Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém conhece alguma situação semelhante à seguinte:
    Comprei casa em Outubro de 2008 e agora descobrimos que a casa já tinha sido utilizada durante um ano por outros inquilinos. Só agora fomos morar para a nossa casa e os vizinhos é que nos disseram que a casa não era nova, fomos perguntar a quem supostamente lá viveu (também nossos vizinhos mas noutro andar) e mostraram papeis de promessa de compra e venda e contrato de compra e um contrato de transferência para o andar onde actualmente habitam.
    Sentimo-nos enganados porque pagamos um apartamento por preço de novo e já era usado, já não mencionando as várias "falhas" que tem de uso, que só agora começamos a notar.
    Será que em termos legais poderei reclamar? Estou a pensar colocar esta questão num advogado, pois a empresa de contrução nem sequer se digna a nos ir arranjar as avarias que o aparatamento já tinha de uso (portas que tem o fecho avariado etc...)
    Obrigado desde já pela a tenção prestada.
  2.  # 2

Pois, isso está mesmo a pedir ADVOGADO JÁ!!

Há alguma instituição que regule essas empresas? Deverá haver... É saber qual é e mandar queixa para lá!
  3.  # 3

Colocado por: FreddySentimo-nos enganados porque pagamos um apartamento por preço de novo e já era usado

Compreendo o sentimento,
    ... mas sendo racional, em Portugal os preços dos usados superam sempre os dos novos (ainda não inventaram uma regra de mercado que justifique essa lógica mas pronto).

Legalmente parece que o empreiteiro, espertalhão, fez as coisa bem pois nunca fez o registo em nome dos primeiros habitantes, e estes querendo trocar (por uma maior/melhor suponho), ele não tinha problemas. Não deixa de ser espertalhão...

Quanto aos defeitos, carta registada, fotografias e um prazo equilibrado para solicitar resposta/intervenção de correcção... senão advogado. (se tiver algum advogado amigo peça-lhe um envelope e papel timbrado dele, verá que o efeito é muito mais imediato).
  4.  # 4

Obrigado pelos comentários. Enviamos já carta registada a qual foi recebida mas ainda não obtivemos resposta. Já gastamos rios de dinheiro em telefonemas, e agora já nem sequer se dignam a atender os telemoveis... Esta empresa não presta qualquer apoio pós compra, pois os meus vizinhos têm queixado-se do mesmo. Irei passar para uma advogada o assunto, pode ser que "acordem para a vida" :P
  5.  # 5

Colocado por: FreddyObrigado pelos comentários. Enviamos já carta registada a qual foi recebida mas ainda não obtivemos resposta. Já gastamos rios de dinheiro em telefonemas, e agora já nem sequer se dignam a atender os telemoveis... Esta empresa não presta qualquer apoio pós compra, pois os meus vizinhos têm queixado-se do mesmo. Irei passar para uma advogada o assunto, pode ser que "acordem para a vida" :P

Se os seus vizinhos se queixam do mesmo, sugiro que se alie a eles e actuem juntos contra essa empresa.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

# 6

Há algum registo escrito que mencione que a casa era nova?
  6.  # 7

Colocado por: GonçaloSe os seus vizinhos se queixam do mesmo, sugiro que se alie a eles e actuem juntos contra essa empresa.

Tal e qual! despesas repartidas e muito maior força negocial...
  7.  # 8

Há muito tempo que não passo cá. Infelizmente os papeis que estava à espera de uma vizinha nunca mais chegam, separou-se e então acho que ninguém agora quer ajudar neste assunto. Complicado... tanto trabalho e ficou tudo na mesma. Os vizinhos falam falam mas quando chega a altura ninguém diz nada... e só um a força não é a mesma. Agradeço de qualquer forma a vossa disponibilidade nas vossas respostas.
  8.  # 9

Mas há algum outro problema na casa para além dos defeitos q menciona.

Porque é que os anteriores moradores (proprietários?) mudaram para outro andar?
  9.  # 10

Paramonte - Mudaram-se em parte por causa dos meus vizinhos de cima (barulhentos e nada civilizados - causa que já está mais ou menos tratada) mas principalmente porque precisavam de mais um quarto e na altura como ainda não podiam escriturar a casa não lhes era permitido fazer divisões.
    O construtor ligou-me e ficou de marcar na próxima semana uma data para começar os arranjos, vamos lá ver se é desta. Mas dúvido, pois a promessa é sempre a mesma, acabo por ter de ser eu a falar com eles e a resposta é sempre a mesma " as obras estão atrasadas, talvez para a semana já tenha a equipa livre..."
    É que o apartamento é muito bom e os acabamentos também o são, o problema são mesmo os defeitos de uso dos antigos "proprietários" que constituem não só o problema estético (esse nem é o problema) mas principalmente comprometem a segurança do nosso apartamento. Pois temos uma porta que não fecha toda e uma janela na mesma situação... percianas sempre em baixo... :|

FD - Desculpe não lhe respondi, sim foi dado à imobiliária dados de que era nova, e na nossa escritura eu sou a primeira compradora. Mas cá está existem papeis (da minha vizinha) que comprovam que cá moraram durante um ano e depois mudaram-se para outra fracção pois na altura não podiam fazer escrituras pois havia uns assuntos por resolver na câmara.
  10.  # 11

Para os efeitos legais a vossa escritura, uma vez registada no artigo será a primeira, daí q legalmente vocês serão os primeiros proprietários e segundos moradores do apartamento, nada demais penso eu, tirado o facto de a casa ter esses defeitos, q obviamente carecem resolução rápida.

0.0137 seg. NEW