Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: CarlosGomes10

Em Portugal, claro!!
    Se todos os proprietários têm os terrenos limpos conforme a legislação obriga, é estranho.
    Se não têm, abençoado edil que mandou executar o serviço fazendo cumprir a lei. O qual obviamente tem de ser pago.
    É pouco crível que estejam a atuar sem base legal, mas...

Quanto às obrigações e seu cumprimento, os donos dos terrenos têm de se consciencializar que é para cumprir, ponto!
    Podem, podem. Fazem, fazem. Não podem nem fazem, haja quem mande fazer e quem faça, com as respectivas custas a cargo do proprietário.
  2.  # 42

Colocado por: KduvidasSe não têm, abençoado edil que mandou executar o serviço fazendo cumprir a lei.
    sabe qual o prazo para limpeza? nesta altura nao existe qq justificação para o sucedido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 43

Colocado por: KduvidasSe não têm, abençoado edil que mandou executar o serviço fazendo cumprir a lei.

Como é que sabe que foi o edil que mandou limpar?
  4.  # 44

Colocado por: ptugaA falar com conhecimento de causa e ajudando a desmistificar o assunto.
    Existem 2 principais possibilidades para uma intervenção do género.

1 - As faixas de gestão de combustível em redor da rede viária. Neste caso e em cada concelho de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios,são definidas todos anos determinadas vias a intervencionar. A intervenção consiste na faixa de 10m para cada lado da via. Esta limpeza geralmente é realizada a partir de março. Os proprietários não são notificados, apenas existe um edital publico.

2 - 50m em redor das edificações. Neste caso as câmaras intervém no decorrer de um processo contra-ordenação levantado pela GNR e que os proprietários vão ter de pagar (o auto é enviado pela GNR). Os municípios apenas tramitam o processo administrativo, notificam o proprietário e em caso de reiterado incumprimento limpam e passam às finanças para cobrar. A data de realização pode ser qualquer uma dado que no geral são processos que administrativamente demoram e podemos facilmente estar a falar de um processo de 2020. Neste caso tem de haver notificação prévia do proprietário.

Existe ainda uma terceira possibilidade que são os 100m em redor dos aglomerados populacionais definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra incêndios. Neste caso são 100m e o processo segue parâmetros similares ao numero 2. Este tipo de intervenções são mais raras mas existem vários concelhos onde já ocorreram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,m.aur.eira,Vítor Magalhães

Aqui, quando surgiram essas leis, o pessoas tratou de limpar tudo, tanto nas bermas das estradas como ao redor das casas.
    Esta empresa andar a limpar terrenos a eito, que basicamente ficam no meio do nada. Não há casas por perto, estradas, apenas alguns caminhos empedrado antigos.
    Isto é que é o mais estranho.
    Quem não deixar entrar nos terrenos, eles ameaçam com a GNR.
  5.  # 45

Colocado por: KduvidasSe todos os proprietários têm os terrenos limpos conforme a legislação obriga, é estranho.
    Se não têm, abençoado edil que mandou executar o serviço fazendo cumprir a lei. O qual obviamente tem de ser pago.
    É pouco crível que estejam a atuar sem base legal, mas...

Quanto às obrigações e seu cumprimento, os donos dos terrenos têm de se consciencializar que é para cumprir, ponto!
    Podem, podem. Fazem, fazem. Não podem nem fazem, haja quem mande fazer e quem faça, com as respectivas custas a cargo do proprietário.
  6.  # 46

Eles andam a limpar a cerca de 400m de qualquer casa ou estrada. Por ali só existem caminhos de cabras e javalis. Ou pelo menos existiam porque eles desbravam aquilo que não é brinquedo.
    So que não é nada baldio. Todos o terrenos têm proprietário.
  7.  # 47

Colocado por: CarlosGomes10Quem não deixar entrar nos terrenos, eles ameaçam com a GNR.
    deviam ser vocês a fazê-lo.. deixe vir a GNR quando assim for
  8.  # 48

Colocado por: antonylemossabe qual o prazo para limpeza? nesta altura nao existe qq justificação para o sucedido.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Pois. Mas não sabe se há incumprimento anterior reportando à altura em que a limpeza deveria ter sido feita e não foi.
    Se for o caso, não é expectável que se espere pela altura dos fogos para depois ir a correr limpar o que preventivamente já devia estar limpo.
    Este tema é bem mais intrincado do que parece e dava pano para mangas, por isso...

Eu tenho muito respeito pelo assunto e limpo regularmente dentro e fora da época ou com roçadura ou com capinadeira. Quando não tenho disponibilidade, mando fazer o serviço e ponto!
    É um tema em que não transijo e sou intolerante para com quem não cumpre.

Como não sou “peixes”, sou Carneiro, como tal tenho memória e muito respeito pelo fogo e por todas as desgraças que a incúria dos homens a este respeito já causou aos portugueses.
  9.  # 49

Colocado por: Picareta
    Como é que sabe que foi o edil que mandou limpar?
    Não sei, não sabemos. Pelos vistos nem os interessados sabem ou querem saber (o que não deixa de ser caricato).
    Mas como sempre estamos a conjecturar sobre uma ínfima parte da história... o que permite supor que pelo menos terá sido alguém com autoridade para isso. Não deverá ter sido nenhum benemérito.
  10.  # 50

Colocado por: antonylemosdeviam ser vocês a fazê-lo.. deixe vir a GNR quando assim for
    Exato. Se são todos cidadãos exemplares e cumpridores, em vez de fazerem o papel de Madalena ofendida, informem-se, interessem-se pelo assunto e façam valer os vossos direitos. É muito simples!
  11.  # 51

