Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Kduvidas“Aqui na aldeia” que aldeia? Em Portugal?
    Este tópico é giro e começa bem. Vou ficar atento ao desenvolvimento😎


    Em Portugal, claro!!
  2.  # 2

    o problema de limparem tudo a eito numa área tão distante das casas, é que podem estar a cortar árvores pequenas... nem se apercebem do que estão a fazer... :( eu não deixava que me fizessem isso!
  3.  # 3

    Colocado por: m.aur.eirao problema de limparem tudo a eito numa área tão distante das casas, é que podem estar a cortar árvores pequenas... nem se apercebem do que estão a fazer... :( eu não deixava que me fizessem isso!


    Na sua maioria é só giestas, mas bem aproveitadas davam muita lenha.

    O tractor desfaz tudo.

    Carvalhos e pinheiros pequenos vai tudo a eito.
  4.  # 4

    Se são vários os proprietários afetados e se eles andam a cortar " a torto e a direito", é estranho que ainda ninguém tenha tentado saber o que se passa. Se andasse alguém na minha propriedade sem o meu consentimento, o que faria logo era chamar as autoridades policiais para os identificar.
  5.  # 5

    Colocado por: CarlosGomes10


    O tractor desfaz tudo.

    Carvalhos e pinheiros pequenos vai tudo a eito.

    E sobreiros, também cortam?
  6.  # 6

    Colocado por: CESARIOSe são vários os proprietários afetados e se eles andam a cortar " a torto e a direito", é estranho que ainda ninguém tenha tentado saber o que se passa. Se andasse alguém na minha propriedade sem o meu consentimento, o que faria logo era chamar as autoridades policiais para os identificar.


    Também acho estranho ainda ninguém ter feito nada.
    Acho que as pessoas estar a gostar de ver tudo limpo!
    Eu como só vou à aldeia de tempos a tempos, se chegarem a entrar naquilo que é meu, terei de tomar medidas.
  7.  # 7

    Colocado por: MGoncalves
    E sobreiros, também cortam?


    Isto é interior norte, mas aqui nesta zona não há sobreiros.
    As árvores maiores deixam ficar, de resto vai tudo.
  8.  # 8

    Já contactou com a Junta de Freguesia, ou Camara Municipal da zona?
    Imagine que pode ser uma tarefa que esteja presente na agenda deles.
  9.  # 9

    Tenho conhecimento deste comportamento em freguesias do concelho de Pombal. E comecei a ver neste Verao também noutro concelho adjassente ao de Pombal.

    Basicamente cortam tudo o que esta a 5 metros das estradas deixando apenas os sobreiros no terreno.

    Depois a lenha fica nas bermas do terreno por 15 dias, passados esses 15 dias as empresas tratam de "limpar" a lenha se o dono nao se aperceber. Como devem perceber nem todos visitam os seus terrenos 15 em 15 dias.

    Isto passou-se e esta a passar-se actualmente em pelo menos 2 concelhos que conheço relativamente bem, portanto deve haver por ai alguma lei ou coisa parecida que faz com que estas empresas estejam a fazer algum negocio no limite da lei. Ilegal nao acredito que seja.

    Verdade seja dita, gostei do resultado final pois fica com um estada bem "aberta" apenas com os sobreiros nas bermas. Daqui a umas duzias de anos a paisagem sera interessante.

    Como a minha zona esta infectada com a praga das beiras (eucalipto) nao me chateia nada que os cortem junto às estradas. O problema é que os desgraçados rebentam novamente por todo o lado.

