Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    este é o meu primeiro post neste fórum e gostava, por isso, desde já, de agradecer a todos os que contribuem neste forúm, com maior ou menor regularidade, pelo enorme contributo que dão a toda esta comunidade.

Tenho várias questões a colocar. Tenho em vista um terreno para aquisição, mas gostava de ter a certeza que o terreno dará para construir aquilo que pretendo, sem depois ter nenhuma surpresa desagradável.

em primeiro lugar, o número de pisos: o terreno insere-se numa rua onde predominam edifícios de dois pisos, mas há alguns de 3 e 4 pisos. Há também alguns de apenas 1 piso. é o caso do terreno que pretendo adquirir, onde existe uma casa sem condições de habitabilidade, tratando-se de uma casa térrea. Ora, é imprescindível que dê para aumentar um piso. A situação é mais ou menos a da imagem seguinte (esquema dos edifícios que compõem a rua, assinalando o que pretendo adquirir):
    rua

O terreno é aquele que assinalo. Como podem ver, a casa encostada do lado esquerdo tem apenas um piso. A casa do lado direito tem uma semi-cave e um piso, mas existe um biela entre elas. A casa do lado tem janelas para a biela.

Nesta situação, é líquido que possa subir um piso, ou posso não o conseguir?

Depois tenho dúvidas em relação à área. Na casa existem vários anexos que nao estão legalizados, mas que vou demolir. No entanto, a casa tem cerca de 100m2 de área de implantação, mas na caderneta apenas estão registados 74m2. A casa é um corpo único, sem ampliações, ou seja, a área foi mal registada (não penso que tenha sido ampliada posteriormente). O terreno tem cerca de 160m2, pelo que os 100m2 correspondem sensivelmente a 62.5% da área do lote. Mais uma vez, posso vir a ter problemas com a área e ter que reduzir?

Agradeço desde já pela ajuda!
    Obrigado
  2.  # 2

a área de construção (impermeabilização) é diferente de concelho para concelho.
    a maior segurança é informar-se na câmara municipal.
  3.  # 3

Correto. Vou tentar igualmente fazê-lo, obrigado.
  4.  # 4

Neste caso, concelho de Matosinhos.
  5.  # 5

pode ser que consiga tirar algumas dúvidas neste site ;)
  6.  # 6

a informação que pretende requer mais dados para que se possa analisar, a CM de matosinhos nao dá grandes informações por telefone ao que ou vai ter de marcar uma reunião lá ou então falar com um técnico para analisar o que pode ou nao aí construir.

também convém analisar o prédio em si a ver se dá para aumentar um piso na estrutur a existente
  7.  # 7

Colocado por: antonylemosa informação que pretende requer mais dados para que se possa analisar, a CM de matosinhos nao dá grandes informações por telefone ao que ou vai ter de marcar uma reunião lá ou então falar com um técnico para analisar o que pode ou nao aí construir.

também convém analisar o prédio em si a ver se dá para aumentar um piso na estrutur a existente

Obrigado pelo contributo. De que outras informações necessitaria para analisar? Pode ser que eu lhe consiga responder.

Quanto à viabilidade estrutural de subir um piso, terá que haver reforço da estrutura. A moradia existente tem paredes periféricas em pedra. Ainda tenho que pensar melhor no assunto, mas a ideia será abrir rasgos/ demolir pontualmente a parede para criação de novos pilares em betão e respetiva fundação. Não gosto muito da solução, mas face aos constrangimentos parece-me ser a solução mais viável.
  8.  # 8

Colocado por: john.smeatonTenho várias questões a colocar.

Olá, aqui por Matosinhos, como em qualquer outro lado, tem o site da Câmara onde consegue consultar a legislação que lhe interessa.
    Aí deve verificar em que zona do Plano Director Municipal se insere o lote. Posto isto, no Regulamento do PDM encontrará quantos pisos pode construir nessa zona, e que área pode construir (total dos pisos) e implantar (em contacto com o solo). Poderá também ver pelos diferentes regulamentos a altura dos muros, se pode ou não abrir janelas e que distâncias respeitar. Por exemplo, a sua casa ocupa 62% do terreno, mas não é o mesmo à luz da lei, se esses 62% são encostados à rua ou às traseiras do lote, etc. etc...

É uma questão de ler. Era muito mais útil partilhar uma imagem do Google Maps do que o croquis que fez. O facto dos seus vizinhos terem X pisos, não significa que estejam de acordo com a lei atual, que é a que lhe interessa a si. O mesmo se existe algum proj. de loteamento para a zona e afins, alguma linha de água, cabo electrico, etc...
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá, aqui por Matosinhos, como em qualquer outro lado, tem o site da Câmara onde consegue consultar a legislação que lhe interessa.
    Aí deve verificar em que zona do Plano Director Municipal se insere o lote. Posto isto, no Regulamento do PDM encontrará quantos pisos pode construir nessa zona, e que área pode construir (total dos pisos) e implantar (em contacto com o solo). Poderá também ver pelos diferentes regulamentos a altura dos muros, se pode ou não abrir janelas e que distâncias respeitar. Por exemplo, a sua casa ocupa 62% do terreno, mas não é o mesmo à luz da lei, se esses 62% são encostados à rua ou às traseiras do lote, etc. etc...

É uma questão de ler. Era muito mais útil partilhar uma imagem do Google Maps do que o croquis que fez. O facto dos seus vizinhos terem X pisos, não significa que estejam de acordo com a lei atual, que é a que lhe interessa a si. O mesmo se existe algum proj. de loteamento para a zona e afins, alguma linha de água, cabo electrico, etc...

Boa tarde,
    obrigado pelo contributo.

Tenho tentado procurar essa informação no site da CMM mas não estou a conseguir encontrar algo que me esclareça. Será limitação minha e terei que investir mais tempo nessa procura, seguramente.
    Partilhei a informação que achei que seria relevante, o enquadramento no mapa é este:

rua google

Já fiz pedido de reunião na CMM, mas tb já deu para ver que vou demorar a ter uma resposta...
  10.  # 10

Colocado por: john.smeatonTenho tentado procurar essa informação no site da CMM mas não estou a conseguir encontrar algo que me esclareça. Será limitação minha e terei que investir mais tempo nessa procura, seguramente.

Marque uma consulta, num gabinete de Arquitectura aí da zona...
  11.  # 11

edit

0.0164 seg. NEW