Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,
    Tenho uma caldeira a pallets Solzaima 32 plus, e uma piscina de cerca de 60m^3 de água.

    Faz sentido pensar na possibilidade de a caldeira a pallets aquecer a água da piscina no verão?

    Ouvi falar de uma pessoa que tem uma piscina interior e que o faz.
  2.  # 2

    Se você quer aquecer a piscina, porque não fará sentido?
  3.  # 3

    a questão é perceber se é uma forma minimamente efeciente e como se compara com a utilização de uma bomba de calor para o efeito.
  4.  # 4

    Eu acho que faz sentido é aquecer a piscina no inverno 😁😁😁
    Fora de brincadeiras, a BC provavelmente é melhor opção porque vai estar a usar ar quente exterior para gerar calor, deve consumir muito pouco. O consumo de pellets deve ser mais elevado.
  5.  # 5

    O consumo de pellets também será muito residual, pois a temperatura necessário para aquecer, também será pequena
    • SrR
    • 22 janeiro 2021

     # 6

    Sim, aquecer 60mil litros de agua e manter ha de ser muito residual !!
    Concordam com este comentário: nnsantos
  6.  # 7

    Para aquecer 60000 lts de água 10ºC acima da temperatura inicial (em 1 hora) são necessários cerca de 700Kw.

    Cada kg de pellets pode gerar cerca de 4,8kW.

    Isto são contas de merceeiro, mas dá para ter uma ideia...
  7.  # 8

    Aquecer uma piscina no verão não faz muito sentido. Se me disserem no inverno...
  8.  # 9

    Uma piscina convém ter uma tmeperatura agradável, sr não for aquecida, mesmo no Verão poderá estar fria... seja logo pela manhã, seja em dias mais frescos ou com pouco sol
  9.  # 10

    Colocado por: IronManSousaUma piscina convém ter uma tmeperatura agradável, sr não for aquecida, mesmo no Verão poderá estar fria... seja logo pela manhã, seja em dias mais frescos ou com pouco sol


    Temos um IronMan muito delicado.
  10.  # 11

    Colocado por: nnsantosPara aquecer 60000 lts de água 10ºC acima da temperatura inicial (em 1 hora) são necessários cerca de 700Kw.

    Cada kg de pellets pode gerar cerca de 4,8kW.

    Isto são contas de merceeiro, mas dá para ter uma ideia...


    Fica mais barato se for por BC?
  11.  # 12

    É fazer contas ao consumo dos equipamentos.

    E ao sistema de acumulação e circulação.

    Também pode por gás natural
  12.  # 13

    Colocado por: callinas

    Fica mais barato se for por BC?


    Os valores são aproximados entre as duas soluções.
    Mas vai depender muito do custo dos pellets. Eu diria que ao preços atuais os pellets andam nos 0,09€ por kW, o que não difere muito do preço do kW em vazio de energia eléctrica.
  13.  # 14

    uma piscina exterior só compensa se for aquecida por via solar térmica sendo muito fácil de o fazer com custos irrisórios de energia primaria.
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealvesuma piscina exterior só compensa se for aquecida por via solar térmica sendo muito fácil de o fazer com custos irrisórios de energia primaria.


    Queres desenvolver? E de inverno, também?
  15.  # 16

    Colocado por: TicMic

    Queres desenvolver? E de inverno, também?


    No inverno tapa a piscina e vai nadar na piscina municipal que é baratissimo.
  16.  # 17

    Só se me pagassem é que eu ia nadar para piscina municipal. Cargas de cloro descontroladas, higienes duvidosas... Mais rápido compro um fato neoprene e vou nadar para o rio!
  17.  # 18

    Colocado por: TicMicE de inverno, também?
    piscina exterior para ser aquecida de inverno tem que ser fechada ou seja deixa de ser exterior, nesse caso é melhor bomba de calor
  18.  # 19

    Colocado por: TicMicSó se me pagassem é que eu ia nadar para piscina municipal. Cargas de cloro descontroladas, higienes duvidosas... Mais rápido compro um fato neoprene e vou nadar para o rio!


    Depende do rio.
  19.  # 20

    Colocado por: jorgealvespiscina exterior para ser aquecida de inverno tem que ser fechada ou seja deixa de ser exterior, nesse caso é melhor bomba de calor


    Não, não tem que ser fechada. Viajado por este mundo fora e não faltam piscinas exteriores aquecidas com neve ao lado.

    Pode é ficar a uma enormidade na factura mensal, mas isso são outros tantos.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, strengthbrring
 
0.0207 seg. NEW