Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

  2.  # 2

    Colocado por: BondiOitenta mil é muita fruta....

    E vai continuar a aumentar enquanto não se tomarem medidas de fundo e não apenas cuidados paliativos.
    Fala-se na necessidade de formar técnicos. Para quê? Para imigrarem? A mudança tem que começar pelas empresas.
    Penalizar fortemente as empresas não cumpridoras.
    Criar mecanismos e politicas para que as empresas tenham uma verdadeira gestão e não navegação à vista.
    Fomentar e apoiar as empresas verdadeiramente produtivas.
    sò uma empresa verdadeiramente produtiva tem capacidade de pagar melhores salários.
    Se houverem melhores salários a procura pela formação vai acontecer e com isso o aumento de profissionais disponiveis.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 3

    É necessária especialização, e isso acarreta melhores salários.
    A questão é que na base da construção isso não acontece, existe precariedade que na sua maioria só é aceite por colaboradores com formação deficiente ou por mão de obra estrangeira (muitas das vezes a roçar o limite da ilegalidade).

    Em função disto criou-se uma visão depreciativa sobre a classe que só vai trabalhar para a construção quando não existe alternativa.
  4.  # 4

    Fazer uma análise destas numa altura de incerteza é obra...alguém sabe como vai ficar a economia portuguesa e mundial? As obras em pipeline vão mesmo avançar em Portugal e noutros países da Europa? Até a bazuca parece encravada...

    Uma coisa é certa, os salários em PT só vão subir se subir a produtividade. As poucas obras que participei nos últimos tempos, 80% dos trabalhadores vinha de Espanha, os salários deles são por volta de 2000€/ mês, mesmo assim ganham obras às empresas portuguesas, como? Planeamento ao detalhe (utilização do Last Planner System), muito foco na produtividade, qualquer desperdício de tempo é eliminado. É um mindset muito diferente do que vemos por cá. Ali ninguém gosta (nem andam ali à procura) de trabalhos a mais, de alterações, etc. É fazer o que está planeado e siga para outra obra, é assim que se ganha dinheiro. Outra coisa que noto, é que são equipas pequenas mas com muito material de apoio e de qualidade. Muita pré-fabricação.
    Concordam com este comentário: AMVP
  5.  # 5

    Colocado por: RUIOLIos salários deles são por volta de 2000€/ mês
    Por esse ordenado em 8 horas por dia + os direitos todos, todos os dias a casa acho que venho pregar pregos para PT
  6.  # 6

    Existem cursos profissionais para as várias especialidades dentro da construção ou é tudo através da escola da vida?
    Exceptuando Arquitectos, Engenheiros e Electricistas é preciso ter algum tipo de credenciais?
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaExistem cursos profissionais para as várias especialidades dentro da construção

    Existem, ainda que a prática é fundamental

    Colocado por: PalhavaExceptuando Arquitectos, Engenheiros e Electricistas é preciso ter algum tipo de credenciais?

    Sim, em alguma áreas.
    Mesmo aquelas que não é preciso, a formação e o querer saber sempre mais é fundamental.
    A politica do faço assim há 20 anos é o grande cancro deste setor, a começar pelo técnicos de projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 8

    Quem é novo e competente vai para fora, por ca ficam os velhos e quem se vai desenrascando, onde trabalho a media de idade deve andar acima dos 55 anos
    Concordam com este comentário: Canos
  9.  # 9

    Quando trabalhava em PT por 1000€ líquidos eu nem ligava ao planeamento nem ao mindset (que já agora em português se escreve "mentalidade").

    O tuga ainda está muito longe de ganhar dinheiro. O lema é falar mal do colega e fazer mais rápido e barato do que o outro apenas para dizer que tem trabalho.

