Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite malta.
    Vou fazer um telheiro.
    6 metros por 4 metros
    Queda de água são os 4 metros
    Chapa sandwich a imitar a telha
    O telheiro fica entre a casa e outra parede, e nasce de uma parede de um anexo.
    Penso fazer da seguinte forma:
    De onde nasce (parte mais alta), leva uma viga aparafusada à parede, depois ao meio (+-2 m ), leva outra viga, ou chumbada à parede ou fixa com algum tipo de fixação própria. E por fim (parte mais baixa), leva outra viga fixa da mesma maneira.
    O que gostaria de saber é:
    A medida das vigas adequadas, e se com este comprimento (6 metros) posso meter alguma viga, mas sem pilar nenhum.
    Se precisar de levar um pilar ao meio, qual a medida do mesmo e a maneira de fixar o pilar ao chão e à viga.
    Obrigado.
      C16FAA8B-94FA-4BF6-ADDE-060B98A59D1D.jpeg
  2.  # 2

    Eu tenho vigas num coberto com mais de 12 metros, portanto a resposta é sim, podes.
    Concordam com este comentário: Flavioramos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavioramos
  3.  # 3

    Colocado por: TicMicEu tenho vigas num coberto com mais de 12 metros, portanto a resposta é sim, podes.
    Concordam com este comentário:Flavioramos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Flavioramos

    Sem pilar nenhum?
    •  
      RRoxx
    • 28 janeiro 2021

     # 4

    Meta uma viga lamelada, são mais estáveis e vencem esse vão sem grande problema, uma de 16 deve chegar.
  4.  # 5

    Colocado por: RRoxxMeta uma viga lamelada, são mais estáveis e vencem esse vão sem grande problema, uma de 16 deve chegar.


    Ou seja, as duas vigas que ficam presas entre paredes, meto essas que falou.
    É isso?
    Obrigado
  5.  # 6

    à uns anos atrás fiz um telheiro para o carro, com essa medida 6x4,
    usei madeira lamelada e chapas de policarbonato alveolar de 10mm
    estas chapas de policarbonato sao translucidas, ou seja, deixam passar alguma luz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavioramos
      IMG_20191011_082714.jpg
      IMG_20170419_082514.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: TicMicEu tenho vigas num coberto com mais de 12 metros, portanto a resposta é sim, podes.
    Concordam com este comentário:Flavioramos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Flavioramos


    Sim.
  7.  # 8

    Eu não estou à vontade para falar sobre o assunto, mas a minha consciencia não me deixava descansado em ter um vão de 6 metros em madeira lamelada de 16 a suportar painel sandwuich.
  8.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu não estou à vontade para falar sobre o assunto, mas a minha consciencia não me deixava descansado em ter um vão de 6 metros em madeira lamelada de 16 a suportar painel sandwuich.


    se calhar é 16 de largura... :) tambem era demais :)
  9.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreira

    se calhar é 16 de largura... :) tambem era demais :)

    Sim, 16 não serão mm certamente ;)
  10.  # 11

    meta uma viga com 10x20 cm
    se quiser ficar + descansado meta 12x24 cm
    isto para levar painel sandwich, que é leve.
  11.  # 12

    Preocupe-se em mandar fazer um projeto pois as fixações, entalhes, são pormenores muito importantes, senão isso daqui a meia dúzia de anos cai e não é por ser material fraco, é mau projeto.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Anonimo04102023
  12.  # 13

    Resumindo 😁
  13.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreirameta uma viga com 10x20 cm
    se quiser ficar + descansado meta 12x24 cm
    isto para levar painel sandwich, que é leve.


    Isso sem pilar algum! certo?
    • riscos
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: Flavioramos

    Isso sem pilar algum! certo?

    Certo, se daqui a um mês olhar de longe e notar que a viga tem 3cm de flecha e parece um U, não venha culpar ninguem😉
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=126394
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 16

    Colocado por: riscos
    Certo, se daqui a um mês olhar de longe e notar que a viga tem 3cm de flecha e parece um U, não venha culpar ninguem😉
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=126394

    É fácil, desaparafusa e vira ao contrário 😅
    Concordam com este comentário: SS1128
  15.  # 17

    Colocado por: riscos
    Certo, se daqui a um mês olhar de longe e notar que a viga tem 3cm de flecha e parece um U, não venha culpar ninguem😉
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=126394
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    A sério? 😁👍
  16.  # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães


    É fácil, desaparafusa e vira ao contrário 😅
    Concordam com este comentário:SS1128


    😳
  17.  # 19

    Pronto. Obrigado na mesma a todos, mas fiquei na mesma
  18.  # 20

    Se as vigas de 6 metros são fixas nas paredes não vejo qual o problema.

    Quanto a secção das madeiras não posso opinar pois não tenho conhecimentos técnicos para tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavioramos
 
0.0206 seg. NEW