    Vou po algumas imagens do google maps de outubro de 2020, portanto relativamente recentes.
  10.  # 10

    .
      euc1.PNG
  11.  # 11

    .
      euc2.jpg
  12.  # 12

    .
      euc3.jpg
  13.  # 13

    Curiosamente, aqui há uma duzia de anos atrás cheguei a enviar um email para o programa da SIC "Nós por cá" com a Conceição Lino, acerca de uma situação que me causava uma impressão muito grande sempre que passava por lá. Refiro-me à EN318 que liga Agua Longa a Folgosa da Maia. A situação era de tal abandono que existiam eucaliptos com mais de 5 metros de altura literalmente encostados ao alcatrão, isto para não falar na terra que invadia a estrada a cada curva por culpa de várias enxurradas acumuladas.
    Nunca tive resposta a esse email e acabei por deixar de passar por lá, na altura fazia-o de camião.

    https://www.google.pt/maps/@41.2596514,-8.5128606,3a,75y,113.19h,91.12t/data=!3m6!1e1!3m4!1snoHaIoZpufewVXPfevnUYQ!2e0!7i16384!8i8192?hl=pt-PT
  14.  # 14

    Colocado por: CarlosGomes10A parte que eles não se lembram é a da conta que mais cedo ou mais tarde vai chegar.
    Porquê se não contrataram nada? Se uma equipa dessas entrasse num terreno meu, eu apresentaria queixa sim, mas depois de ter o terreno limpo. Então se eu não fui ter com empresa nenhuma, ninguém falou comigo e eu em Janeiro não estou em qualquer incumprimento, se eles limparam foi porque quiseram.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Colocado por: CarlosGomes10

    Na sua maioria é só giestas
    O tractor desfaz tudo.

    Carvalhos e pinheiros pequenos vai tudo a eito.

    A uns morrem-lhe as galinhas, a outros até os galos põem ovos.
    Aí andam a limpar tudo de borla. Aqui na minha zona, nem a pagar se arranja quem venha limpar os terrenos.
  16.  # 16

    Colocado por: TicMicSendo isso numa aldeia e ninguem ter pegado numa carabina ou numa caçadeira após o que descreves, acho a história muito mal contada.
    não somos todos assim tão extremistas
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemosnão somos todos assim tão extremistas

    Diga isso à minha ex-sogra, cujo marido andava a manobrar uma maquina num terreno e não ligou ao vizinho que disse que lhe enfiava um balázio se ele fosse para lá...
  18.  # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Diga isso à minha ex-sogra, cujo marido andava a manobrar uma maquina num terreno e não ligou ao vizinho que disse que lhe enfiava um balázio se ele fosse para lá...
    tb os existem assim mais para o áspero...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • ptuga
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 19

    A falar com conhecimento de causa e ajudando a desmistificar o assunto.
    Existem 2 principais possibilidades para uma intervenção do género.

    1 - As faixas de gestão de combustível em redor da rede viária. Neste caso e em cada concelho de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios,são definidas todos anos determinadas vias a intervencionar. A intervenção consiste na faixa de 10m para cada lado da via. Esta limpeza geralmente é realizada a partir de março. Os proprietários não são notificados, apenas existe um edital publico.

    2 - 50m em redor das edificações. Neste caso as câmaras intervém no decorrer de um processo contra-ordenação levantado pela GNR e que os proprietários vão ter de pagar (o auto é enviado pela GNR). Os municípios apenas tramitam o processo administrativo, notificam o proprietário e em caso de reiterado incumprimento limpam e passam às finanças para cobrar. A data de realização pode ser qualquer uma dado que no geral são processos que administrativamente demoram e podemos facilmente estar a falar de um processo de 2020. Neste caso tem de haver notificação prévia do proprietário.

    Existe ainda uma terceira possibilidade que são os 100m em redor dos aglomerados populacionais definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra incêndios. Neste caso são 100m e o processo segue parâmetros similares ao numero 2. Este tipo de intervenções são mais raras mas existem vários concelhos onde já ocorreram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, m.aur.eira, Vítor Magalhães
  19.  # 20

    No concelho aqui ao lado antes de a câmara iniciar a limpeza coloca um edital em todos os terrenos. Se forem limpos a tempo passam á frente. Isto acho que apenas para as faixas a par das estradas municipais. Alguém tem de saber quem são e o que andam a fazer.
 
0.0242 seg. NEW