Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Há uns dias coloquei uma questão sobre uso abusivo em logradouro por um restaurante e uma residencial e sugeriram, entre outras coisas, fazer queixa pela na ASAE e ACT. Mas fiquei sem entender muito bem em que pegar para fazer estas queixas.

    O restaurante tem uma churrasqueira no logradouro comum e uma chaminé fixa aos prédios que já se incendiou várias vezes com a vinda dos bombeiros. Além disso guardam os alimentos e bebidas numa garagem do logradouro, sem grandes condições. A parte do logradouro atrás do restaurante na zona da churrasqueira também não tem grande limpeza. E tenho até fotos em que matam galinhas nesse espaço...

    A residencial tem uma fornalha no pátio comum que também percorre os prédios e tem uma pilha de madeira a céu aberto colada à fornalha. Também queimam restos de móveis, papéis, cartão. O risco de incêndio é enorme e gera muito fumo. E o individuo que explora o espaço até aluga o espaço a "senhoras da vida"para desenvolverem a sua atividade profissional. Além disso construiu um segundo andar em cima de uma das garagens do logradouro para servir de ofícina, que é um grande risco.

    Sei que está altura não será fácil para resolver isto. Mas tirando as queixas de urbanismo para as construções ilegais e proteção civil para risco de incêndio,seria possível fazer queixa anónima na ASAE e ACT? Adiantaria de algo e que aspetos destes seriam úteis ?
    • size
    • 22 janeiro 2021

     # 2

    As queixas anónimas vão para o lixo...
    A ASAE não intervém nos problemas de condomínio.
    À partida, está a reportar construções e inovações ilegais no logradouro e na fachada do prédio, competindo à assembleia de condóminos reagir sobre a reposição da legalidade. Se necessário, recorrendo à via judicial.

    Sobre a construção sobre uma garagem, podem reportar isso junto da Câmara Municipal., Carta registada com aviso de recepção ao Sr Presidente.,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
    • RCF
    • 22 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: Johny Mouseseria possível fazer queixa anónima na ASAE e ACT?

    Sim. Creio que os assuntos apontados serão mais da área da ASAE.

    Colocado por: Johny MouseAdiantaria de algo e que aspetos destes seriam úteis ?

    Sendo de forma anónima, é ainda mais importante descrever bem e fundamentar o que denuncia, para que seja credível.
    Junte fotos e seja o mais pormenorizado possível no que denuncia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
    • RCF
    • 22 janeiro 2021

     # 4

    Colocado por: sizeAs queixas anónimas vão para o lixo...

    Não necessariamente. Se tiverem substância e forem devidamente fundamentadas, não vão...

    Colocado por: sizeA ASAE não intervém nos problemas de condomínio.

    Mas deverá intervir nisto:

    Colocado por: Johny Mousetenho até fotos em que matam galinhas nesse espaço...


    Colocado por: Johny MouseO restaurante tem uma churrasqueira no logradouro comum e uma chaminé fixa aos prédios que já se incendiou várias vezes


    Colocado por: Johny Mouseguardam os alimentos e bebidas numa garagem do logradouro, sem grandes condições
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
  2.  # 5

    Colocado por: Johny MouseOlá! Há uns dias coloquei uma questão sobre uso abusivo em logradouro por um restaurante e uma residencial e sugeriram, entre outras coisas, fazer queixa pela na ASAE e ACT. Mas fiquei sem entender muito bem em que pegar para fazer estas queixas.

    O restaurante tem uma churrasqueira no logradouro comum e uma chaminé fixa aos prédios que já se incendiou várias vezes com a vinda dos bombeiros. Além disso guardam os alimentos e bebidas numa garagem do logradouro, sem grandes condições. A parte do logradouro atrás do restaurante na zona da churrasqueira também não tem grande limpeza. E tenho até fotos em que matam galinhas nesse espaço...

    A residencial tem uma fornalha no pátio comum que também percorre os prédios e tem uma pilha de madeira a céu aberto colada à fornalha. Também queimam restos de móveis, papéis, cartão. O risco de incêndio é enorme e gera muito fumo. E o individuo que explora o espaço até aluga o espaço a "senhoras da vida"para desenvolverem a sua atividade profissional. Além disso construiu um segundo andar em cima de uma das garagens do logradouro para servir de ofícina, que é um grande risco.

