Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FlavioramosPronto. Obrigado na mesma a todos, mas fiquei na mesma
    impossivel, ja lhe deram uma carrada de informação
  2.  # 2

Altura da viga de 20 ou 24, no mínimo
  3.  # 3

Até com uma cana de bamboo eu fazia isso! A unica situação de risco é como irá fixar isso à parede. Não há aí grandes forças de tensão, pelo que qualquer viga de 20 fará isso.
  4.  # 4

Colocado por: antonylemosimpossivel, ja lhe deram uma carrada de informação

Já? Então com a informação que me deram, responda lá a todas as perguntas que fiz.
    Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: TicMicAté com uma cana de bamboo eu fazia isso! A unica situação de risco é como irá fixar isso à parede. Não há aí grandes forças de tensão, pelo que qualquer viga de 20 fará isso.

Vi uns suportes em chapa para fixar à parede.
    Também pensei em chumbar diretamente, será boa ideia?
  6.  # 6

Colocado por: FlavioramosBoa noite malta.
    Vou fazer um telheiro.
    6 metros por 4 metros
    Queda de água são os 4 metros
    Chapa sandwich a imitar a telha
    O telheiro fica entre a casa e outra parede, e nasce de uma parede de um anexo.
    Penso fazer da seguinte forma:
    De onde nasce (parte mais alta), leva uma viga aparafusada à parede, depois ao meio (+-2 m ), leva outra viga, ou chumbada à parede ou fixa com algum tipo de fixação própria. E por fim (parte mais baixa), leva outra viga fixa da mesma maneira.
    O que gostaria de saber é:
    A medida das vigas adequadas, e se com este comprimento (6 metros) posso meter alguma viga, mas sem pilar nenhum.
    Se precisar de levar um pilar ao meio, qual a medida do mesmo e a maneira de fixar o pilar ao chão e à viga.
    Obrigado.
      C16FAA8B-94FA-4BF6-ADDE-060B98A59D1D.jpeg
    O problema das vigas resolve facilmente a menos que queira um aspeto todo quadradinho. Deve haver perto de si alguém que tenha postes de madeira dos TLP desativados. Arranja isso a 30€ a peça e são madeiras que já estabilizaram.
    É certo que não sofreram tensões na horizontal, mas para 6 metros e para suportar o peso dos painéis sandwich não barcam 1cm.
    Eu tenho vãos de 10m impecáveis há mais de 10 anos e ainda têm um metro para fora.
    O essencial estará na fixação. Não meta suportes, mas sim chumbe-as nas paredes laterais a entrar na alvenaria pelo menos 10cms.
    NB: Se não quiser um ar tão rústico, pode mandar facejar os postes ou mais grosseiramente fazê-lo você mesmo se tiver jeito com uma moto serra.
    Em setembro passado, ajudei um amigo a construir uma pérgola de 20m2 e foi assim que fizemos.
    Fim de semana prolongado, umas botelhas, presunto, broa e azeitonas, com 300€ fez-se a festa😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavioramos
  7.  # 7

A verde as vigas fixas as paredes laterais
    A roxo em cima das vigas verdes, fixa nas mesmas e também fixa a parede
    A azul em cima das vigas verdes
    Os painéis ficam fixos em cima de 4 apoios.
    Como vai fazer os remates as paredes laterais e em cima ?
      telheiro forum.jpeg
  8.  # 8

Colocado por: TicMicNão há aí grandes forças de tensão,

Temos engenheiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  9.  # 9

Colocado por: papacurvasA verde as vigas fixas as paredes laterais
    A roxo em cima das vigas verdes, fixa nas mesmas e também fixa a parede
    A azul em cima das vigas verdes
    Os painéis ficam fixos em cima de 4 apoios.
    Como vai fazer os remates as paredes laterais e em cima ?
      telheiro forum.jpeg

Penso que não percebeu o desenho. A água escorre para cá.
  10.  # 10

Penso que não percebeu o desenho. A água escorre para cá.

Uma foto do local podia ajudar a esclarecer. Podia tentar fazer o desenho na foto.
  11.  # 11

Colocado por: J.Fernandes
    Temos engenheiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TicMic

Pois temos, só não é de civil, mas tive um 19/20 a física nos meus tempos áureos de estudante.

Eu não arriscava com essas chapinhas de fixação à parede, acho demasiado fracas são elas que acabam por suportar toda a estrutura.
  12.  # 12

Colocado por: TicMic

Pois temos, só não é de civil, mas tive um 19/20 a física nos meus tempos áureos de estudante.

Eu não arriscava com essas chapinhas de fixação à parede, acho demasiado fracas são elas que acabam por suportar toda a estrutura.

Compre conectores SAI da simpson
  13.  # 13

Colocado por: riscos
    Compre conectores SAI da simpson

parecem demasiado fracos. Há tempos tive de mandar fazer umas coisas destas - https://www.pinterest.pt/pin/747527238127866760/ - mas pedi para ser feito em aço 5mm e à medida do coberto.
  14.  # 14

Colocado por: TicMic

parecem demasiado fracos. Há tempos tive de mandar fazer umas coisas destas -https://www.pinterest.pt/pin/747527238127866760/- mas pedi para ser feito em aço 5mm e à medida do coberto.
    parecem..mas não são.. São conectores até para elementos estruturais. É necessário saber analisar a resistência de cada conector e escolher o adequado.
  15.  # 15

Veja as soluções da rothoblaas

Não há melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: papacurvas

0.0210 seg. NEW