém se importa com o que gasta?
    Ou ninguém está para ter trabalho de ir somar as facturas e ir á procura da licença de habitação para ver as áreas ou não sabe onde fica o Norte?

Quanto ao ser valor mensal ou anual tanto faz :)
    Quanto ao meses de utilização do aquecimento alguns terão mais outros menos.
    Uns também serão mais friorentos que outros.
    Uns cozinham mais que outros.
    Uns tomam mais banho que outros (esta espero que não, lol, pelo menos acho que devemos considerar um banhinho diário! no Verão, dois, lol)

Mas A IDEIA, era só termos uma ideia! Boa?

Agora se não estão para ter trabalho, fica ao vosso critério, eu pelo menos tentei.

Cumprimentos para todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
    • fsc
    • 17 novembro 2009

# 13

é uma caldeira normalíssima regulada para 65ºc. nem sequer é a temperatura ideal indicada para aquecimento central!
    faz aqs instanâneas.
    não estou a vender nada e por isso considero abusivo da sua parte estar a duvidar do que escrevo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  6.  # 14

Eu acho este tópico mt interessante, o pior é que é muito difícil comparar o que, por vezes, é muito pouco comparável...Por ex., como eu moro na cidade mais fria do país, onde as temperaturas máximas de Inverno são quase sempre mais baixas que as temperaturas mínimas da região de Lisboa ( onde vive a maior parte dos foristas), tenho necessariamente exigências (e gastos) de aquecimento muitíssimo superiores! Lógico, não é? A 50km, na cidade ao lado, a temperatura de Inverno é sp superior uns 5 graus (bom para eles), mas em contrapartida de Verão tb é superior 5 graus...se vivesse lá, provavelmente não dispensava o AC!
    Dito isto, como mudei de casa em Maio, não sei como vão ser os meus gastos nas novas condições. No apartamento, que tinha cerca de 110m2 mas nem toda a área com o aquecimento ligado, nunca gastava menos de 150-200 euros nos meses de Inverno (de Novembro a Maio, pelo menos). Isto com caldeira a gás Roca, incluindo fogão e AQS. Meses de Verão: uns 30 euros.
  7.  # 15

Colocado por: becasNo apartamento, que tinha cerca de 110m2 mas nem toda a área com o aquecimento ligado, nunca gastava menos de 150-200 euros nos meses de Inverno (de Novembro a Maio, pelo menos). Isto com caldeira a gás Roca, incluindo fogão e AQS. Meses de Verão: uns 30 euros.

Colocado por: fscDistrito - Lisboa
    Concelho - Oeiras
    apartamento T3
    Ano de Construção - 2007
    Área Total - 100m2

Ou seja, a(o) becas gasta em AQS o que o(a) fsc gasta em média anual de aquecimento central + AQS...
    Algo de facto não bate bem.
    • fsc
    • 18 novembro 2009

# 16

os valores que postei também me surpreenderam. sempre ouvi dizer que o sistema de radiadores gastava balurdios e de facto nos meses de aquecimento tive facturas elevadas. mas mantive a experiência de não desligar porque para mim conforto é chegar a casa e estar bem se me preocupar em ligar/desligar equipamentos.
    a meu ver, a diferença prende-se com a zona (bastante amena), qualidade de construção e com a utilização dos vários sistemas. o facto de manter a casa sempre quente (dentro dos parâmetros descritos) faz com que a caldeira trabalhe pouco quando solicitada pois não tem que fazer muito para elevar a temperatura. o facto da casa estar bem construida também ajuda. a caldeira faz aqs instantâneas, por isso o tempo que demora a água quente a chegar às torneiras, faz com que as utilize apenas para banhos. senão o desperdício de água é tremendo. isto faz com que a caldeira tenha um trabalho mais constante. e depois não tomo banhos de imersão porque também é um desperdício de água brutal. tive uma casa com termoacumulador que´para mim, é a solução optma para uso de aqs corrente, pois abro a torneira e tenho quase imediatamente aqs. os radiadores têm comandos termostáticos.
  8.  # 17

A diferença poderá ser por o(a) FSC ter o sistema sempre ligado, e provavelmente tem um aparelho que controla todo o sistema, e eventualmente o(a) BECAS liga o sistema só de vez em quando. Mas mais flagrante é o(a) NAAR com gastos de 1300€ (anuais), na mesma zona do país que o (a) FSC, embora a área seja maior, não justifica a diferença.
    Não estou a querer dizer que o(a) FSC está a mentir, mas de facto gostaria de perceber onde está a diferença, porque vou começar a utilizar o meu aquecimento e realmente gostava de ter consumos nessa ordem (30€/mês).
    Por acaso já ouvi dizer que tendo o aquecimento sempre ligado, gasta mais no primeiro mês, mas depois estabiliza os consumos. Poderá ser esta uma das justificações. Mas mesmo assim, continuo a achar uma diferença muito grande.
    Creio que era util que nos dissessem, como gerem cada um dos sistemas, se sempre ligado, se só ligado umas horas por dia, e se têm algum aparelho a fazer a gestão da rede e das temperaturas.

Creio que era util ouvir também o(a) NAAR.

Continuem no bom caminho.
    • fsc
    • 18 novembro 2009 editado

# 18

X-men, os 30 euros por mês é uma média. nos meses de aquecimento tive facturas que rondaram os 200 euros!
    a zona de mafra é mais fria do que oeiras. além disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.
    a moradia do naar tem muito mais envolventes exteriores.
  9.  # 19

Colocado por: fscalém disso o meu apartamento tem orientação sul poente e nada a norte. sala, cozinha um quarto a sul, outro a poente e mais um a sul e poente.

Ah... é um apartamento!
    Assim começo a perceber. Conheço no Porto bons apartamentos, com boas orientações solares, em que os moradores ligam muito ocasionalmente um ou outro radiador eléctrico, naqueles dias muito frios. Não passa disso... Nunca sequer ligam o aquecimento central.
    Uma moradia é totalmente diferente....
  10.  # 20

Distrito - Lisboa
    Concelho - Lisboa
    apartamento T2
    Ano de Construção - 2005
    Área Total - 135m2
    Área Bruta climatizada - 115m2

Gasto Anual - 640€

Ligado 4 meses por ano

0.0276 seg. NEW