    Sei que está altura não será fácil para resolver isto. Mas tirando as queixas de urbanismo para as construções ilegais e proteção civil para risco de incêndio,seria possível fazer queixa anónima na ASAE e ACT? Adiantaria de algo e que aspetos destes seriam úteis ?


    A sua privacidade será mantida, não faça queixa anónima.

    Denuncie as condições de insalubridade, e adicione a informação das obras ilegais e do risco que representam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
    • SMBS
    • 22 janeiro 2021

     # 6

    Colocado por: Vítor MagalhãesA sua privacidade será mantida, n



    Só se eles não tiverem lá amigos.
    De qualquer forma qual é o medo?
    Se estão ilegais, têm de mudar. Ser você a fazer a queixa ou outro é igual
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
  3.  # 7

    Colocado por: SMBS


    Só se eles não tiverem lá amigos.
    De qualquer forma qual é o medo?
    Se estão ilegais, têm de mudar. Ser você a fazer a queixa ou outro é igual


    Um deles teria alguns contactos.
    Esta gente é do pior...

    Mas sim. Queria resolver isto. Estas semanas ninguém faz nada, mas queria aproveitar para preparar as coisas e depois enviar... Ou até mesmo agora para já ficar no sistema.

    Queria fazer as queixas nas instituições possíveis. Se pelo menos uma desse em algo já era bom...
  4.  # 8

    Colocado por: Vítor Magalhães

    A sua privacidade será mantida, não faça queixa anónima.

    Denuncie as condições de insalubridade, e adicione a informação das obras ilegais e do risco que representam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Johny Mouse


    Tanto o ACT como a ASAE asseguram anonimato? E o que assuntos diriam respeito a cada uma destas nas queixas ?
  5.  # 9

    Colocado por: RCF
    Não necessariamente. Se tiverem substância e forem devidamente fundamentadas, não vão...


    Mas deverá intervir nisto:





    Estas pessoas agradeceram este comentário:Johny Mouse


    Certo! E do que disse da residencial? A fornalha, lenha e fumo podiam servir para queixa na ASAE ou ACT?
  6.  # 10

    Colocado por: sizeAs queixas anónimas vão para o lixo...
    A ASAE não intervém nos problemas de condomínio.
    À partida, está a reportar construções e inovações ilegais no logradouro e na fachada do prédio, competindo à assembleia de condóminos reagir sobre a reposição da legalidade. Se necessário, recorrendo à via judicial.

    Sobre a construção sobre uma garagem, podem reportar isso junto da Câmara Municipal., Carta registada com aviso de recepção ao Sr Presidente.,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Johny Mouse


    Obrigado!
    Só uma questão. O condomínio foi criado há pouco. Ao tivermos uma reunião criar. Nesta altura não podem haver reuniões. Eu até me dirigi lá com fotos para explicar a situação, mas eles disseram para ser eu a fazer wueixa na câmara e para mobilizar os moradores. Mas se fizermos uma reunião e aprovarmos estás medidas, a empresa gestora do condomínio terá de tratar desse assunto ou podem empurrar para nós? Quando digo tratar do assunto refiro-me a tratar da participação à câmara como sendo algo aprovado pelo condominio.
  7.  # 11

    Colocado por: SMBS


    Só se eles não tiverem lá amigos.
    De qualquer forma qual é o medo?
    Se estão ilegais, têm de mudar. Ser você a fazer a queixa ou outro é igual
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Johny Mouse


    Se isso acontecer mete um processo na entidade ou no inspector em nome individual.
    Artigo 21º, nº 2 do Estatuto da Inspecção-Geral do Trabalho,aprovado pelo Decreto-Lei nº 102/2000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
    • SMBS
    • 22 janeiro 2021

     # 12

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Se isso acontecer mete um processo na entidade ou no inspector em nome individual.
    Artigo 21º, nº 2 do Estatuto da Inspecção-Geral do Trabalho,aprovado pelo Decreto-Lei nº 102/2000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Johny Mouse


    Oficialmente não acontece mas na prática...
    Depois, em tribunal, tem de se provar.
    No limite, dizem que lhe pareceu que tinha sido o Johny e acertaram. É complicado. Mas ter medo é pior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
    • SMBS
    • 22 janeiro 2021

