Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Precisava de um aconselhamento técnico.

    Tenho uma moradia e um anexo no mesmo terreno (também funciona como habitação). Em termos de electricidade penso que não vou ter problemas no funcionamento em simultâneo, com o aumento de potência.

    Relativamente à água, apenas tenho um contador para abastecer as duas casas. A tubagem dentro do terreno está feita com tubo pead 25mm, em que para o anexo tem que percorrer mais de 40 metros e para a casa cerca de 30.

    A questão é que tenho receio que a pressão seja insuficiente para alimentar duas cozinhas, dois wc's, dois esquentadores, etc.

    Não sei o que é mais aconselhável fazer. Reduzir o diâmetro da tubagem (dentro do terreno), ou pedir um novo contador.

    A tubagem dentro de casa é PPR 20.
  2.  # 2



    Pelo que percebo o contador tem só 15mm de calibre. Será esse o problema? Se calhar aumentando para 25mm resolvo a situação.

    Não liguem à caixa, isso ainda vai ser tudo arranjado.
  3.  # 3

    Ja sabe qual é a pressão no ponto mais desfavorável?
    Isso que está aí não deve ter problema.... MAs lá está depende da pressão da agua na rede.
    Se pedir para aumentar o calibre do contador, vai pagar mais taxas...
  4.  # 4

    Se pretende reduzir a perda de carga ao longo desses 40 m de comprimento tem que aumentar o diâmetro da tubagem e não diminuir (quanto menor fôr o diâmetro maior é a perda de carga por metro de extensão e menor será a pressão que terá nos aparelhos mais afastados da origem da rede). Esta solução permite-lhe ganhar entre 2 a 4 m.c.a. (tendo em conta os 40m) que poderá ser suficiente mas é bastante pouco para a intervenção que teria de realizar.

    Pode também colocar um pressostato (vulgo balão pressurizador) que lhe permite aumentar a pressão a partir de qualquer ponto da rede.
  5.  # 5

    Colocado por: helder121Pode também colocar um pressostato (vulgo balão pressurizador) que lhe permite aumentar a pressão a partir de qualquer ponto da rede.

    Deve ser o melhor
  6.  # 6

    No entanto, um tubo de PEAD com 25mm para abastecer "2 moradias" é manifestamente pouco (em termos de caudal), deveria colocar pelo menos um de 32mm
  7.  # 7



    https://i.postimg.cc/PX8WYT94/esquema1actual.png

    Esta é a disposição actual. Claramente mal dimensionada agora que começo a pesquisar sobre isto.

    ---



    https://i.postimg.cc/FF5jxwQQ/esquema2projeto.png

    A solução que pensei.


    Algumas notas. O Pressostato não é muito viável porque não tenho sítio para colocar o balão.
    Tenho a tubagem toda enterrada por fora (PEAD 25mm), alterar para 32mm ia dar uma enorme trabalheira...

    Acham que o contador tem que ser 32? Carreguem no link para ver melhor.
    •  
      aacc
    • 26 janeiro 2021

     # 8

    Se a pressão da rede não for "miserável", tubos de 25mm ou seja 3/4 de polegada, dá perfeitamente.
  8.  # 9

    Ligue para os serviços na sua zona e pergunte qual a pressão disponível no local.

    Ou então instala um manómetro de pressão a seguir ao contador e fica logo a saber.

    Deveria ter 3bar
  9.  # 10

    O técnico dos serviços veio ao local. Diz que a pressão na zona deve rondar os 4bar.

    Sugeriu mudar o contador para 20 e se for insuficiente 25, mas estou tentado mudar já para 25.
 
0.0138 seg. NEW