Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: rjmpires
    Certo. Mas não é literal que o ar mais quente por si só tenha de ter mais humidade.
    Agora. Se a tiver, ao encontrar uma superfície fria, vai condensá-la de certeza. Estamos de acordo.
    •  
      aacc
    • 24 janeiro 2021

# 22

Colocado por: smarthum..
    aqueça a casa que vai ver o grau de humidade descer...
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021,SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nomeutilizador

Aquecer a casa sem extração da humidade, onde é que ela fica?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2.  # 23

Colocado por: aacc

Aquecer a casa sem extração da humidade, onde é que ela fica?
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Até que enfim alguém sensato...
  3.  # 24

Colocado por: Bricoleiro
    Até que enfim alguém sensato...
    Mas você ainda tinha dúvidas?
    Há mais de uma dúzia de posts que lhe estão a tentar explicar que a causa não é a temperatura, mas sim o elevado teor de humidade do ar, esclarecendo-o aliás logo na sequência do seu post #16...
    O que tem de fazer não é deixar de aquecer, mas sim ventilar e/ou arranjar forma de reduzir esse elevado teor de humidade.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 25

Colocado por: KduvidasHá mais de uma dúzia de posts que lhe estão a tentar explicar que a causa não é a temperatura, mas sim o elevado teor de humidade do ar, esclarecendo-o aliás logo na sequência do seu post #16...
    O que tem de fazer não é deixar de aquecer, mas sim ventilar e/ou arranjar forma de reduzir esse elevado teor de humidade.

Não tenho dúvida nenhuma. Acho que estamos em sintonias diferentes...
    Eu escrevi que NA MINHA CASA quando aqueço elevo a humidade por condensação, ainda não vi provas teóricas do contrário.
    Ventilar com quase 100% de humidade na rua é só um bocadinho estúpido, para depois ir "queimar" a humidade com aquecimento na forma de condensação.
    Essa do ventilar já é velha mas só funciona com humidade menor na rua. Não é o milagre para todos os casos.
  5.  # 26

Pois, o meu problema é exatamente esse, em dias de chuva como hoje a humidade exterior é alta, quando meto a casa a ventilar (abrir todas as janelas para fazer corrente de ar) aumento a humidade interior que é exatamente o contrário do que pretendo. Não tenho nenhum sistema de ventilação. Resta-me ventilar durante um curto período de tempo para renovar o ar, fechar tudo e utilizar desumidificador, mas na minha experiência nos últimos dias não tem sido uma solução satisfatória pois a humidade interior anda à volta dos 70% mesmo com esta estratégia, ainda longe dos 60% ideais.

Daí o tópico, podiam haver aí outros utilizadores com outras soluções, por exemplo já li que alguns tipos de plantas ajudam, mas não sei que eficácia terão.

De resto já percebi pelas opiniões que não há grande soluções milagre para esta situação
  6.  # 27

Colocado por: Anonimo16062021
    Neste momento qual é a humildade relativa do ar lá fora

Segundo o IPMA, ontem, a maior parte do território de Portugal continental teve entre 90% e 100% de humidade relativa.
  7.  # 28

Quando o tempo está de chuva além de ventilar a casa tenho de ligar o desumidificador e não desce
      IMG_20210124_100222.jpg
  8.  # 29

Quando está tempo seco basta ventilar...
      IMG_20210122_134138.jpg
  9.  # 30

E com o galo de Barcelos fica a saber quando chove.
  10.  # 31

Colocado por: nomeutilizadorO WC não tem janela, tem um extractor que estava avariado e que só arranjei agora recentemente (portanto esteve pelo menos meio ano sem funcionar). Agora sempre que se tomam banhos fica ligado e também nos minutos seguintes.

Alguma sugestão de produtos para usar na limpeza desses cantos?

Em termos de arejamento as janelas ficam abertas praticamente o dia todo em dias menos húmidos (sem chuva)

Zona de coimbra

Eu limpo com água quente, sabão e vinagre ou, quando não estou com paciência para fazer esta mistura, uso lexivia gel diluida em água. Não tenho manchas nem fungos com gravidade. Apenas no pico do inverno/chuva, e não todos, num canto da CB e num quarto, e mal se vê....
  11.  # 32

Colocado por: Bricoleiro
    Não tenho dúvida nenhuma. Acho que estamos em sintonias diferentes...
    Eu escrevi que NA MINHA CASA quando aqueço elevo a humidade por condensação, ainda não vi provas teóricas do contrário.
    Ventilar com quase 100% de humidade na rua é só um bocadinho estúpido, para depois ir "queimar" a humidade com aquecimento na forma de condensação.
    Essa do ventilar já é velha mas só funciona com humidade menor na rua. Não é o milagre para todos os casos.
    Tem de se habituar a ler até ao fim.
    É claro que não deve ventilar em condições climatéricas adversas que podem potenciar maior descompensação.
    Por isso digo “ou arranjar forma de reduzir...”, concerteza por outro meio não natural.

0.0189 seg. NEW