Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Temos uma moradia em execução, na fase de colocação da canalização e ligação a uma fossa, isto porque na zona em questão não existe saneamento, apesar disso o construtor e diretor de obra colocou-se de parte na questão da fossa, pelo que estamos a ter dificuldade em saber como fazer:

    Logo à partida verificamos que o construtor juntou a canalização das sanitas e das aguas ditas "sabonáceas" dos duches e cozinha, todos a dar ao mesmo, o que impede depois o diferente tratamento dos resíduos;

    Depois, escavámos o buraco que viria a ser para a fossa e demos conta que o nível freático fica a cerca de mais ou menos 1m do solo, o que a contar com o desvão das canalizações, a fossa terá que ficar submersa.

    Uma fossa estanque é solução para o caso? Qual a capacidade recomendada para a fossa de um T3? O ideal para esvaziar as fossas é de quanto em quanto tempo? A fossa estanque impede maus cheiros e a contaminação dos lençóis de agua e solos?
  2.  # 2

    Milen, tem de questionar o projectista da rede de aguas. Isso é dimensionado
    Que é que es´ta no projecto, deve estar definido um afossa também ela estqnque. senão terá de efectuar o devido licenciamento na APA.
    Concordam com este comentário: htavares73
  3.  # 3

    Tem que ser estanque, é obrigatório. Exactamente para não contaminar os lençóis de água.
    No meu caso iludido pelo empreiteiro fiz duas fossas lado a lado, cada uma com 3 argolas de 1,20 de diâmetro apenas... De 15 em 15 dias tenho que despejar 😐 mas a situação creio que será temporária, já que o saneamento já está pronto à algum tempo, resta a autorização para ligar.

    Se o nível freático está assim alto é bom que tenha acautelado uma boa drenagem à volta da casa.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, htavares73
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasMilen, tem de questionar o projectista da rede de aguas. Isso é dimensionado
    Que é que es´ta no projecto, deve estar definido um afossa também ela estqnque. senão terá de efectuar o devido licenciamento na APA.


    Sim, o projeto é uma fossa estanque pelo que me parece, no entanto nós tivemos que pedir ajuda para fazer a fossa porque o Diretor de obra/Projetista/Construtor pôs-se de parte e essa é toda uma outra questão.

    Reformulando:
    Qual a capacidade recomendada para a fossa de um T3? O ideal para esvaziar as fossas é de quanto em quanto tempo? A fossa estanque impede maus cheiros e a contaminação dos lençóis de agua e solos? Existem alternativas?
  5.  # 5

    Colocado por: mfa17cada uma com 3 argolas de 1,20 de diâmetro apenas... De 15 em 15 dias tenho que despejar 😐 mas a situação creio que será temporária, já que o saneamento já está pronto à algum tempo, resta a autorização para ligar.

    Se o nível freático está assim alto é bom que tenha acautelado uma boa drenagem à volta da casa.


    Obrigada!!! Isso para mim é impensável, o saneamento na zona onde está a moradia só lá deve chegar daqui a uns 20 anos, a correr bem...
    Subimos bastante a quota de soleira por causa da questão das águas.
  6.  # 6

    Colocado por: milenepinhoSim, o projeto é uma fossa estanque pelo que me parece, no entanto nós tivemos que pedir ajuda para fazer a fossa porque o Diretor de obra/Projetista/Construtor pôs-se de parte e essa é toda uma outra questão.

    O mais fiavel e barato é comprar fossas em material plástico pre-fabricadas. peça assistência ao projetista das redes.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, milenepinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    O mais fiavel e barato é comprar fossas em material plastico pre-fabricadas. peça assitetencia ao projectista.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Isto.

    Dê aqui uma espreitada para ter noção de valores:
    https://www.lpapereira.com/fossas-septicas.html

    Nota: Não conheço a empresa em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  8.  # 8

    Colocado por: milenepinhonós tivemos que pedir ajuda para fazer a fossa porque o Diretor de obra/Projetista/Construtor pôs-se de parte

    Mas a construção da fossa não faz parte da empreitada contratada.
    È mais uma daquelas proposta do "NÃO SE PREOCUPE COM NADA"?
    Concordam com este comentário: milenepinho
  9.  # 9

    Mais um contacto:
    ecodepur
    https://www.ecodepur.pt/

    Peça aconselhamento tecnico. MAs tendo projectos para cumpri, é melhor, antes do mais pedir assistência tecnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  10.  # 10

    O ideal, sendo possivel , é prever uma micro-etar, com vala de infiltração.
    Concordam com este comentário: milenepinho
  11.  # 11

