Iniciar sessão ou registar-se
    • X-Men
    • 16 novembro 2009 editado

# 1

Olá a todos!
    Antes de mais, e por ser a primeira vez que participo, deixem-me dar os parabéns aos criadores e seguidores deste Fórum, que considero de enorme utilidade e que já me ajudou em algumas situações.
    Nas várias pesquisas que fiz neste Fórum não encontrei um problema idêntico ao que passarei a descrever, mas creio que encontrei a solução, para a qual gostaria de ouvir a vossa opinião.

Adquiri há 4 anos um apartamento, na zona centro do país, nas águas furtadas de um edifício de 3 andares. Era o apartamento perfeito, com boas áreas, boa localização, bons acabamentos (pelo menos aparentemente); até que vieram os problemas...
    O quarto principal fica virado a Norte, e uma vez que se trata de águas furtadas, a laje de cobertura (em vigotas e abobadilhas) desce até encontrar uma parede com cerca de 1 m de altura na fachada Norte, sendo esta fachada recortada por uma varanda. Ou seja, a dita fachada forma uma espécie de recanto interior aproveitando a profundidade da varanda, que se encontra encostada a um dos lados do quarto.
    O problema apareceu quando a familia aumentou em Dezembro passado e houve a necessidade de ligar um aquecedor no quarto, que por conveniência se colocou no dito recanto. Quando se ligava o aquecedor, viam-se as paredes do dito recanto a escorrer água desde o encontro com a cobertura, que é forrada a madeira impedindo ver o que se passava no tecto. As consequências foram, mesmo arejando o quarto todos os dias, além de manchas nas paredes, uma cómoda praticamente podre e o soalho também já começa a apresentar algumas manchas amareladas. Creio que se trata de um problema de condensação, por falta de isolamento térmico na laje de cobertura e eventualmente nas paredes??
    Uma vez que uma a colocação de isolamento pelo exterior da laje está em principio fora de questão (creio que seria o ideal), o que estou a pensar fazer é:
    1 - Desmontagem de todo o revestimento de madeira do tecto;
    2 - Desmontagem do soalho na zona do recanto (zona que apresenta os problemas);
    3 - Aplicação de isolamento na laje de cobertura pelo interior, colado ao tecto (não sei se é possível, se é eficaz e duradouro);
    4 - Revestir as paredes do recanto em pladur, deixando uma caixa de ar e um isolante (Wallmate ou Lã de Rocha) - uma vez que já duvido da qualidade do isolamento das paredes;
    5 - Voltar a aplicar o soalho e o revestimento em madeira no tecto;

A questão que coloco é se realmente vou conseguir resolver o problema desta forma, ou se o problema vai continuar lá mas escondido?
    Qual o melhor isolamento térmico a aplicar na laje de cobertura e qual o melhor para as paredes?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Obrigado
  1.  # 2

sim parece-me a solução. Agora deve ter em atenção às espessuras de isolamento térmico escolhidas.
    Sabe dizer quais as espessuras da laje e da parede?

A janela existente é em q material? tem vidro duplo?
  2.  # 3

Quanto às espessuras do isolamento térmico a colocar, não faço ideia, mas estou a pensar jogar pelo seguro e colocar acima do necessário. É claro que 20 mm era óptimo (€€), mas estou a pensar em 40 mm. Mas volto a dizer que não faço ideia.
    Quanto à espessura da laje, deve rondar os 15 cm, mas o melhor é considerar a situação mais gravosa.
    Em relação às paredes, a que consigo medir tem 30 cm, mas as outras 2 não faço ideia e começo a desconfiar que poderão ser simples, ou seja, de 15 cm.
    Quanto à caixilharia, é de alumínio (creio que com corte térmico) com vidro duplo.

Por o problema estar a aparecer apenas no recanto, não estou a ponderar para já qualquer intervenção junto das caixilharias, que não me parecem ser muito más. É claro que por cima das caixilharias, no inverno surgem pequenas manchas de bolor que creio deverem-se à ponte térmica originada pela viga de sustentação da cobertura que lhe passa por cima. Mas o unico problema visivel, para já, são apenas as pequenas manchas, e claro as perdas de calor. Para este problema creio que a solução passaria por forrar a viga também com pladur e um isolante térmico, o que me obrigaria a substituir as caixilharias (por falta de altura), pelo que para já não estou a ponderar mexer nesta zona.
    O problema apresenta-se mais grave no recanto, uma vez que o pretendo forrar com armários para arrumação, e claro, se fiquei com uma cómoda estragada o mais certo é que se estrague tudo o que lá colocar se não resolver o problema. E o mais grave é o que se possa estar a destruir sem se saber, como os revestimentos em madeira.