    Já agora, tenho 45 e estou em USA neste momento (desde que estouro a pandemia tive que ficar por cá). Trabalho com lentes de alta precisão, e mais não digo.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaExistem, ainda que a prática é fundamental


    Tirando algumas profissões especificas, as restantes a formação é ser servente numa obra, pedreiro na outra, na seguinte encarregado, depois de 5 obras como encarregado é diretor de produção ou empresário :)

    Uma coisa que gosto em Espanha, é que os trabalhadores para exercer têm de fazer um curso de formação para a profissão, com reciclagem periódica e no conteúdo programático já está a parte da segurança, depois em função das profissões podem ter de frequentar cursos específicos por exemplo para operação de plataformas elevatórias, etc. A formação base da profissão, de segurança e especificas estão tabeladas (conteúdo programático, carga horária e entidades formadoras autorizadas), definidas pelo governo, representantes dos patrões e sindicatos, tudo super organizado. Por isso é que são mais produtivos, logo ganham muito mais.
  11.  # 11

    Colocado por: RUIOLIfazer um curso de formação para a profissão
    Para inglês ver
  12.  # 12

    Colocado por: DR1982Para inglês ver

    Não pode ser esta mentalidade.
    Nem a de quem vai frequentar os cursos nem de quem os promove.
    Um curso de formação nem sempre é para aquisição e conhecimentos mas sim para troca de experiências.
    Por exemplo na área da segurança, infelizmente a grande maioria dos técnicos desta área não percebe um rabo de obras.
    Muita vezes temos analise de riscos e FPS que são autênticos atestados de estupidez.
    O trabalho x executado pelo Manel é completamente diferente do mesmo trabalho executado pelo Jaquim.
    As condições de segurança que tenho que acautelar para um são diferentes das que tenho que acautelar para outro.
    Os cursos e formação servem para isso, para ter consciências que existem realidades diferentes da minha, para aprender com a realidade dos outros, ara transmitir a minha experiência e a minha realidade.
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvapara aprender com a realidade dos outros, ara transmitir a minha experiência e a minha realidade.

    Exacto, para depois o Jaquim ir lá aprender com as suas experiência e ir fazer mais barato. Por exemplo instalar um AC por 150€ a 200km de casa dele. (https://forumdacasa.com/discussion/76148/1/tecnico-de-instalacao-de-ac/)

    O que falta é isto:
    Colocado por: RUIOLIsindicatos, tudo super organizado
  14.  # 14

    Colocado por: CanosO que falta é isto:

    Conheço alguma realidade dos sindicatos, infelizmente são tudo menos organizações defensoras dos trabalhadores. Mas isso é outra questão.
    O que falta é responsabilização e penalização, é inadmissível um trabalhador que em Espanha ou noutro pais qualquer não entra no estaleiro sem capacete, em Portugal ser um Tarzan dos andaimes e e ainda se gabar que se fosse lá fora já tinha sido despedido
    Concordam com este comentário: Olim
  15.  # 15

    É inadmissível um arquiteto fazer um projeto de 450K quando sabe que o DO só tem 150K
    É inadmissível um engenheiro fazer um projeto de térmica pelo mínimo e depois em obra o DO pode fazer melhor
    É inadmissível um DT ganhar 150€ por mês para assumir a responsabilidade de uma obra que nem sabe onde é
    É inadmissível um CS deixar uma caixa de elevador aberta e só encontraram um homem lá morto passado quase meio dia de trabalho (sim, aconteceu a semana passada)
    É inadmissível um empreiteiro adjudicar uma obra com projetos CE MQ e o diabo a sete e depois fazer a obra como sempre fez há 20 anos
    É inadmissível um trabalhador recusar-se a cumprir regras de segurança e/ou EPI e não ser posto fora do estaleiro no imediato

    É inadmissível que isto aconteça todos os dias e ninguém seja responsabilizado
    Concordam com este comentário: barbeiro, Vítor Magalhães, luisms, Olim, ricardo.rodrigues
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Não pode ser esta mentalidade.
    Nem a de quem vai frequentar os cursos nem de quem os promove.
    Um curso de formação nem sempre é para aquisição e conhecimentos mas sim para troca de experiências.
    Por exemplo na área da segurança, infelizmente a grande maioria dos técnicos desta área não percebe um rabo de obras.
    Muita vezes temos analise de riscos e FPS que são autênticos atestados de estupidez.
    O trabalho x executado pelo Manel é completamente diferente do mesmo trabalho executado pelo Jaquim.
    As condições de segurança que tenho que acautelar para um são diferentes das que tenho que acautelar para outro.
    Os cursos e formação servem para isso, para ter consciências que existem realidades diferentes da minha, para aprender com a realidade dos outros, ara transmitir a minha experiência e a minha realidade.
    Estou de acordo, mas essas formações sao na maior parte das cezes uma treta, naonse aprende nada, a única formação onde vi realmente o pessoal interessado foi para a Vinci, onde no fim tinhamos mesmo um teste e quem nao passava nao tinha o passaporte para trabalhar na empresa, tudo o resto foram formações em que se passam la umas horas e no fim tudo passa
  17.  # 17

