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    • Canos
    • 4 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Colocado por: RRoxxPor acaso as pessoas até têm razão, esse tipo de trabalhos não se faz com chuva.

    Posto isto, vão fazer o que exactamente? A origem do problema está identificada? Não me parece que esteja, já que diz que "encheram de água é não aconteceu nada".

    Quanto a mim, vai ter de ter mais paciência, por muito que custe, esperar por tempo seco para que se possam fazer testes nos elementos e perceber o que se está a passar.
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa95


    É por isso que não faltam reclamações sobre obras aqui no fórum.
    A falta de planeamento e laxismo por parte das empresas acaba por criar o lema de "tenha paciência, vai ter que esperar, não dá para fazer" e lá vamos vivendo com o tradicional encolher de ombros e empurrar com a barriga.

    Então um inquilino tem água a entrar em casa e pedem para ter paciência? A própria empresa não sabe como deve actuar? Isto demonstra o quê?
    Conhecimento técnico, experiência e agilidade é que não é de certeza.

    Mas pronto....como o tuga é pouco exigente e está habituado a esperar, atitudes e situações destas já começam a ser consideradas normais por todos.
  1.  # 2

    Colocado por: CanosOlá Filipa. Se seguir os meus tópicos vai reparar que costumo ser muito frio e directo. O que resulta em revolta de alguns utilizadores aqui do fórum (principalmente aqueles que gostam de falinhas mansas - em que alguns são construtores ou proprietários e por isso gostam de comer os outros de cebolada).

    Isso é assunto que com as pessoas que estão envolvidas até ao momento não se vai resolver este ano (2021). Pelo estado da parede, tecto e pelas respostas/posturas que já recebeu demonstra bem que andam às apalpadelas e a esperar que passe (que deixe de aparecer água ou que você desista).

    Concordo com o que foi dito sobre tomar já medidas de cartas com aviso de recepção e/ou contactar a camara, por exemplo. Mas em suma, a ideia que pretendo transmitir é que se documente bem e faça barulho para todos os cantos. Se possível coloque um advogado no assunto (talvez julgados de paz). Pois das duas uma:

    1-ou as pessoas (condomínio e empresa de construção) são gente série e que sabe o que anda a fazer. O que resulta na resolução de forma rápida do assunto;
    2-ou as pessoas não sabem o que andam a fazer e estão numa de "deixa ver se isto passa, pois entretanto entra o verão, aquilo seca, e a Filipa só volta a chatear daqui a uma ano";

    Por isso, e volto a repetir-me, documente tudo (fotografias, emails, telefonemas, cartas) e avance para todas as pessoas/entidades que possam resolver o assunto. Pois da maneira como está isso (fotografias) e segundo as atitudes/posturas que relatou tem aí assunto e gente que vai dar bastante trabalho.

    Nota: em relação a contactar outra empresa, certifique que essa empresa realmente percebe do assunto. Pois existe por aí muita empresa de construção e remodelação que são autênticos vigaristas (basta ver os tópicos sobre problemas de construção).
    Mas faz bem em procurar uma empresa que dê o seu parecer técnico. Quanto mais não seja para reforçar o discurso de um advogado junto da reclamação e inercia dos actuais intervenientes (condomínio e empresa de construção).

    Não os deixe ganhar :)
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa95

    Muito obrigada pelo comentário.

    Acho mesmo que vou contratar uma empresa à parte para identificar a situação. Esta empresa das obras não faz ideia do que está a fazer. A empresa anda lá todos os dias e todos esses dias é uma coisa diferente, ou é a tela ou é a parte de fora da varanda, etc.

    Isto chegou ao ponto de eu abandonar a minha habitação e ir para a casa de um familiar porque não aguentava estar em casa (nem quero voltar mas terá de ser) mas a minha mãe ficou lá devido a motivos profissionais. Sempre que há chuva fico com o coração nas mãos e agora tem chovido imenso, o que me deixa em pânico. Pinga em minha casa há praticamente um mês, o estado do tecto está ainda pior do que estava nas fotos que adicionei (documentamos tudo o que se passa).

