Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Saudações,

Já sigo este fórum a algum tempo e tem-me sido útil muita informação aqui presente, mas hoje vejo-me na necessidade de vos expor a minha situação.
    Vou tentar ser o mais claro e explicito possível.
    Comprei casa (moradia térrea com aproveitamento de sótão para arrumos) em Novembro, é uma casa de 1936 renovada em 2010 (pelo antigo proprietário), não sei até que ponto esta remodelação foi bem feita.
    Chão todo em cerâmica, GELADO, numa divisão ha agua que surge no chão e paredes.
    As paredes são GELADAS ao toque, a casa é extremamente húmida, de tal forma que os armários tem bolor nas costas, as roupas ao vestir parecem húmidas, é horrível, não têm qualquer tipo de isolamento.
    Muita condensação nas janelas há noite apesar de serem de vidro duplo, mas julgo que não têm qualquer corte térmico, bem como nas portas. Na semana passada que o frio apertou mais (-2º) em alguns dias a porta parecia que tinha sido lavada a mangueirada.
    O telhado não foi renovado, pelo que ainda é um telhado em telha com ripas e barrotes de madeira, algumas ripas já podres e telhas já a desfazerem-se também, passa muito vento por elas.
    Não sei bem por onde começar e quais as melhores opções.
    Não consigo aquecer a casa porque ao fim de minutos depois de desligar os aquecedores a casa volta ao gelo habitual, agora ronda os 14/15º na semana passada os 11 na melhor das hipóteses.
    Tive uma visita de um comercial da murprotec aconselhou-me uma act como já aqui foi falado, e a maioria das opiniões são negativas.
    Estava a pensar começar pelo telhado? Estrutura de aço leve e telha sanduiche isolada, e depois quando tivesse mais verba capoto.

Desde ja obrigado.
  2.  # 2

Esqueça a murprotec fuja disso!

Comece pelo telhado mas não faça nada invasivo.

Chame aí uma empresa a sério e refaça em madeira e telha e esqueça a sanduíche.

Deixe isso para meter presunto e queijo..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mario Pimenta
    •  
      GMCQ
    • 25 janeiro 2021

# 3

Ouvi a publicidade dessa malta na rádio, a aérea de atuação deles é relacionada com humidades, inclusive têm um site onde podemos ter um diagostico online... Só têm duas soluções, como é óbvio são aldrabaveis, e basicamente respondem ao mesmo para as várias patologias. Mas avisam que será sempre necessário uma visita técnica à fim de confirmarem as patologias.
  3.  # 4

Mário, então com tantos casos parecidos que por aqui andam, como é que foi comprar uma casa com mais de 80 anos sem exigir saber ao pormenor o tipo de remodelação que tinha sido feita há 10 anos.
    Essas patologias todas que refere não aparecem de repente em 2 meses...!!
    A principal cag*da já fez. Agora, faça o que fizer não assucate, senão nunca mais endireita.
    O filme é tão tenebroso que para ter algumas opiniões minimamente objetivas, aconselho-o a postar aqui bastantes fotos.
    Concordam com este comentário: Mario Pimenta
  4.  # 5

Colocado por: KduvidasMário, então com tantos casos parecidos que por aqui andam, como é que foi comprar uma casa com mais de 80 anos sem exigir saber ao pormenor o tipo de remodelação que tinha sido feita há 10 anos.
    Essas patologias todas que refere não aparecem de repente em 2 meses...!!
    A principal cag*da já fez. Agora, faça o que fizer não assucate, senão nunca mais endireita.
    O filme é tão tenebroso que para ter algumas opiniões minimamente objetivas, aconselho-o a postar aqui bastantes fotos.
    Concordam com este comentário:Mario Pimenta

