Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite meus senhores,

    Precisei alterar a posição do disjuntor Saparel S80 ca em casa em cerca de 1 metro de distância, mas ao ligar de volta, o contador da casa não liga! Visto que era uma instalação muito antiga e os fios são todos da mesma côr, fiquei mesmo à toa! Em cima tem o neutro, depois 3 fios castanhos todos seguidos, a medição do neutro para o primeiro castanho é +/- 19V, do neutro para o segundo castanho +/- 29V e do neutro para o terceiro castanho +/-245V.

    Alguém sabe dizer como ligar em baixo? Nem tenho a certeza se em baixo os castanhos estavam todos ligados! Pelo disjuntor, a casa parecia estar preparada para trifásico, mas não é trifásico.

    É igual ao disjuntor da imagem anexada.

    Os meus antecipados agradecimentos,

    Rui Fonseca
      image1.jpg
    • size
    • 20 janeiro 2021

     # 2

    Tudo indica que em tempos teve energia trifásica ( 3 fios pretos, 3 fases) e agora apenas terá uma fase activa, aquela que apresenta 245 volts.

    Utilize esse fio numa na entrada do disjuntor que alimente a instalação da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui F Fonseca
  2.  # 3

    Colocado por: sizeTudo indica que em tempos teve energia trifásica ( 3 fios pretos, 3 fases) e agora apenas terá uma fase activa, aquela que apresenta 245 volts.

    Utilize esse fio numa na entrada do disjuntor que alimente a instalação da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui F Fonseca


    Já experimentei e a electricidade dentro da casa fica a funcionar, mas o lcd do contador lá fora mantém-se desligado o que é extremamente assustador! É suposto ignorar os outros 2 fios? O de 19V e 29V? Deverei ter que fazer nos 3 castanhos algum tipo de shunt? É estranho não terem os 3 castanhos os 245V pois parece-me que lá fora no contador estão os 3 ligados na mesma saída!

    Com os melhores cumprimentos,

    Rui Fonseca
    • size
    • 20 janeiro 2021 editado

     # 4

    Coloque foto desse contador.

    Sim, pode ignorar esse 2 fios inactivos de saída do disjuntor.
  3.  # 5

    Colocado por: sizeColoque foto desse contador.

    Se está ciente de que não está a ser abastecido por energia trifásica, pode desprezar esses 2 fios. Convém isolar os terminais.
    E convém também não mexer onde não sabe.
    E convém também tirar fotos das ligações à priori (antes de mexer)😎😉
  4.  # 6

    Colocado por: sizeColoque foto desse contador.

    Sim, pode ignorar esse 2 fios inactivos de saída do disjuntor.


    Desculpem, não sei se é relevante, mas com o disjuntor ligado, as medições em cima na entrada do Neutro para os 2 primeiros fios são afinal de +/- 35V e 25V respectivamente. O último fio permanece +/- 245V na entrada e na saída do disjuntor, devo ignorar esses 2 fios que têm 35V e 25V? Não serão esses que ligam o contador?

    Com os melhores cumprimentos,

    Rui Fonseca
    • size
    • 20 janeiro 2021

     # 7

    Serão tensões parasitas pela aproximação desses fios com o fio que possui tensão.
    Nada nenhuma interferência com a alimentação do contador para que deva mostrar o display.
 
0.0117 seg. NEW