    Todos os dias falamos e reclamamos com eles mas as soluções não aparecem. Vou gastar dinheiro mas vai ter de ser.
  2.  # 3

    Se alguém conhecer empresas de confiança para identificação de infiltrações no Porto/Vila Nova de Gaia, que por favor me indique!
  3.  # 4

    Aposte mais em fazer pressão e pedidos de indemnização (se tiver problemas como asma ou outros ainda melhor - neste momento ajudam bastante). Por isso que falei no advogado. Se eles (condomínio e empresa) começarem a levar com o medo de pagar indemnizações vai ver que resolvem rápido. Porque sem isso é apenas uma "gaja" a reclamar!
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    • 4 fevereiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: filipa95
    Acho mesmo que vou contratar uma empresa à parte para identificar a situação. Esta empresa das obras não faz ideia do que está a fazer. A empresa anda lá todos os dias e todos esses dias é uma coisa diferente, ou é a tela ou é a parte de fora da varanda, etc.

    Isto chegou ao ponto de eu abandonar a minha habitação e ir para a casa de um familiar porque não aguentava estar em casa (nem quero voltar mas terá de ser) mas a minha mãe ficou lá devido a motivos profissionais. Sempre que há chuva fico com o coração nas mãos e agora tem chovido imenso, o que me deixa em pânico. Pinga em minha casa há praticamente um mês, o estado do tecto está ainda pior do que estava nas fotos que adicionei (documentamos tudo o que se passa).

    Todos os dias falamos e reclamamos com eles mas as soluções não aparecem. Vou gastar dinheiro mas vai ter de ser.



    Realmente, é chegada a altura de ter que ser mais exigente e determinada perante o seu condomínio, através do administrador.
    Compete ao administrador e não à Filipa, o ter que reclamar do empreiteiro a eficácia da obra executada, o mais urgente possível.

    Como já foi referido, decida-se por uma comunicação mais assertiva com o condomínio, através de cartas registadas com aviso de recepção, confirmando toda a história de incapacidade do empreiteiro, que não consegue estancar as infiltrações, continuando a degradar, gravemente, a sua habitação.

    Avise que, não tendo condições de habitabilidade na habitação, terá que recorrer a uma outra alternativa e, por isso, irá responsabilizar e exigir do condomínio a competente indemnização por danos materiais e morais.

    Paralelamente, poderá recorrer ao seu Município, a solicitar uma vistoria de salubridade da sua habitação, em que os serviços técnicos irão constatar a situação, resultando numa notificação ao condomínio, para que procedam à reparação dentro de determinado prazo, sob pena de ser aplicada uma coima.

    Será mais uma coacção perante um desleixo , mas o relatório resultante de tal vistoria, poderá servir de prova importante, no caso ter que recorrer à justiça, Julgados de Paz, ou Tribunal.

    Não deve deixar que esse estado coisas resvale para o verão, tempo seco. ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa95
  4.  # 6

    Há empresas como a http://www.mc2e.pt/ que faze estudo/fiscalização de projectos a quem pode ser interessante pedir uma opinião. Como apenas fazem o levantamento, projecto e fiscalização da obra mas a obra propriamente dita não, pode ser que tenham uma opinião mais isenta do que alguém que ande aí em que por um lado tenha um problema para resolver e por outro também tem que fazer contenção de custos.

    Quanto às competências desta ou de outra consultora que exista não me posso prenunciar. Não as conheço nem trabalho na area.

    O que acham?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa95
  5.  # 7

    Canos, quando falo na parte positiva é porque existe outro condómino com o mesmo problema, assim é mais difícil acontecer o "deixa andar" digo eu...
    O problema nao pode existir desde Maio porque entretanto não choveu. Ou pensa que o topico só apareceu agora que estamos há 1mês com chuvas, por acaso?
    Quanto a colher outra opinião, concordo totalmente, mas exatamente como diz.
    Cuidado com que empresa é? Quais os custos que esse parecer vai envolver? E como legalmente imputar todas a responsabilidades ao condomínio por via judicial/advogado!
  6.  # 8

    Acho que teria de ser o condominio a chamar uma segunda empresa senão todos os custos teriam de ser suportados pela Filipa. Além de que eles podem ter necessidade de entrar nas várias habitações de forma a fazerem o levantamento do que se passa. Se não for organizado pelo condomínio fica complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa95
  7.  # 9

    Colocado por: KduvidasCanos, quando falo na parte positiva é porque existe outro condómino com o mesmo problema, assim é mais difícil acontecer o "deixa andar" digo eu...

    Isso se o outro se mexer e lutar. Mas se tomar uma postura passiva não vai dar em nada. E mesmo que os dois andem só com e-mails e telefonemas, não vai dar em nada na mesma. Porque se fosse para dar, já estaria resolvido.

    Colocado por: KduvidasO problema nao pode existir desde Maio porque entretanto não choveu. Ou pensa que o topico só apareceu agora que estamos há 1mês com chuvas, por acaso?

