Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma moradia numa aldeia do Alto Minho que não tem nem esgotos nem água canalizada. A questão da água não é problema pois devido a localização privilegiada, na minha propriedade passam várias linhas de água de grande qualidade. O problema está na falta de esgotos, porque vou ter de construir uma fossa séptica na minha propriedade acontece que por mais voltas que dê vai ficar sempre muito perto de alguma das linhas de água que alimenta o meu furo. O meu engenheiro fez um projecto para a construção de uma mini ETAR, mas tenho a sensação que ele não levou em conta as linhas de água.

    A minha questão principal é: Será que mesmo com a mini ETAR não corro o risco de ficar com as linhas de água contaminadas? E que afinal as lamas residuais ficarão armazenadas no terreno, certo?

    Lia algures algo sobre esgotos ecológicos, será que se trata da mesma coisa que a mini ETAR? Se não for, tem vantagens ou os riscos são os mesmos?

    Tenho a possibilidade de adquirir um terreno florestal que fica a sensivelmente 500 metros da minha propriedade, seria legítimo, eticamente correcto e ecologicamente sustentável fazer a drenagem das águas da mini ETAR para esse mesmo terreno, a fim de não ficarem armazenadas junto as linhas de água? Não causaria problemas de poluição ambiental e dos solos nesse terreno?
    E as lamas? Poderiam ser também ai depositadas sem estar a cometer um atentado ecológico?
    Existem locais próprios para depositar essas lamas?

    Ainda há outra hipótese mas esta não sei até que ponto viável, existem à vários anos as caixas de esgotos na via publica, mas estás nunca foram activadas nem sei se iram dar a algum lado, a minha questão é, seria viável fazer a ligação do meus esgoto para o esgoto municipal e fazer depois pressão na câmara para que resolve-se o problema?

    S@fia
    • naar
    • 18 novembro 2009

     # 2

    Tem sempre a hipótese de mandar construir uma fossa estanque e depois quando estiver cheia pede aos Serviços Camarários para procederem à recolha, claro que tem custos para si e receitas para a Câmara!
  2.  # 3

    Porque não comprar uma fossa pré-fabricada estanque ? Tem menos problemas junto da ARH respectiva.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

     # 4

    Já pesquisou por fossas? Encontra algumas discussões interessantes sobre o assunto.
    • s@fia
    • 21 novembro 2009 editado

     # 5

    Colocado por: naarTem sempre a hipótese de mandar construir uma fossa estanque e depois quando estiver cheia pede aos Serviços Camarários para procederem à recolha, claro que tem custos para si e receitas para a Câmara!


    Entretanto encontrei outros topicos sobre o assunto, e pegando na citação do naar, alguém me sabe dizer qual a media de preços para a compra ou construção de uma fossa estanque ou a construção da mini-etar?

    A casa a curto e médio prazo será só para ferias e alguns fins-de-semana o que significa que nunca terá uma utilização continuada superior a 30 dias, mas a longo prazo será em principio para utilização permanente, de 2 a 4 pessoas. Perante isto qual será a melhor opção custo/qualidade ?
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 6

    Boas,

    Desaterro, fossa estanque em betão 3 x 2 x 2 (12m3), impermeabilização, separador e 3 tampas deve ficar +- por 3.500,00€

    Com esta capacidade dá para 30 dias x 4 pessoas.

    Cump.
  3.  # 7

    pode construir a fossa estanque e pedir aos serviços camararios a respectiva limpeza periodica mas existem diversos tipos de fossas septicas ecologicas:

    1- pode vazar o conteudo para o terreno longe de cursos de agua que só tem que trocar o filtro periodicamente
    2- pode vazar o conteudo filtrado para cursos de agua
    3- pode consumir o conteudo filtrado
    • naar
    • 22 novembro 2009

     # 8

    Colocado por: arq.MarcoCarriçopode construir a fossa estanque e pedir aos serviços camararios a respectiva limpeza periodica mas existem diversos tipos de fossas septicas ecologicas:

    1- pode vazar o conteudo para o terreno longe de cursos de agua que só tem que trocar o filtro periodicamente
    2- pode vazar o conteudo filtrado para cursos de agua
    3- pode consumir o conteudo filtrado


    Mas isso já não será uma fossa! será uma mini etar, ou não?
  4.  # 9

    Boa Noite
    Cara Sofia, já tem solução para o seu caso?
    Caso pretenda posso enviar mais informação e preços de fossas e etar em pré fabricado.
    Cump.
    Sezinando Lourenço
    [email protected]
  5.  # 10

    Cara s@fia,

    veja este site, de certeza que têm a solução que pretende.

    www.norgolden.pt

    Foi a solução que instalei em minha casa e diga-se que é de rápida colocação e manutenção bastante barata.
  6.  # 11

    @speedsteer,
    pode dar mais detalhes: tipo, preço....
  7.  # 12

    Cara mafgod
    poderei enviar essa informação por email se pretender
  8.  # 13

    Colocado por: mafgod@speedsteer,
    pode dar mais detalhes: tipo, preço....

    O paulocorreia tem essa informação no blog dele.
 
0.0148 seg. NEW