Colocado por: econom.pedroA Câmara tem de emitir um Destaque de Parcela e depois tem de actualizar na Conservatória e Finanças.
Mas quem tem de fazer a papelada do Destaque terá de ser um arquitecto, sim.
O quanto pode ficar depende do Arquitecto e depende da Câmara.
Não dá para "partilhas"?...sempre fica mais barato.
Colocado por: ADROatelierPrecisa de ver primeiro se o destaque é viável! É em meio urbano ou rural? É para construção posterior? É para dividir um prédio existente?
Tem filhos?
Colocado por: econom.pedroPara actualizar na Conservatória e nas Finanças pode ser você a tratar, sim.
Para actualizar o Dono, para actualizar a área, e para actualizar as confrontantes.
Se a sua avó já tivesse falecido, a sua mãe faria uma doação ou uma partilha para si e teria de apenas chegar a um entendimento com a/o sua/seu irmã/ão, estando a sua avó ainda viva não sei os trâmites.
"O terreno confronta com um caminho público"...cuidado que para fazer um Destaque a parcela, ambas as parcelas têm de manter uma frente de rua...convém ver que largura e carácter tem esse "caminho público", porque pode não ser considerado via pública.
Mas o melhor mesmo é falar começar a falar com um arquitecto sobre isso...de que zona é o terreno?
Colocado por: econom.pedroA Câmara pega usualmente pela largura desse "caminho público"...dá para passar um carro, de modo a aceder ao terreno?
E a parte de trás do terreno (neste caso, da outra parcela) que sobrará, manterá alguma acesso a alguma Rua?
Lembre-se que ambas terão de confrontar com vias!
Colocado por: econom.pedroOu seja, ambos partilham esse caminho público como entrada, certo?
Então o limite desse Destaque tem de ser garantir que, depois da entrada para o seu terreno, o caminho de servidão ainda tem continuidade que chegue até ao limite do terreno a vermelho.
O sentido de arruamento público é lato...mas convenhamos que também não será um qualquer "caminho de cabras" que encaixará nessa definição (note-se que não estou a dizer que é o caso, até porque já disse que dá para passar um carro e reboques).
Em princípio não haverá problema, mas o ideal será socorrer-se de um arquitecto já nesta fase...onde é o seu terreno?
Colocado por: econom.pedroO Pedido de Informação Prévia não é descabido, mas precisa de um Arquitecto na mesma, para o instruir e submeter na Câmara.
Acho estranho a sua arquitecta não ter dito nada, o meu arquitecto perguntou-me logo estas coisas, por isso é que eu as memorizei (e entendi) e estou a abordá-las.
Colocado por: ADROatelierO prédio é urbano? É rustico?
Qual a dimensão total?
Diferentes regras se aplicam.