Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Descobri muito recentemente este Fórum, o que me deixa com muita pena, pois ter-me-ia dado muito jeito no passado.

    O que me fez criar esta discussão é que pretendo instalar ar condicionado em minha casa. Para a sala (16m² que conecta com corredor e zona de refeições sem porta convencional) e dois quartos (10 e 12 m²). Tenho 4 propostas:

    - Mitsubishi: 1 un multisplit 21000 BTU + 3 un interiores de 9000BTU - 2950 euros

    - Bosch: 1 un multisplit 27000 BTU + 3 un interiores de 9000BTU - 2800 euros

    - Haice: 1 un multisplit 21000 BTU + 2 un interiores de 9000BTU e 1 un de 12000BTU - 2650 euros

    - Haier: 1 un multisplit 36000 BTU + 2 de 9000 e 1 de 18000 - 2800 euros

    Tudo com instalação e IVA incluido.

    Parece-me que a instalação não é das mais simples porque têm que se passar tubos de uma ponta para a outra do apartamento porque a unidade exterior só pode ficar numa das fachadas.

    O aluguer da máquina elevatória para o exterior fica por minha conta, mas o custo não é significativo.

    É a primeira vez que adquiro este tipo de equipamento e já fiz alguma pesquisa, mas gostaria de ter uma opinião mais fundamentada.

    Já agora, alguém sabe onde está definido o critério para candidatura ao fundo ambiental deste tipo de equipamento?

    Obrigado.
  2.  # 2

    a proposta da Mitsubishi... MAs de que modelos estamos a falar.
    Nos quartos 9000BTU, aprece-me excessivo. na zona ampla, meteria de 12000BTU

    Qual a zona do pais?
    que tipo de apartamento é? é ultimo piso? tem muitos envidraçados? tem protecç~eos solares exteriores, orientação solar dos envidraçados??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José da Silva
  3.  # 3

    Os modelos da Mitsubishi são:

    Série SMART SKM-ZSP-W / Unidade interior mural (SKM20ZSP-W) Potência 2,0/3,0 kW – 9000 bTUS
    SCM/Uds. Exteriores Multi-Split (3x1) Inverter Bomba de calor (SCM50ZS-W) Potência 5,0/6,0 kW – 21000 bTUS

    Acha que 7000 em cada quarto chegava?

    Tenho janelas de aluminio com rotura térmica, excepto num dos quartos. Mas tenho estores novos, daqueles de alumínio também e com espuma por dentro das varas da esteira.

    É um 2º andar, ainda tenho um andar por cima.

    Isto é em Évora, numa meia encosta. O meu apartamento tem orientação a Sul. De Verão pode aquecer bastante, mas é nessa fachada que tenho as janelas com rotura. Ainda assim a área de vidros é reduzida.

    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 4

    Colocado por: José da SilvaAcha que 7000 em cada quarto chegava?

    Concerteza que sim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José da Silva
  5.  # 5

    Obrigado Pedro Barradas.

    Segundo o que me explicaram a redução da capacidade das unidades interiores não faz muita diferença no valor.

    Mas será que arrisco muito em pedir uma revisão do orçamento para um redimensionamento das unidades do quartos para 7000BTU e consequentemente da unidade exterior?
  6.  # 6

    tem é de meter um de 12000 BTU na sala/ restante... e passa os dos quartos para 7000.
    Veja qual a eficiencia dos de 7000 face os de 9000?
    Se calhar não tem de mexer na maquina exterior, não sei...
    Compare as caracteristicas das máquinas interiores... ruido, EER/ COP, etc.
  7.  # 7

    HAvendo apenas tubabem pre-instalada de 3/8 - 1/4, em toda a habitacao... é uma grande "merdonga" se tivermos por exemplo uma sala+cozinha de 50m2 (open space) com espaço para ligar 2 maquinas interiores e mais 3 quartos?!
 
0.0133 seg. NEW