Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, acompanho o forum há alguns anos, e hoje venho aqui como participante ativo.
    Procuro renovar 2 a 3 divisões da casa, consoante orçamento. O objetivo é trazer mais conforto para algumas divisões da casa e, consoante o orçamento, trazer mais luz para a cozinha/sala jantar.

Fiz por discriminar com o maior detalhe possível a planta, o objetivo, e identificar as áreas afetas.
    Gostaria também de ouvir a vossa opinião sobre este plano.

Visto ser um R/C a cozinha/sala jantar recebem pouca luz, o objetivo de remover a parede 4 seria para ter mais luz nessa área e abrir mais o espaço da casa.

Parte importante do orçamento é saber o custo de mudar a canalização de uma divisão para outra (do WC1 para Divisão4), ouvir também experiências parecidas.

Anexo: 1) Planta 2) PDF com objetivos do projeto

Obrigado a todos
  2.  # 2

descrição do PDF:
    Projeto Remodelação Cozinha e WC
    Contacto: Diogo Figueiredo - [email protected]
    Objetivo principal: remodelar divisões cozinha e WC
    Piso: R/C (com pátio) acesso fácil
    Início planeado: a iniciar em Março 2021
    (1) Principais intervenções na cozinha:
    - Retirar azulejos atuais
    - Retirar pavimento atual
    - Paredes em ótimo estado, pintar
    - Aplicar novo pavimento e revestimento cerâmico
    - Nova cozinha já está planeada e escolhida (disponível para proposta de compra por vossa parte)
    (2) Principais intervenções no WC:
    - Retirar azulejos atuais
    - Retirar pavimento
    - Aplicar novo pavimento e revestimento cerâmico
    - Aplicar nova base de duche
    - Talvez melhorar ou refazer o tecto falso
    - Aproveitar a sanita e lavatório já existentes
    - Nova base chuveiro, painel fixo e cerâmica já estão escolhidos (disponível para proposta de compra
    por vossa parte)
    (3) Remover parede na sala:
    - Remover parede (ver planta Parede 3) completa ou parcial da sala
    - Retocar onde necessário
    (4) Remover parede entre Cozinha e WC1 e mudar canalização WC para divisão 4:
    - Remover a parede assinalada (Parede 4) na planta entre a cozinha e WC1
    - Garantir canalização para WC na divisão 4
    - Este item seria parecido ao (2) mas apenas a aplicação do novo material, não sendo necessário
    remover o antigo
    Orçamento A)
    - O primeiro orçamento deve incluir os itens (1) renovação cozinha, (2) renovação WC e (3) remover
    parede da sala
    Orçamento B)
    - O segundo orçamento deve incluir os itens (1) renovação cozinha, (3) remover parede da sala e (4)
    remover parede cozinha e mudança canalização e instalação do novo WC
  3.  # 3

Sinceramente... acho que deveria recorrer a ajuda profissonal.
    Concordam com este comentário: diogofff
  4.  # 4

Estou precisamente à procura de orçamentos para execução da remodelação.
  5.  # 5

Colocado por: diogofffEstou precisamente à procura de orçamentos para execução da remodelação.

Antes tem de projectar, diagnosticar o que será ou não importante/ possível de alterar/ melhorar.. dentro de um orçamento pre-definido e no contexto dessa edificação, que não é facil.
    •  
      Tyrande
    • 24 janeiro 2021 editado

# 6

Colocado por: Pedro Barradas
    Antes tem de projectar, diagnosticar o que será ou não importante/ possível de alterar/ melhorar.. dentro de um orçamento pre-definido e no contexto dessa edificação, que não é facil.

Pedro, costumo concordar consigo, mas acho que foi um bocadito maroto desta vez.

Tá bem que a coisa anda mal e tem de se "proteger" o negócio, mas diga-me..Fora a questão da parede que ele quer deitar abaixo (e ai acho muito bem que consulte um engenheiro antes de meter os presuntos) acha mesmo que seria necessário contratar alguém para"diagnosticar o que será ou não importante/possível de alterar/melhorar" neste exemplo prático?
    A maior parte das alterações aqui são meramente estéticas.

-_-

Quer me fazer parecer que ele precisa mais de um empreiteiro do que outra coisa kkr.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 7

Não faço ideia... Se pode ou não com os dados disponibilizados.