    Por experiência própria como DO sei que os projectos de especialidades foram feitos sem nunca se terem dirigido ao local.
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaÉ inadmissível um arquiteto fazer um projeto de 450K quando sabe que o DO só tem 150K
    É inadmissível um engenheiro fazer um projeto de térmica pelo mínimo e depois em obra o DO pode fazer melhor
    É inadmissível um DT ganhar 150€ por mês para assumir a responsabilidade de uma obra que nem sabe onde é
    É inadmissível um CS deixar uma caixa de elevador aberta e só encontraram um homem lá morto passado quase meio dia de trabalho (sim, aconteceu a semana passada)
    É inadmissível um empreiteiro adjudicar uma obra com projetos CE MQ e o diabo a sete e depois fazer a obra como sempre fez há 20 anos
    É inadmissível um trabalhador recusar-se a cumprir regras de segurança e/ou EPI e não ser posto fora do estaleiro no imediato

    É inadmissível que isto aconteça todos os dias e ninguém seja responsabilizado


    Falta união e ajuda entre as classes. Não existe tabelas nem regras para se seguir. Os tribunais demoram anos a fechar processos. A polícia cada vez tem menos defende as leis (são chamados e nada fazem). O povo não sabe quais são as suas regras (direitos e deveres). Basta ver os tópicos sobre barulhos de vizinhos para ter uma pequena ideia que a lei portuguesa é algo que poucos sabem. E os que sabem por norma aproveitam para usufruir dos esquemas (estou a generalizar pessoal) Mas não ando muito longe da realidade.

    Em relação ao trabalhador que morreu. Temos pena! Afinal de contas ele nada vale..... haaaa, não me digam que ficaram chateados com esta frase! Vão agora dizer que ele vale de alguma coisa?? É que se vale de alguma coisa gostava de ver culpados, ordens dos engenheiros a pronunciarem-se sobre este caso e serem lançadas novas medidas preventivas para que situações destas não se repitam.
    Mas o tuga gosta muito de dizer que se importa mas assobia para o lado (mais uma vez estou a generalizar. Mas não ando muito longe da realidade. Pois nada muda).
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 19

    Não sei se as formações são uma treta em Espanha, uma coisa sei, quando os trabalhadores vêm ter comigo trazem uma solução para eu validar, sempre muito ponderada e quase sempre certa. Quando são empreiteiros daqui, só me trazem problemas, nada de soluções, ou então soluções do tipo "já faço assim à 30 anos" (isto só mostra que não tiveram formação entretanto, para evoluírem).

    Nestas equipas espanholas há alguns trabalhadores portugueses, são muito bem vistos e elogiados pelos patrões e colegas, portanto o problema não está na nacionalidade que vem no CC.

    Acho que é como o Canos diz, uma questão de mentalidade e essa só se muda com formação/informação de qualidade.

    Colocado por: DR1982Estou de acordo, mas essas formações sao na maior parte das cezes uma treta, naonse aprende nada, a única formação onde vi realmente o pessoal interessado foi para a Vinci, onde no fim tinhamos mesmo um teste e quem nao passava nao tinha o passaporte para trabalhar na empresa, tudo o resto foram formações em que se passam la umas horas e no fim tudo passa


    Já dei muita formação, sei bem que há por lá muita malta para passar o tempo e repousar o corpinho e o cérebro. Depois há outros que aproveitam para tocar ideias com o formador e com os colegas, lá está, é uma questão de mentalidade.

    Acho que dá para perceber que os melhores profissionais que andam por aqui no FdC têm muita formação aliada à experiência, aliás, uma alimenta a outra...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  20.  # 20

    O problema não está nos trabalhadores, está na gestão.
    Certamente que um trabalhador que em Espanha ou noutro pais for apanhado a infringir uma regra de segurança para a qual já teve formação é penalizado e bem penalizado.
    Em Portugal se eu disser que o gajo tem que usar asnêz porque já lhe foi dada formação para isso, ainda sou gozado.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Canos
 
0.0226 seg. NEW