Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Antes de mais obrigada pela oportunidade de debater aqui as minhas duvidas, e prometo tratar todos os membros com respeito!
    Tentei pesquisar casos parecidos mas este meu caso é um pouco especifico e gostaria de pedir a opinião de entendidos:
    Há um ano atrás comprei um apartamento num predio em que só existem 3 frações: no rés do chão um café com cave, 1º Andar o meu 2º
    andar e mais um atelier que está incluído na minha permilagem e um terraço do predio, mas que só tem entrada pelo meu atelier.

O sotão estava ao abandono, cheio de lixo e fui eu que o limpei e fiquei com ele até ver.

Agora vem a parte pior: Não há condominio! portanto a agencia que me vendeu o apartamento disse que cada um pagava o seu e que
    estava tudo organizado, o que não corresponde à verdade, de tal forma que o prédio já precisa de ser pintado, o telhado metia
    água e foi o meu marido que arranjou, isto porque falei com o proprietário do 1º Andar, mas é o neto que mora no apartamento e
    dava sempre o dito pelo não dito e desculpava-se e as coisas vão andando.
    Depois fui ao café e o senhor é inquilino e diz que a senhoria não pode pagar, que paga a renda numa agencia imobiliária que faz
    a gestão do imóvel para a senhora e que tem penhoras.
    Com tanta coisa, eu tinha o terraço com tela e por minha conta o meu marido acimentou e pôs mosaicos porque nos tetos do meu
    andar ficavam com manchas de água quando chovia.
    Entretanto o predio que está com as empenas em tela está a formar bolhas e a entrar para dentro de casa, e já falei via telemovel com o inquilino do 1 andar e ele diz que só se a proprietaria do café pagar é que podemos fazer as obras! Liguei para a tal
    agencia imobiliária e disseram logo que ela não podia pagar nada, que tinha N de penhoras etc etc.
    Passou um ano e nada foi feito, nada foi pago e agora na entrada do predio cai o estuque do tecto e fica até ferros podres à
    mostra, ligo para o senhor do 1 andar, que não atendia as minhas chamadas, e só atendeu quando liguei de outro numero, contei o que se passava, já sabia, e em conversa eu disse novamente que o predio tem de ser pintado, se o café não paga nós os dois deviamos de pagar, pois até nem tem o que pintar o café são montras e pedras de marmore e dividíamos as contas mesmo por permilagens, sim, porque as contas das escadas sou eu que pago mais por conta das permilagens... e pintavamos o predio, ou na pior das hipóteses
    pinto o meu andar e deixo o dele e o café! o senhor começa logo a dizer que era ilegal e que não podia fazer isso, que tem de ser tudo etc etc, inclusive eu pintei as minhas escadas, porque estavam negras e mudei a cor para branco e falei em pintar tudo e ele disse que logo se fazia contas, mas como nunca mais falou nisso nem tinha interesse fiquei pelo meu andar, e o senhor disse que eu não podia fazer isso e muito chateado porque o predio não era meu!!!!

Ora peço ajuda a ver o que posso fazer? meto o condominio numa agencia? posso pedir obras na camara? posso pintar a minha parte apenas? é que já tenho humidades dentro de casa proveniente da fachada.

Agradeço a quem puder ajudar.

Obrigada
    • RCF
    • 20 janeiro 2021

# 2

Colocado por: Yorkshiremeto o condominio numa agencia?

isso só vos vai fazer gastar mais dinheiro. E se o condomínio não está organizado, nenhuma agência vai aceitar gerir.

Colocado por: Yorkshireposso pedir obras na camara?

Pode denunciar a situação à Câmara e solicitar que façam uma inspeção. Se da inspeção resultar a necessidade de obras, por insalubridade ou insegurança, a Câmara irá notificar-vos para fazerem as obras.

Colocado por: Yorkshireposso pintar a minha parte apenas?

Pode. Não vejo motivo para que não possa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yorkshire
  2.  # 3

O prédio insalubre e sem segurança não creio, é de 1994 e apesar de não ter obras há muito tempo não põe em perigo, mas a minha parte vou pintar, já nas escadas também não podem dizer nada pois não? é que até mudei os candeeiros para luzes led e os interruptores que não funcionavam.

A clara boia do prédio está partida e o senhor faz ouvidos moucos!

Posso obrigar tanto a proprietária do café como o primeiro andar a pagar a pintura total posteriormente se na eventualidade eu reparar e pintar tudo? ou só depois de dar entrada em tribunal se for possível?
  3.  # 4

Hoje o proprietário ligou a dizer que eu não podia ter pintado as escadas e alterado a iluminação, só se pintasse o resto do predio!

Realmente, disse que as tintas são caras, pois a tinta é mesmo para as escadas e o respetivo senhor não quer que eu faça nada sem o consentimento mas também não quer pagar!

sugestões do que possa fazer aceitam-se.

Obrigada
    • RCF
    • 22 janeiro 2021

# 5

Colocado por: Yorkshiresugestões do que possa fazer aceitam-se.

Ignore-o
  4.  # 6

Faça o que lhe apetecer e esqueça o resto.

Senão julgados de paz e constitui condomínio
    Concordam com este comentário: Damiana Maria

0.0124 seg. NEW