Colocado por: Kduvidasspere pela altura dos fogos para depois ir a correr limpar o que preventivamente já devia estar limpo.
    Limpar agora é que não vale de nada, quando chegar a Março cresce tudo novamente e pode limpar outra vez. Agora é só mesmo gastar gasolina. Parece-me que o Kduvidas, com intervenções sempre com valor, neste caso não saberá distinguir um tojo de uma carqueja :)

Edit. Afinal adiantei-me no comentário, e o Kduvidas até o faz (a limpeza dos terrenos) com as próprias mãos. As minhas desculpas: mantenho contudo a minha opinião. Limpar agora é infrutífero.
    Concordam com este comentário: antonylemos, APina
  12.  # 52

Colocado por: KduvidasPois. Mas não sabe se há incumprimento anterior reportando à altura em que a limpeza deveria ter sido feita e não foi.
    nao interessa. e fora das zonas obrigatórias (estradas e casas)não há qq lei que obrigue a isso.
  13.  # 53

Colocado por: HAL_9000Limpar agora é que não vale de nada, quando chegar a Março cresce tudo novamente e pode limpar outra vez. Agora é só mesmo gastar gasolina. Parece-me que o Kduvidas, com intervenções sempre com valor, neste caso não saberá distinguir um tojo de uma carqueja :)

Edit. Afinal adiantei-me no comentário, e o Kduvidas até o faz (a limpeza dos terrenos) com as próprias mãos. As minhas desculpas: mantenho contudo a minha opinião. Limpar agora é infrutífero.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Sem problema😉👍
    Eu não tenho terrenos sem cultivo nem em pousio, e como são culturas que têm de ser minimamente acompanhadas, faço questão de ter tudo tipo “ajardinado”.
    P exemplo, após a vindima um vizinho perguntou-me se eu rapava as entrelinhas com máquina de cortar relva😂🤷‍♂️🙏 e nas fruteiras a rotina é a mesma.
    Mais complicado é no arvoredo, mas também se consegue obviamente com outra cadência só para manter vegetação rasteira, mas não deixo de ter por lá uns bandos de perdigotos e uns centieiros (na altura deles). Manter a limpeza nos terrenos é uma questão de compromisso e de gosto.
    Com mais ou menos vigor é preciso ter tudo sempre impec para se poder trabalhar à vontade e estar sossegado.
    É assim que vejo a coisa!
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  14.  # 54

Colocado por: KduvidasManter a limpeza nos terrenos é uma questão de compromisso e de gosto.
    nao limpar também pode ser, nao podemos esquecer que as 'nossas' parcelas de floresta são habitat de animais selvagens. precisam de zonas 'sujas' (que de sujo nao têm nada) para viver, procriar, dormir...
  15.  # 55

Colocado por: antonylemosnao limpar também pode ser, nao podemos esquecer que as 'nossas' parcelas de floresta são habitat de animais selvagens. precisam de zonas 'sujas' (que de sujo nao têm nada) para viver, procriar, dormir...
    Concordo, mas não se devem confundir as coisas.
    Eu mantenho a parte silvícola “limpa” e continuo a vêr por lá perdizes e coelhos. É certo que não vejo javalis nem corsos, mas à conta disso deixar tudo ao Deus dará, é algo que muitas vezes se confunde.
    Da mesma forma, há quem ache que monoculturas de eucalipto preserva a biodiversidade animal e vegetal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  16.  # 56

Não esquecer que existe pessoal com terrenos de grande dimensão e sem condições para lhes fazer limpeza, não há muito tempo surgiu um desses casos aqui no fórum. Por vezes trata-se de heranças de baldios invendáveis. Os chamados presentes "envenenados".
  17.  # 57

Colocado por: Vítor MagalhãesNão esquecer que existe pessoal com terrenos de grande dimensão e sem condições para lhes fazer limpeza, não há muito tempo surgiu um desses casos aqui no fórum. Por vezes trata-se de heranças de baldios invendáveis. Os chamados presentes "envenenados".
    Mais uma vez percebo, mas... o que dizer a quem tem propriedades contíguas e bem mantidas quando um incêndio evolui devido a essas propriedades não limpas e destrói tudo sem distinção.
    Este é de facto um problema muito grave em Portugal (não somos os primeiros apenas no Covid) e por isso é que é regulamentado, mas mas uma vez se só cumprem alguns...😏😏
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 58

enquanto os incendiários nao começarem a ser realmente castigados como criminosos nunca se vai resolver.
    as matas nao necessitam de ficar carecas sem vegetação rasteira.. isso seria matar a natureza.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, Vítor Magalhães
  19.  # 59

Colocado por: antonylemosenquanto os incendiários nao começarem a ser realmente castigados como criminosos nunca se vai resolver.
    as matas nao necessitam de ficar carecas sem vegetação rasteira.. isso seria matar a natureza.
    Mais uma verdade. Por isso digo que o problema é grave pois depende de uma vasta conjugação de fatores.
    E além da consciência pública, não basta criar legislação, é preciso investir e garantir o seu cumprimento.
    Veja-se P exemplo a questão dos guardas florestais, manutenção/implementação de postos de vigia, formação de bombeiros, Proteção Civil, etc...
    Quando tudo isto é visto como um mercado de oportunidades para os oportunistas e um negócio para outros, está o caso muito mal parado.

O erário público gasta milhares de milhões mal gastos e por ineficácia de meios continuamos a ter milhares de milhões de prejuízos em propriedades maioritariamente privadas. É um duplo prejuízo que ninguém parece ver e achamos tudo isto muito normal...

Enfim, isto é um novelo que quando se começa a desenrolar...
  20.  # 60

é uma máfia :(

0.0242 seg. NEW