Olá Kduvidas, teve que ser, por motivos de força maior tive de comprar casa e deixar as casas alugadas,o que também era um objectivo meu.
    Mas como a maior parte da minha geração (85) o simples facto de a ter conseguido comprar já é uma vitória :)
    Dentro do meu orçamento esta foi talvez a melhor escolha, agora tenho de ir resolvendo, só não queria era gastar dinheiro 2x,e fazer bem a primeira, tal como aconselha.
    Em relação às obras de remodelação, não tive hipótese de saber o que foi feito.
    Vou anexar fotos.
    Obrigado Kduvidas, gosto das suas intervenções.
    Você sente-se mais a vontade com interiores, partilha da opinião do RicardoPorto em relação ao telhado?
  5.  # 6

Mário, percebo a situação e admiro que queira fazer as coisas bem feitas e não andar a gastar dinheiro à toa.
    Como tem de começar por algum lado, basicamente acho que deve ser pelo telhado e sim, concordo com o Ricardo que deve reformar e reforçar sem partir para soluções que exijam alterações estruturais.
    Se tiver de substituir todo o ripado, seria acertado aplicar um revestimento de onduline no travejamento.

As soluções chave na mão como aquela que refere não conheço pessoalmente mas daquilo que tenho ouvido tem alguma carga de charlatanice e provavelmente custar-lhe-ão bastante mais do que o serviço feito por uma empresa capaz mas com outro posicionamento no mercado.
  6.  # 7

em que zona é a casa?
  7.  # 8

Colocado por: fernandoFerreiraem que zona é a casa?

A casa e no concelho de Santarém FernandoFerreira
  8.  # 9

Renove o telhado, mantendo a telha ceramica e opte por uma solução com subtelha e isolamento aderido. Paredes, assim de cor o mais obvio pode passar por isolamento térmico pelo exterior (ETICS), mas lembre-se que por muito que isole se não ventilar vai viver dentro de um saco plástico.
  9.  # 10

Segue foto do sotão, algumas telhas a desfazerem-se e algumas rachadelas que existem pelo chão do sotão
      IMG-20210126-WA0016.jpg
      IMG-20210126-WA0015.jpg
      IMG-20210126-WA0014.jpg
  10.  # 11

Nestas, o estado de algumas ripas (podres) telhas desalinhadas onde se vê o exterior e por fim o que me parece ser uma inflitraçao provavelmente devido a mau isolamento. Ali corre uma caleira, mas não me pareceu estar entupida.
      IMG-20210126-WA0019.jpg
      IMG-20210126-WA0018.jpg
      IMG-20210126-WA0017.jpg
  11.  # 12

A telha e melhor por permitir a respiração da casa?
    Eu estou/estava inclinado para uma estrutura de aço leve para aligeirar o peso nas paredes (devido a algumas fissuras que esta tem e evitar o problema de ripas podres/empenadas.
    E a telha sanduiche para ter um bom isolamento térmico. A parte da ventilação iria a fazer de forma mecânica.
    Ainda agora aqui esteve um serralheiro/construtor e disse que era uma boa solução.
    Mas obviamente também quer é ganhar o dele. Pode não ser o melhor conselho.
    Kduvidas o onduline parece ser uma excelente opção, ainda nao conhecia, principalmente porque é muito mais barato do que a tal sanduiche.
    Não estou e a encontrar quem trabalhe com ela :)
    Basicamente isto leva as ripas tal como tem agora, por cima leva estas placas e depois as telhas?
    •  
      aacc
    • 26 janeiro 2021

# 13

A onduline não é para substituir a telha / painel sandwish, funciona apenas como subtelha
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Kduvidas
  12.  # 14

Colocado por: Vítor MagalhãesRenove o telhado, mantendo a telha ceramica e opte por uma solução com subtelha e isolamento aderido. Paredes, assim de cor o mais obvio pode passar por isolamento térmico pelo exterior (ETICS), mas lembre-se que por muito que isole se não ventilar vai viver dentro de um saco plástico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mario Pimenta

Boa noite Vitor, então também concorda com o Kduvidas. Ok, obrigado vou tentar obter orçamentos para reparação do telhado, embora tenha que ser tudo novo pq como se pode ver pelas fotos tantos as vigas como as telhas já estão acabadinhas.
    Estrutura em aço ou madeira? A de aço deve ser mais leve e duradoura certo?

0.0173 seg. NEW