Eu não estou a vender nada.
  7.  # 8

Eu concordo com o Pedro Barradas!
    As alterações que são pretendidas não são assim tão linears! Mudar wc de sitio e deitar paredes abaixo, não é estetico!

Pelo que eu percebi, do desenho, o pretendido é:

- Fazer uma nova wc, na divisão 4, que, pelo que me parece é actualmente onde se localiza a porta de entrada.
    - Deitar a parede entre a cozinha e a WC1 abaixo
    - Deitar a parede (3) abaixo

Tendo em conta que se trata de um apartamento (certo?), não acredito que mudar as canalizações de sitio seja tarefa fácil, se é que é possível.
    E, sinceramente, essa planta, precisa de uma grande reviravolta para tornar o apartamento mais funcional!
    Se vai fazer obras, mais vale faze-las em condições e a fundo...
    Contrate um arquitecto!
  8.  # 9

Queria esclarecer que a Divisão 4 não é a entrada, dando sim acesso a um saguão.

A porta de entrada da casa fica ao lado direito da Parede 3, no inicio do Hall.
    Sobre o WC é exatamente por isso que preciso de análise e orçamento para saber se é viável mudar de localização.

Sobre a planta, faltam ainda 2 quartos do lado esquerdo, e aí sim a planta estaria completa e com mais lógica, mas para este exercício não me pareceu necessário estar a colocar aí.

Quanto ao resto, idealmente todos tínhamos um arquiteto para qualquer projeto mas não queria esticar muito o orçamento.
    Já vi vários projetos neste fórum com um objetivo parecido.
  9.  # 10

Isso é moradia ou um R/C de um predio de apartamentos?
  10.  # 11

Colocado por: Pedro Barradasdescrição do
    Piso: R/C (com pátio) acesso fácil

De acordo com esta info, presumo que se trate de um apartamento, mas posso estar equivocada...
  11.  # 12

Colocado por: diogofffQueria esclarecer que a Divisão 4 não é a entrada, dando sim acesso a um saguão.

A porta de entrada da casa fica ao lado direito da Parede 3, no inicio do Hall.
    Sobre o WC é exatamente por isso que preciso de análise e orçamento para saber se é viável mudar de localização.

Sobre a planta, faltam ainda 2 quartos do lado esquerdo, e aí sim a planta estaria completa e com mais lógica, mas para este exercício não me pareceu necessário estar a colocar aí.

Quanto ao resto, idealmente todos tínhamos um arquiteto para qualquer projeto mas não queria esticar muito o orçamento.
    Já vi vários projetos neste fórum com um objetivo parecido.

E que tal colocar toda a planta?
    Pode ser que outros olhos vejam uma perspectiva diferente e lhe possam sugerir um conceito melhor em termos de aproveitamento de espaço.
  12.  # 13

Do pouco que percebo:

A parede 3 não deve ser problema, a 4 deve.

A canalização depende das saidas provavelmente. Se a divisão ficar muito distante dos pontos de saída, pode ter que se subir o piso para ter a cadência certa na tubagem o que pode envolver mexer em outras divisões que não está a prever. Em alternativa a isso pode meter equipamento de evacuação de residuos que normalmente é usado para quem tem divisões que não estão em linha com as saidas de esgoto.

A demolição da parede tem no minimo que ser acompanhado por um engenheiro. Você sendo o R/C é a base do prédio. Não queira causar problemas a tudo que está acima de si, depois não existe seguro que o cubra sem relatórios tecnicos e profissionais que lhe garantam a segurança da estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogofff
  13.  # 14

Colocado por: LiliaM9

De acordo com esta info, presumo que se trate de um apartamento, mas posso estar equivocada...

Não reparei.. assim é mais facil responder.
    Não faça nada sem levar ai um tecnico qualificado para ver isso consigo.
  14.  # 15

Colocado por: LiliaM9 E que tal colocar toda a planta?
    Pode ser que outros olhos vejam uma perspectiva diferente e lhe possam sugerir um conceito melhor em termos de aproveitamento de espaço.

Obrigado pela sugestão, deixo aqui a planta completa, poderão surgir ideias melhores.
    Recordo que a principal desvantagem é que a casa tem menos luz no Inverno, e gostava de melhorar isso.

https://drive.google.com/file/d/1vKf8Z0klVaX5eBRkY32C4YtZd7K26uI3/view?usp=sharing

Obrigado pela ajuda até ao momento.

0.0215 seg. NEW