Mais uma vez, obrigado!
  3.  # 4

O ideal seria, para já colocar umas fotos do espaço para podermos fazer uma melhor avaliação.
    O isolamento a aplicar nunca será inferior a 40mm.
  4.  # 5

Vou tentar arranjar fotos, mas só na próxima semana as poderei colocar aqui.
    Quando refere que nunca será inferior a 40 mm, refere-se ao tecto e às paredes?
    Relativamente à solução, acha que poderá ser realmente eficaz na resolução do problema?
    Será necessário deixar caixa de ar tanto no tecto, como nas paredes? E qual a espessura das mesmas?
    Qual seria o melhor material a aplicar para o isolamento térmico? Tenho ideia que a lã de rocha é melhor, ou mais durável, mas não sei se será o material mais adequado a esta situação, ou a cada um dos elementos.

Peço desculpa pela quantidade de duvidas, que são imensas, mas agradeço toda a ajuda que me poderem dar para a resolução deste "cancro".

Mais uma vez, obrigado!
    • yur
    • 16 novembro 2009

# 6

Boas
    No tecto e paredes gesso cartonado verde hidrofugado com perfis de paredes já fica com uma caixa de ar
    No chão uma tijoleira.
    Bom barato e pratico acho que resolve o problema.
    • eu
    • 16 novembro 2009

# 7

Colocado por: X-MenUma vez que uma a colocação de isolamento pelo exterior da laje está em principio fora de questão (creio que seria o ideal)

Porque é que diz que está fora de questão? Já pediu orçamentos?
  5.  # 8

Colocado por: yurBoas
    No tecto e paredes gesso cartonado verde hidrofugado com perfis de paredes já fica com uma caixa de ar
    No chão uma tijoleira.
    Bom barato e pratico acho que resolve o problema.

Realmente ainda não tinha pensado na qualidade do pladur, será este o mais adquado? Ou há mais baratos e mais eficazes? Qual será a dimensão da caixa de ar?

Colocado por: eu
    Colocado por: X-MenUma vez que uma a colocação de isolamento pelo exterior da laje está em principio fora de questão (creio que seria o ideal)

Porque é que diz que está fora de questão? Já pediu orçamentos?

Não é por uma questão de custos, mas apenas porque não mando nas casas dos vizinhos. Parece-me que se isolar apenas a zona da minha cobertura iremos ficar com desniveis no telhado, e não quero um dia mais tarde ser acusado de ser o causador do aparecimento de humidades nas casas dos vizinhos, quando eles começarem a sentir o mesmo problema. É claro que se os vizinhos concordarem, creio que é a solução mais simples, mais barata e mais eficaz.

Colocado por: MBuilderAconselho:http://www.vivianregina.com/port/enews.htm

Relativamente a este produto ("CRAKGON®"), parece-me ser uma solução demasiado milagrosa, mas se alguém já experimentou agradeço que nos conte a sua história.

Obrigado!
  6.  # 9

("CRAKGON®") temos produto milagroso! Tambem gostava de saber quem ja usou este material....
  7.  # 10

Tanto quanto li.. é apenas um material de reforço de pintura...
    Pareceu-me uma tela de fibra de vidro e uma massa qualquer de barramento. Evita a fissuração na superfície... a patologia fica lá.
    Não resolve problemas de condensação, quanto muito de infiltração, pelas fendas nos paramentos. E será que deixa passar o vapor de agua?
  8.  # 11

Já agora, alguém me sabe dizer se este trabalho não é da responsabilidade do Empreiteiro.
    Até que ponto é que posso exigir que ele assuma a reparação?

Obrigado!
  9.  # 12

veja se este produto corresponde às suas necessidades na parede e no tecto.

http://www.schluter.pt/2366.aspx

0.0164 seg. NEW