Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou construir uma casa numa urbanização que tem uma encosta. O meu lote situa-se na parte de baixo e o muro de suporte do lote e da vivenda de cima tem várias fissuras e está a ceder. Perante esta situação, pretendo construir outro muro encostado ao existente, de modo a que este não me venha a causar problemas no futuro. O que gostaria de ver esclarecido é se, neste caso, deverá ser o proprietário do lote de cima a assumir a despesa do muro que pretendo construir? Há alguma lei que indique isso explicitamente?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Quem mexe no terreno paga..se você escavou é da sua responsabilidade.

    Se o muro do vizinho está a ceder fale com ele mas ele não vai pagar o seu muro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Emanuel89
  3.  # 3

    Agradeço o seu comentário. O que considera então a melhor opção? Nada fazer e, mais tarde, quando e se o muro já construído cair ir pedir indemnização ao vizinho?
  4.  # 4

    Leve um engenheiro civil ao local para uma visita técnica e avalição da situação.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  5.  # 5

    Colocado por: Emanuel89Agradeço o seu comentário. O que considera então a melhor opção? Nada fazer e, mais tarde, quando e se o muro já construído cair ir pedir indemnização ao vizinho?

    Existindo risco claro de queda do muro para o seu terreno, o vizinho é obrigado a fazer uma intervenção no muro dele. Mas para tal vai precisar de um relatório técnico por um engenheiro a atestar isso mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Emanuel89
  6.  # 6

    Colocado por: Emanuel89e se o muro já construído cair ir pedir indemnização ao vizinho?
    ou ele a si.. resta saber.
  7.  # 7

    Colocado por: fredcunha
    Existindo risco claro de queda do muro para o seu terreno, o vizinho é obrigado a fazer uma intervenção no muro dele. Mas para tal vai precisar de um relatório técnico por um engenheiro a atestar isso mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Emanuel89

    Mas há alguma lei/artigo que diga que o meu vizinho tem de fazer a intervenção no muro?
  8.  # 8

    Pelo contrário se o seu vizinho quiser é que pede indemnização a si por não ter acautelado contenção periférica do muro, o que causou danos no muro dele. Olhe este exemplo.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas, fredcunha
      IMG_20210117_1111092.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: riscosPelo contrário se o seu vizinho quiser é que pede indemnização a si por não ter acautelado contenção periférica do muro, o que causou danos no muro dele. Olhe este exemplo.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto,Pedro Barradas
      IMG_20210117_1111092.jpg

    A questão é saber que fez primeiro o muro, se o vizinho se o OP. Isso é que ainda não percebi.
  10.  # 10

    Colocado por: fredcunha
    A questão é saber que fez primeiro o muro, se o vizinho se o OP. Isso é que ainda não percebi.


    Colocado por: Emanuel89Estou construir uma casa numa urbanização que tem uma encosta. O meu lote situa-se na parte de baixo e o muro de suporte do lote e da vivenda de cima tem várias fissuras e está a ceder.


    aqui está bem explicado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fredcunha
  11.  # 11

    Mas o OP não esclareceu se fez algum trabalho de escavação (que pode ter provocado fragilidades no muro do vizinho) ou se se deparou com a situação actual quando comprou o lote.

    @Emanuel89 esclareça lá.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 12

    Não fiz nenhum trabalho de escavação. Quando comprei o lote o muro em causa já existia e já tinha fissuras que se têm agravado com o passar do tempo

    Colocado por: fredcunhaMas o OP não esclareceu se fez algum trabalho de escavação (que pode ter provocado fragilidades no muro do vizinho) ou se se deparou com a situação actual quando comprou o lote.

    @Emanuel89 esclareça lá.
    Concordam com este comentário:antonylemos
  13.  # 13

    E quem fez a escavação? Provavelmente a responsabilidade será dessa pessoa/empresa, caso não tenha acautelado o muro do vizinho.

    O melhor é pedir uma peritagem para averiguar os motivos.
  14.  # 14

    Agradeço a todos. Já percebi que não há uma resposta para o que pergunto e que há múltiplas interpretações. Cumprimentos
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 15

    Colocado por: Emanuel89Agradeço a todos. Já percebi que não há uma resposta para o que pergunto e que há múltiplas interpretações. Cumprimentos
    A coisa ate é simples, tem de saber o que aconteceu...
    Se o vizinho de cima fez um muro de suporte de terras e aterrou tem de ae responsabilizar por todos os danos que o muro dele possa causar, se o vizinho de cima fez um muro e alguém escavou o terreno onde voce comprou essa pessoa é que devia se ter preocupado em nao colocar em risco o muro do vizinho!
  16.  # 16

    ou seja, antes de começarem os trabalhos, deve-se fotografar e filmar tudo à volta do terreno.
 
0.0200 seg. NEW