    O problema existe desde Junho/Maio. Apenas se revelou agora.
  8.  # 10

    Colocado por: elfo106Acho que teria de ser o condominio a chamar uma segunda empresa senão todos os custos teriam de ser suportados pela Filipa. Além de que eles podem ter necessidade de entrar nas várias habitações de forma a fazerem o levantamento do que se passa. Se não for organizado pelo condomínio fica complicado.


    Mas caso o condomínio não se mexa, que é o caso, a Filipa pode se mexer e imputar os custos ao condomínio. Se as coisas forem bem feitas, pode imputar os custos da empresa bem como os custos de procura dessa empresa. É preciso é fazer bem as coisas e andar da perna.
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    • 4 fevereiro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: Canos

    Mas caso o condomínio não se mexa, que é o caso, a Filipa pode se mexer e imputar os custos ao condomínio. Se as coisas forem bem feitas, pode imputar os custos da empresa bem como os custos de procura dessa empresa. É preciso é fazer bem as coisas e andar da perna.


    Não será assim tão fácil, exigir e obter do condomínio o ressarcimento do custo dessas pesquisas .

    Tal expediente, apenas poderia ser considerado e incluído numa suposta circunstância de uma obra indispensável e urgente, desenvolvida pela própria condómina, ao abrigo do artigo 1427º, que não é o caso.
  9.  # 12

    Colocado por: KduvidasO problema nao pode existir desde Maio porque entretanto não choveu. Ou pensa que o topico só apareceu agora que estamos há 1mês com chuvas, por acaso?

    De Maio/Junho até hoje já choveu bastantes vezes e sempre que havia chuvas fortes pingava em casa. Só que a empresa das obras vinha dar um jeito, a chuva parava e achavam que já estava resolvido. Voltava a chover, voltava a cair dentro de casa. São várias ocorrências todas documentadas.
  10.  # 13

    Colocado por: filipa95Se alguém conhecer empresas de confiança para identificação de infiltrações no Porto/Vila Nova de Gaia, que por favor me indique!


    Fale com a sotecnisol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa95
  11.  # 14

    A empresa das obras tem vindo cá a casa todos os dias. Ouço-os no terraço mas nada parecer funcionar para acabar com isto. Esta semana finalmente os vi a utilizar uma câmara termográfica e um equipamento de medição da humidade. Uns dos engenheiros (eles já são tantos) referiu que a infiltração estava bem identificada e que a água só podia vir daquela zona em específico e não das outras zonas do terraço. Voltaram a encher o terraço com água (com esta já é a terceira vez) e nada pinga cá dentro como aconteceu das outras vezes.

    E afinal já não são só duas condóminas a reclamar, a vizinha do lado esquerdo também tem água a pingar na cozinha. O que não me surpreende porque cada vez que falo com os responsáveis eles me dizem que encontraram várias anomalias no terraço (que supostamente agora foram corrigidas) e que a origem da infiltração poderia ser daí. Ou seja, senão fossem estas infiltrações nós condóminos nem sequer iríamos saber destas coisas. Andamos nós a pagar obras para receber um trabalho tão mau.

    Não vejo o fim desta história. Empresa certamente a evitar no futuro.
  12.  # 15

    O problema é se andam a remediar isso aos poucos.

    Está visto que esse terraço é tirar tudo e meter novo
  13.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoO problema é se andam a remediar isso aos poucos.

    Está visto que esse terraço é tirar tudo e meter novo

    E eles disseram que colocaram uma tela nova. Mas eu já duvido de tudo o que eles dizem.
  14.  # 17

    E quem está a acompanhar os trabalhos? Há fotos?
  15.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoE quem está a acompanhar os trabalhos? Há fotos?

    Agora que fala nisso, nunca vi fotos. Só vi uma vez um relatório que não era das obras mas sim da situação da minha casa. Eles falam de um fiscal, que até foi ele que mandou encher com água o terraço desta vez. O administrador do condomínio tem reuniões semanais com esta empresa, mas como não é a casa dele que tem água a cair do tecto, de certeza que não se esforça muito para resolver a situação.
    • Canos
    • 19 fevereiro 2021

     # 19

    E que vai pagar as contas da água? :) Como vai a luta?
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  16.  # 20

    já alguém se lembrou de usar uma câmara com sensor térmico? não sei como é que se chamam. mas vi hoje um comentário neste fórum sobre elas... creio que do zedasilva...
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