Tenho um problema que não encontro meio para o resolver. Não sei se este será o sitio mais indicado mas gostaria de saber se alguém sabe o que poderei fazer para encontrar uma solução.
Tenho um pequeno terreno junto à minha casa e que queria comprar. Fui às finanças e disseram-me que o único elemento identificativo que tinham era um nome do proprietário sem qualquer número de contribuiente associado.
Dirigi-me então à conservatória predial para ver se havia algum registo e para meu espanto não há. Foi-me dito que podia ser devido às alterações efectuadas em 1988 nas "divisões" dos terrenos.
Ora é possivel ninguém pagar contribuições daquele terreno?
Como poderei obter um nome e uma morada para o contactar? Será que se for à policia com a minha caderneta e o nome do senhor que está nas finanças ( que já faleceu ) eles me conseguem dar um nome ou morada de um dos seus possiveis herdeiros? Soube através dos vizinhos que os senhores já morreram e dos herdeiros nenhum se encontra na nossa cidade nem perto, o que torna as coisas bastante complicadas...
Peço desculpa se esta dúvida não tem muito a ver mas é um terreno que me dava imenso jeito adquirir e que para o dono não deve ter qualquer valor dado ser bastante pequeno e não dá para construir nada e é rodeado de terrenos agriculas. Mas para mim seria óptimo pois ficava com um terreno maior e poderia construir um escritório para poder exercer.
Já começo a achar que não há mesmo nenhuma alternativa mas caso tenham alguma ideia agradeço imenso :)
Vá a conservatoria do registo civil pedir a certidão de óbito e verifique se tem herdeiros, por ordem, 1º mulher e descedentes directos - filhos e netos, se não houver, 2º mulher a ascedentes - pais, 3º irmaos e descendentes - sobrinhos 1º grau, 4º parentes colaterais até 4º grau, primos-direitos, tios-avós, sobrinhos-netos e se nao houverem parentes em nenhum destes niveis, o herdeiro é o estado!