Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Tenho visto em alguns fóruns de discussão pessoas a referirem que os radiadores a óleo podem explodir.
    Alguém me sabe dizer como é isso possível, já que o radiador parece-me ser apenas uma resistência que aquece óleo que não me parece explosivo.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Se o termostato avariar, a resistência continua ligada, o óleo sobreaquece e no caso de não haver válvula de segurança, a estrutura do radiador rebenta.
    Atenção que o óleo projectado está a ferver.
    Nos radiadores a óleo antigos isto acontecia, não sei como será nos actuais.
    • size
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 3

    Colocado por: lucianogomes
    Alguém me sabe dizer como é isso possível, já que o radiador parece-me ser apenas uma resistência que aquece óleo que não me parece explosivo.


    Não tem apenas uma resistência, tem também o óleo, que se for demasiado sobreaquecido, dilata ao ponto de provocar o rebentamento da estrutura do radiador.

    Verifica-se o mesmo efeito que uma panela de pressão que, por segurança, possui uma válvula de escape.
  3.  # 4

    De fazer notar que isso nunca deverá acontecer num aparelho moderno, pois é obrigado a ter termostatos de segurança e/ou fusível térmico. O radiador nunca deve sobreaquecer porque o termostato de serviço (aquele onde se regula a temperatura num rodinha) não deve deixar. Mas caso este avarie, há pelo menos mais um (julgo até que por lei são dois neste momento para obter marcação CE) que corta a alimentação elétrica em caso de excesso de calor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 5

    Tenho um antigo que nunca me deu problemas. O que devo fazer para aumentar a segurança do aparelho?
    Posso colocar um segundo termostato?
    Posso colocar uma válvula de segurança?
    Se sim, como?
    Obrigado.
    • eu
    • 21 janeiro 2021

     # 6

    O risco de isso acontecer num aparelho moderno é quase nulo.

    Além do termostato e dos dois fusíveis térmicos, costuma haver uma zona propositadamente mais frágil, por onde o óleo sairia sem fazer explodir o aparelho.
  5.  # 7

    Colocado por: lucianogomesTenho um antigo que nunca me deu problemas. O que devo fazer para aumentar a segurança do aparelho?
    Posso colocar um segundo termostato?
    Posso colocar uma válvula de segurança?
    Se sim, como?
    Obrigado.


    Não lhe mexa 😉
 
0.0112 seg. NEW