Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, eu gostaria saber se e possível fazer alterações ao projeto ited antes de pedir a certificao a câmara municipal ?

    Se e o caso , mudar de sitio as tomadas RJ45 e coaxiais ?

    Explicacoes : no projeto inicial as tomadas são juntas , mas na realidade são separadas de 2m e tal por culpa de uma disposição mas lógica (em relação a televisão e o refleto das janelas)

    se alguém pode me dizer se e possível , seria de uma ajuda muito importante ! ;)

    por o momento estou a encontrar pessoas que estão a dizer que falta fazer tudo de novo tal igual ao projeto inicial ????????

    Muito obrigado pela sua ajuda

    TL
  2.  # 2

    A razão de estarem juntas é que o manual ited prevê a instalação de tomadas mistas: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402

    Possível é sempre, fale com quem lhe fez o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: titilolo
  3.  # 3

    Se já tiver a certificação da instalação se a entidade aprovar não faça nada.

    Se a anacom fizer uma auditoria vai ver o eletricista a mexer-se a tempo.

    Resumindo.. o eletricista alterou e passou o termo de responsabilidade ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: titilolo
  4.  # 4

    bom dia, obrigado pela suas respostas ! eu fui a ver o manual ited 4 , esta escrito que e permitido as tomadas mistas mas não esta escrito que e obrigatório ????

    ref : As tomadas coaxiais podem ter um ou mais pontos de ligação, sendo permitidas as tomadas mistas, caso em que contêm pontos de ligação de outras tecnologias (par de cobre e fibra ótica).

    nao estou a ver no manual ited 4 que e obrigatório ter as tomadas juntas

    ?
  5.  # 5

    Colocado por: MajorDerperA razão de estarem juntas é que o manual ited prevê a instalação de tomadas mistas:https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402

    Possível é sempre, fale com quem lhe fez o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:titilolo



    bom dia, obrigado pela suas respostas ! eu fui a ver o manual ited 4 , esta escrito que e permitido as tomadas mistas mas não esta escrito que e obrigatório ????

    ref : As tomadas coaxiais podem ter um ou mais pontos de ligação, sendo permitidas as tomadas mistas, caso em que contêm pontos de ligação de outras tecnologias (par de cobre e fibra ótica).

    nao estou a ver no manual ited 4 que e obrigatório ter as tomadas juntas
  6.  # 6

    muito difícil falar com o projetista do ited , nunca disponível .

    Alguem sabe como se chama o nome da profissão que faz a cetificacao ited ? ( vocês dizen fiscal ?) para poder procurar no internet com o nome certo !?

    obrigado

    TL
  7.  # 7

    Um eng. com formação na area, com certificado ITED e com equipamento para as medições necessárias.

    Procure por: certificação instalações ITED.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: titilolo
  8.  # 8

    Colocado por: titilolo


    bom dia, obrigado pela suas respostas ! eu fui a ver o manual ited 4 , esta escrito que e permitido as tomadas mistas mas não esta escrito que e obrigatório ????

    ref : As tomadas coaxiais podem ter um ou mais pontos de ligação, sendo permitidas as tomadas mistas, caso em que contêm pontos de ligação de outras tecnologias (par de cobre e fibra ótica).

    nao estou a ver no manual ited 4 que e obrigatório ter as tomadas juntas


    Não diz, porque não é. Só estava a explicar o porquê de aparecerem juntas no projecto.

    O problema que você tem é simplesmente o que está feito ser diferente daquilo que foi projectado.

    O profissional é um engenheiro electrotécnico com certificação ITED.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: titilolo
  9.  # 9

    Pelo descrito no 4.2.2 do Manual ITED 4, a alternativa à tomada mista obriga a uma distância igual ou inferior a 20 cm.
    Nas salas, quartos e cozinha, com exceção da divisão onde se instala a ZAP, é obrigatória a instalação de uma tomada mista (PC + CC). Em alternativa à tomada mista podem ser instaladas duas tomadas, uma de PC e outra de CC, desde que não distem mais de 20 cm uma da outra
 
0.0124 seg. NEW