Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a tentar perceber se consigo saber se a marquise tenho num apartamento que comprei a pouco tempo está efectivamente legal ou não. Na biblioteca da camera municipal não aparece registo da marquise... Mas posso ter visto algo mal.

    Na Cardeneta predial, tenho Area bruta dependente 0m2. Se fosse considerada uma varanda aberta, não teria de ter ali algum valor? E na Area bruta privativa tenho 74m2, que ao medir no local, parece incluir a marquise.

    Será que posso concluir que está legal?
    • RCF
    • 26 janeiro 2021

     # 2

    Colocado por: rpimpaoSerá que posso concluir que está legal?

    por isto, pode indiciar estar legal.
    Colocado por: rpimpaoNa Cardeneta predial, tenho Area bruta dependente 0m2. Se fosse considerada uma varanda aberta, não teria de ter ali algum valor? E na Area bruta privativa tenho 74m2, que ao medir no local, parece incluir a marquise.

    Mas, confirme o processo na área de urbanismo da Câmara Municipal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  2.  # 3

    Colocado por: RCF
    por isto, pode indiciar estar legal.

    Mas, confirme o processo na área de urbanismo da Câmara Municipal

    Já tentei, indicaram-me para ir ver os registos na biblioteca da CM do prédio em questão, mas não me parece ter lá nada que indique isso. Será que fui ao sitio errado? É que na caderneta não encontro nenhum valor que seja da marquise/varanda. Até o terraço está noutra parte e a medição está correctissima.
  3.  # 4

    As varandas não são área dependente. São área privativa.
    Se consultou o processo de urbanismo no Arquivo Municipal e não encontrou, é porque não está licenciado.
  4.  # 5

    Colocado por: ADROatelierAs varandas não são área dependente. São área privativa.
    Se consultou o processo de urbanismo no Arquivo Municipal e não encontrou, é porque não está licenciado.


    Se visitarmos este site indica o contrário pelo que consegui entender:
    https://www.equiparosa.pt/blog-imobiliario/165/area-bruta-de-construcao-util-privativa-e-dependente-o-que-sao-

    Será que estou a ler bem?

    Varandas fechadas ou “marquisadas”

    São áreas com utilização idêntica à da fracção, logo área bruta privativa.



    Varandas cobertas, mas abertas

    São áreas acessórias com utilização diferente da fracção, logo área bruta dependente.
  5.  # 6

    as areas do IMI, em nada LHE DIZEM SE ESTÁ ou NÃO LEGAL ...
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasas areas do IMI, em nada LHE DIZEM SE ESTÁ ou NÃO LEGAL ...


    Ok, é que está a ser super complicado entender se está ou não.
  7.  # 8

    em 99,9% dos casos não estão.

    Diga-me uma coisa.
    No predio, todos tem marquise? as marquises são todas idênticas?
    Já perguntou aos vizinhos se as marquises sãoo originais do predio, ou foram instaladas à posterióri?
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasem 99,9% dos casos não estão.

    Diga-me uma coisa.
    No predio, todos tem marquise? as marquises são todas idênticas?
    Já perguntou aos vizinhos se as marquises sãoo originais do predio, ou foram instaladas à posterióri?


    Todos têm marquises identicas (diria até, iguais) a tardoz, cor e tudo. Vizinhos... Ainda não perguntei, infelizmente não consegui ainda lá ir perguntar.
  9.  # 10

    Colocado por: rpimpaoTodos têm marquises identicas (diria até, iguais) a tardoz, cor e tudo.

    -então deixe-se estar sossegado. e desfrute do imóvel.
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    -então deixe-se estar sossegado. e desfrute do imóvel.


    A Marquise faz parte da casa e vou fazer um investimento na marquise em termos de moveis para dar suporte à cozinha e pretendo colocar janelas na marquise novas, A+. Pelo que gostaria de saber se estava legal ou não, imagine que faço um investimento destes e depois vai tudo para o lixo...

    Já vi que é uma complicação só para entender se a marquise está legal ou não. Não se entende nada, é sempre tudo uma grande confusão com a CM... Triteza.
  11.  # 12

    Colocado por: rpimpaopretendo colocar janelas na marquise novas, A+

    Pelo programa do governo!?esqueça isso, deve já estar tudo esgotado.
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pelo programa do governo!?esqueça isso, deve já estar tudo esgotado.


    Nem toda a gente que coloca janelas A+ pretende apenas tentar ir pelo apoio do governo... calma, antes do Governo já se metia janelas A+ Pedro!!! :)
  13.  # 14

    Bem sei.. mas isso do A+, ou coisa que o valha, é tudo grande treta.
    Instale material adequado à sua situação ( não esquecer do tipo de vidro e também se necessita ou pode instalar protecção solar)... não se esqueça de verificar as pontes termicas e outros pormenores da restante envolvente dessa marquise...


    NOTA. mudar a aparência da marquise é que lhe pode dar problemas... de resto. não estou a ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  14.  # 15

    Colocado por: rpimpaoPelo que gostaria de saber se estava legal ou não
    o mais certo ´e nao estar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Colocado por: rpimpaoNa biblioteca da camera municipal não aparece registo da marquise... Mas posso ter visto algo mal.

    Na biblioteca!? foi consultar o processo de obras no arquivo municipal? viu as telas Finais do predio?
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Na biblioteca!? foi consultar o processo de obras no arquivo municipal? viu as telas Finais do predio?


    Eles chamam arquivo municipal e biblioteca, não me pergunte porquê. :)
    Fui consultar, mas os ficheiros são tão antigos (prédio de 1930), não se entende nada do que está escrito a mão... Tirei fotos até de todo o processo e não se entende nadinha do que as pessoas escreveram. Mas não encontro nada relacionado com uma marquise...
  17.  # 18

    Então as marquises, sao daquelas aos quadradinhos em aço?
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasEntão as marquises, sao daquelas aos quadradinhos em aço?


    Não, são de aluminio com bandeira.
  19.  # 20

    Colocado por: rpimpaoNão, são de aluminio com bandeira.

    Então será certo que estão ilegais... Altere, mude, e não se chateie muito com legalizações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
 
0.0212 seg. NEW