Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho por este meio solicitar algumas opiniões para ar condicionado do meu futuro apartamento que está atualmente em construção e ficará pronto para o Verão 2022.

    O apartamento já conta com pré instalação de ar condicionado e segundo o empreiteiro essa pré instalação esta toda ela feita para equipamentos até 12000btu (3.5Kw) sendo que é possivel ter 1 unica máquina exterior para as 4 interiores (3 quartos e sala).

    o apartamento terá piso flutuante em todas as divisoes (excepto cozinha, wc e marquise) e tectos falsos por todo o imovel.

    As dimensoes das divisões em questão são:

    quarto 1 - 24m2
    quarto 2 e 3 - 18m2
    sala - 38m2

    Segundo já andei a pesquisar para o quarto 1 deve ser um ar condicionado de 12000btu (3.5kw), para os quartos 2 e 3 pode ser de 9000btu 2.5kw, e na sala 18000btu 5kw.

    Mas como toda a pre instalação esta para 12000btu o máximo que poderei por em cada divisão será essa potencia.
    No quarto 2 e 3 sendo apenas necessario 9000btu pondero colocar na mesma maquinas de 12000btu, na minha opiniao a diferença de preço de 9000 para 12000btu é compensatória, na sala é que está o problema, tendo 38m2 e a pre instalaçao so estar para 12000btu a unica solução é nao usar a pre instalao lá presente e ter um pouco de calha com os tubos para conseguir ter uma máquina de 18000btu 5kw.

    é possivel para os 3 quartos ter 1 maquina exterior apenas, e a mesma alimentar as 3 interiores cada uma com 12000btu, ou no limite 12000+9000+9000btu?

    nao estou muito dentro de marcas, modelos e tecnologias de cada uma, mas assim que seja para avançar não queria por nada de muito fraco.

    sei que já existem ACs que fazem purificação de ar, desumificação, alguns até têm sensores de forma a detectar as pessoas e dessa forma gerem o fluxo de ar para nao ir directo pras pessoas, entre tanta outras tecnologias.

    depois sei que há gas r32 e R410, qual o melhor atual e porque?

    se me poderem dar feedbacks, agradecia e por aí iremos trocando opiniões. se houver por aqui algum expert/profissional da area que me possa esclarecer, melhor.

    cumprimentos
  2.  # 2

    já está instalada a pré instalação do ar condicionado?

    se não, mude isso para ventiloconvectores, passa água quente ou fria pela casa toda, e instala um chiller ( bomba calor ).

    1ª vantagem não tem gás refrigerante a passear pela casa, que custa entre 60 a 80 € o kg. ( no caso da bomba de calor tem uma quantidade limitada á potencia da maquina , que está fora de casa )
    2º consegue gerir a simultaneidade.
    3º ultra simplificação do sistema
    4º ainda faz aqs com a mesma máquina
    5º pode tomar partido da renovação de ar de casa
  3.  # 3

    Colocado por: mtavaresjá está instalada a pré instalação do ar condicionado?

    se não, mude isso para ventiloconvectores, passa água quente ou fria pela casa toda, e instala um chiller ( bomba calor ).

    1ª vantagem não tem gás refrigerante a passear pela casa, que custa entre 60 a 80 € o kg. ( no caso da bomba de calor tem uma quantidade limitada á potencia da maquina , que está fora de casa )
    2º consegue gerir a simultaneidade.
    3º ultra simplificação do sistema
    4º ainda faz aqs com a mesma máquina
    5º pode tomar partido da renovação de ar de casa


    bom dia amigo

    a pré instalação do AC já está feita, é um prédio em inicio de construção (setembro 2020) mas a parte da pré instalação de AC já está feita, o apartamento em si tb vai ter aquecimento a gas com radiadores essa pré instalação tb já está feita , mas já negociei com o empreiteiro para nao colocar os radiadores, pois prefiro usar AC, também existirá Painel solar
 
0.0134 seg. NEW