comprei recentemente uma moradia para remodelar e estou com algumas duvidas sobre como remodelar/reparar/substituir o telhado. O telhado como podem ver é em madeira e parece estar em bom estado, e esta apoiado numa placa com vigas de cimento.
Vou mudar janelas, aplicar capoto etc...portanto também quero investir no telhado.
Pensei nas seguintes opções:
-retirar toda e estrutura e fazer um telhado em estilo moderno portanto plano -retirar toda a telha existente, colocar sub-telha, isolamento e trocar os barrotes que estejam estragados (a telha não sei se manter esta??) -fazer um telhado exatamente igual com uma estrutura em madeira o aço leve colocando sempre sub-telha e isolamento.
Pretendo obter a melhor qualidade/preço portanto é indiferente o estilo...pode ficar assim como plano, a coisa mais importante é obter um bom isolamento gastando o menos possível.
Acham que o telhado esta em boas condições e pode-se recuperar?
Quais seriam os vários custos para obter um telhado bem isolado com estas opções? (matérias, mão de obra, licenças etc)
Se pretende obter a melhor qualidade/preço, esqueça o alterar o telhado para plano, que para além de ser um atentado ao bom gosto, necessita de projecto e autorização da câmara.
Para escolher entre as outras 2 opções, tem que levar aí alguém que perceba do assunto para lhe analisar o telhado. Se a estrutura estiver em bom estado basta aplicar o isolamento e substituir a telha. Se for preciso substituir uma grande parte da estrutura existente, secalhar fica mais barato fazer tudo de novo.
Pela internet, e apenas com 2 fotos é impossível fazer essa análise.
Depende muito do que quiser/puder gastar... Idealmente, parece-me que o melhor seria refazer o telhado, começando por retirar a telha, colocar isolamento e subtelha e depois repor a telha novamente. Se quiser gastar menos e se o telhado está em bom estado, coloque apenas isolamento pelo interior. Se o sótão não for para usar, pode colocar apenas colocar lã de rocha sobre a placa e fica isolado.
O mais barato é colocar isolamento em cima do teto. Se quiser condicionar o espaço interno do telhado, o maior desafio é fechar todas as lacunas. Não pode haver nenhum vento soprando.