qual sala das lavagens? refere-se à casa das máquinas na garagem - espaço para tratamento de roupa, certo?
não sou arquitecta, sou designer, mas posso dar a minha opinião nalgumas coisas que faria se fosse eu a fazer esta obra... em 1º lugar acho q a sugestão do marco1 é excelente - mudar a porta da despensa de sítio, prolongando a bancada - e ainda faria mais... poria uma porta de correr inserida em alvenaria ou em pladur (eu, no meu caso é o q irei fazer para a remodelação da minha cozinha, com a diferença que usarei o kit de pladur encostado à parede propriamente dita - aumentando assim a espessura da parede). No seu caso, sendo de raíz é ainda mais fácil. É incrível o espaço que se ganha com este tipo de portas (nomeadamente em despensas! e wcs também, mas neste caso só o faria em wcs de quartos)
Em 2º, na garagem, há alguma razão especial para o acesso ao wc ser exterior? A meu ver (se é que a casa das máquinas refere-se a tratamento de roupa), poria as máqs. encostadas à parede da janela, daria acesso ao wc pelo interior e mudaria a porta de acesso à garagem para a frente da que dá acesso à sala das máqs. pelo exterior. Se fizer questão em ter a porta de acesso da sala das máqs. à garagem o mais longe possível do portão de acesso pode também sempre colocar uma daquelas portas d correr posicionada logo a seguir às máquinas (espero conseguir fazer-me entender)
Ainda em relação ao acesso ao wc, acho que deve mesmo ser interior, pensando num sentido práctico de por ex. estar na sala das máquinas, (é Inverno e chove a potes) ou até mesmo estar a tratar da roupa e necessitar de lavar qlqr coisa no lavatório, ou despejar qlqr coisa na sanita. ah... até faria outra coisa: na sala das máqs. poria uma espécie de lavatório tipo tanque para isso mesmo... pergunte à sua namorada se n seria melhor assim ;) (ou a quem quer q seja que trate da roupa da casa)
Em relação à disposição das louças, o seu desenho é para a nível de águas e esgotos ser mais fácil? Ou seja, para não haver tanto comprimento de canalizações? Lá está, n sou arquitecta, mas dá-m a sensação que sendo uma construção de raíz isso será irrelevante (penso eu de que :D ).
Essa disposição das louças é só uma ideia também... Se eu fosse arquitecta -era o q eu queria ser mesmo qd fosse grande :) - nunca punha a sanita a ser a 1a coisa que se vê quando se abre a porta - sempre dá 'tempo' para alguma privacidade no caso do wc estar ocupado e alguém abrir a porta de repente LOL :) Em anexo envio um desenho q fiz só para poder visualizar melhor a minha ideia... um bocado torto, mas penso q dá p perceber :) Espero poder ter ajudado em alguma coisa :)