    Consulte também a PremierTech, pareceram-me ter preços mais em conta:
    https://www.premiertech.pt/produtos_tratamento_fossas.html
    https://www.premiertech.pt/produtos_tratamento_ecoflo.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  12.  # 12

    Obrigada pelas sugestões!
    Estou especialmente interessada nas fossas biológicas com pré-filtros e filtros biológicos, neste caso não estou tão dependente dos despejos da fossa. Parece-me que estas soluções também são interessantes, mas por enquanto sem orçamentos nem informações:

    https://goldenfibra.com/fossa-biologica/

    http://www.chavevertical.pt/fossasseticas.html
  13.  # 13

    O preço que tenho para a solução da premiertech, ecoflo HE 5 que penso ser o que se adequa ao seu caso sao 2500+iva, acresce transporte e instalação... que se for feita como manda o manual serão outros 2500, conforme o empreiteiro que executar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  14.  # 14

    Colocado por: casadoscatitosO preço que tenho para a solução da premiertech, ecoflo HE 5 que penso ser o que se adequa ao seu caso sao 2500+iva, acresce transporte e instalação... que se for feita como manda o manual serão outros 2500, conforme o empreiteiro que executar.


    Sim é essa era a solução ideal, mas não vou buscar assim 5000€ de repente... já agora tem o preço para uma fossa sética com pré-filtro e filtro biológico?
  15.  # 15

    Colocado por: milenepinho
    Sim é essa era a solução ideal, mas não vou buscar assim 5000€ de repente... já agora tem o preço para uma fossa sética com pré-filtro e filtro biológico?


    Peça orçamentos à premiertech, ecodepur e goldenfibra... qualquer um deles é célere a responder e assim fica com valores concretos para o seu caso.

    Não se esqueça que só lhe vão fornecer o produto, a instalação terá que ser feita pelo seu empreiteiro, por isso conte com esse valor também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  16.  # 16

    Um t3.precisa de uma fossa de 20000l e é esvaziada 1 vez por mês se for aí uma cisterna grande


    Senão a cada 2 semanas.

    A capitação é calculada por t3 - 4 pessoas mais folga 25% normalmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  17.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoUm t3.precisa de uma fossa de 20000l e é esvaziada 1 vez por mês se for aí uma cisterna grande


    Senão a cada 2 semanas.

    A capitação é calculada por t3 - 4 pessoas mais folga 25% normalmente


    20.000 lts?! E é permitido? Por aqui não (ou não era), pelo menos no standard
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milenepinho
  18.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoUm t3.precisa de uma fossa de 20000l e é esvaziada 1 vez por mês se for aí uma cisterna grande


    Senão a cada 2 semanas.

    A capitação é calculada por t3 - 4 pessoas mais folga 25% normalmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:milenepinho



    Não me acredito que os meus vizinhos andem todos a limpar as fossas mensalmente...nem acredito que tenham investido num equipamento XPTO...mas já que não há fiscalizações decentes, porque se houvesse era tudo corridinho.. fica com a consciência de cada um, e eu estou a dar conta que nasci ontem.

    (desculpem o desabafo..)
  19.  # 19

    À partida vamos investir num a fossa biológica ou Micro-etar da Ecodepur, já contactámos e foram muito esclarecedores, a primeira fica em cerca de 1200 + Iva e a segunda cerca de 2200+ Iva, sem instalação.
    As alternativas são ter que limpar as fossas de 15 em 15 dias, ponto.
  20.  # 20

    Colocado por: leonorb

    20.000 lts?! E é permitido? Por aqui não (ou não era), pelo menos no standard
    Estas pessoas agradeceram este comentário:milenepinho


    Apenas fossas estanques são permitidas, todo e qualquer outro sistema carece de licenciamento junto da agencia portuguesa do ambiente.

    Deixo aqui o cálculo
    "CÁLCULO DA FOSSA ESTANQUE

    TIPOLOGIA HABITAÇÃO – 3 QUARTOS – 4 PESSOAS
    CAPITAÇÃO DIA/PESSOA – 120 L/DIA
    MARGEM 25%
    CAPITAÇÃO TOTAL 600L/DIA
    VOLUME FOSSA ESTANQUE – 20M3
    TEMPO ENTRE LIMPEZAS - 33 DIAS"

    Modelo tipo FOSSA ESTANQUE ECODEPUR FE VT20

    https://www.ecodepur.pt/detalhe-de-produto/fossa-estanque-ecodepurr-fe

    Precisa de uma vala de 7m comprimento x 3 largura x 2.5 altura para ser instalada
 
0.0208 seg. NEW