     # 13

    Colocado por: Johny Mouse

    Obrigado!
    Só uma questão. O condomínio foi criado há pouco. Ao tivermos uma reunião criar. Nesta altura não podem haver reuniões. Eu até me dirigi lá com fotos para explicar a situação, mas eles disseram para ser eu a fazer wueixa na câmara e para mobilizar os moradores. Mas se fizermos uma reunião e aprovarmos estás medidas, a empresa gestora do condomínio terá de tratar desse assunto ou podem empurrar para nós? Quando digo tratar do assunto refiro-me a tratar da participação à câmara como sendo algo aprovado pelo condominio.


    Então já vão saber que foi o Johny. Aliás, já sabem que você os quer denunciar.
    Mais vale denunciar mesmo
    Veja é se não tem telhados de vidro
  8.  # 14

    Colocado por: SMBS

    Oficialmente não acontece mas na prática...
    Depois, em tribunal, tem de se provar.
    No limite, dizem que lhe pareceu que tinha sido o Johny e acertaram. É complicado. Mas ter medo é pior


    Já fez alguma queixa à ASAE ou ao ACT? Se fez sabe que é muito fácil de provar o que quer que seja.
    • RCF
    • 22 janeiro 2021

     # 15

    Colocado por: Johny Mouse

    Certo! E do que disse da residencial? A fornalha, lenha e fumo podiam servir para queixa na ASAE ou ACT?

    Também me parece poderem ser assuntos para a ASAE. E eles, se lá forem fiscalizar veem tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Johny Mouse
  9.  # 16

    Colocado por: SMBS

    Então já vão saber que foi o Johny. Aliás, já sabem que você os quer denunciar.
    Mais vale denunciar mesmo
    Veja é se não tem telhados de vidro


    SMBS, a questão é que estas inspecções são frequentes, e o inspector não vai chegar lá e dizer que recebeu uma denuncia, entende? Imagine que está a ser fiscalizado na estrada, podia muito bem ser um conhecido seu a denuncia-lo às autoridades a dizer que conduzia sem carta. O policia/GNR não vai chegar à sua beira e dizer que foi informado que o SMBS conduzia sem habilitações, o que vai fazer é fiscaliza-lo, uma actividade perfeitamente normal. Nas inspecções às actividades económicas é igual.
  10.  # 17

    Colocado por: SMBS

    Oficialmente não acontece mas na prática...
    Depois, em tribunal, tem de se provar.
    No limite, dizem que lhe pareceu que tinha sido o Johny e acertaram. É complicado. Mas ter medo é pior


    Como assim em tribunal?
  11.  # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Já fez alguma queixa à ASAE ou ao ACT? Se fez sabe que é muito fácil de provar o que quer que seja.


    Provar as infrações dos negócios em tribunal?
  12.  # 19

    Colocado por: Vítor Magalhães

    SMBS, a questão é que estas inspecções são frequentes, e o inspector não vai chegar lá e dizer que recebeu uma denuncia, entende? Imagine que está a ser fiscalizado na estrada, podia muito bem ser um conhecido seu a denuncia-lo às autoridades a dizer que conduzia sem carta. O policia/GNR não vai chegar à sua beira e dizer que foi informado que o SMBS conduzia sem habilitações, o que vai fazer é fiscaliza-lo, uma actividade perfeitamente normal. Nas inspecções às actividades económicas é igual.


    Não acredito que as inspeções sejam frequentes. Até porque isto já dura há largos anos. E o acesso ao logradouro só por portão ou através da residencial. Até porque uma vez falamos com a PSP e eles disseram que não podiam entrar lá... Se bem que fiquei com a pulga atrás da orelha. O chefe de polícia é amigo de um deles. Até já tentou impedir uma queixa contra o amigo com falinhas mansas...
  13.  # 20

    Johny, se para cada sugestão ou conselho que lhe dão vicê tem receio é desculpa para não fazer nada, então o melhor é mesmo não fazer nada.
    Ninguém aqui irá fazer por si o que deve ser feito, nem lhe vai dar uma solução mágica para o assunto.
    Portanto, com ou sem anonimato, ou avança ou está quieto. É consigo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0257 seg. NEW