Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite sou nova nestas andanças mas precisava de opiniões! Encontro me em fase de projecto de arquitectura sendo que o terreno que tenho tem a particularidade de ser estreito mas o benefício de ser totalmente plano e tendo em conta as características a solução que achamos mais adequada foi fazer uma
    Planta em L! Sendo que o orçamento não é muito alargado não vamos para já fazer garagem o que um dia mais tarde está nos nossos planos! Assim que o tempo (€) o permitir :) a minha questão baseia se em... linhas direitas ou construção tradicional? A dúvida apenas surge pois na linha tradicional poderíamos aproveitar sótão para arrumações visto não termos garagem para o fazer... obrigada desde já! Também aceito sugestões quanto a planta uma vez que ainda não está finalizada!
  2.  # 2

    Em primeiro lugar adoro o facto de estar a fazer uma casa térrea! Muito funcional.

    Relativamente aos estilos, acho que deve ser obrigatoriamente uma questão de gosto pessoal. Se tiver "queda" por construções modernas, vai fazer uma casa tradicional só por causa da arrumação que ela lhe poderá dar? A vantagem de construir é que podemos desenhar um projeto à nossa imagem. Entende o que quero dizer, certo?

    Quanto à planta, dou-lhe algumas opiniões pessoais:

    1. Acho que podia pensar numa melhor organização na sala/cozinha, isto porque faz-me alguma espécie que a sua sala não tenha acesso direto ao terraço. Para mim, a relação entre os interiores e exteriores dão alma e essência a um projeto, por isso daria um pouco mais de destaque a essas zonas e aumentaria a zona exterior... sabe sempre bem ter uma zona exterior para churrascadas, ou simplesmente para estar no relax.

    2. Pense sinceramente em ter a garagem. Vai sentir falta dela e acho que se justifica. O custo/m2 de uma garagem não é o mesmo que o custo/m2 da parte habitacional, por isso eu previa a garagem numa fase inicial. Temo que, sem ela, vá sentir falta de espaço para arrumação na casa. Pense também em criar um roupeiro exterior aos quartos, específico onde possa guardar as "roupas da casa". Exemplo: cobertores quentes de inverno, durante o verão. Se colocar tudo nos quartos, vai acabar por sobrecarregá-los. Além disso, se acabar por ter a garagem, pode colocar lá uma zona específica para a lavandaria e acaba por afastar as zonas "técnicas" e de "trabalho" da zona social.

    3. Não vai ter uma zona de escritório? Eventualmente poderá ser útil pensar numa divisão para esse efeito e não precisa de ser do mesmo tamanho dos quartos... a casa é também um local de trabalho para alguns e nunca sabemos se não precisaremos desse cantinho um dia... e se tiver uns 10/12 m2 até pode vir a servir também como +1 quarto, caso venha a precisar dele para mais um filho ou para familiares ou amigos que queiram pernoitar.

    4. Como nota pessoal, o formato L pode não ser o melhor porque está a "gastar" 16 m2 num simples corredor de distribuição, que acaba por não ter grande utilidade. Mas isso sou eu que gosto de rentabilizar os espaços ao máximo :)

    Espero ter ajudado. É a minha opinião mas outras virão de certeza. Como já estive nessa fase, aconselho-a a pedir o maior número de opiniões possível... não perde nada com isso, muito pelo contrário :)
    Concordam com este comentário: R3volution
  3.  # 3

    Só lhe digo que um corredor com 14metros e com 1.20m de largura é claustrofóbico..

    A sala virada a norte de esguelha..prefere assim? E quartos para sul?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  4.  # 4

    Colocado por: fleite10cobertores quentes de inverno
    Isso ja nao se usa :)
    Assim como acho que ja ninguem tem mil e um edredão, Sao apenas capas, acho que praticamente ja nao ha roupa de casa
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982Isso ja nao se usa :)
    Assim como acho que ja ninguem tem mil e um edredão, Sao apenas capas, acho que praticamente ja nao ha roupa de casa


    Foi um exemplo, mas há outros... arrumação é um must numa construção nova! Seja para arrumar casacos ou calçado (para quem não gosta de andar com eles dentro de casa), etc etc etc... se estivermos a meter tudo nos roupeiros, chega a uma altura que temos que mandar coisa boa fora porque não cabe mais nada!
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, R3volution
  6.  # 6

    parabéns!! :)

    olhe que a planta está bem gira! nem lhe vou dizer para trocar a disposição da área social, porque muitas vezes, o convívio faz-se à volta da mesa e no inverno sabe melhor ficar dentro de casa no sofá à lareira. a primeira ideia que tive foi de rodar a ilha 90º, mas depois percebi que assim tem melhor visão para a sala desde o fogão.

    também gosto muito da localização da lavandaria, mas sem dúvida que abriria uma porta para o corredor também. assim, apoiaria tanto a cozinha como os quartos e não teria de passar pela sala com o cesto da roupa. mesmo que faça a garagem, mantenha a lavandaria onde está. ;)

    a questão da arrumação é pertinente, uma vez que o closet não é assim muito grande. considere encolher os quartos, só na parede dos armários, de forma a colocar mais um armário no corredor, mas que fique nivelado pelo resto das paredes e portas. já que estamos aqui, porque é que um quarto tem mais 3cm que o outro? ahhaah a porta do do lado esquerdo está a abrir ao contrário.

    quanto às casas de banho, acho muito bem que coloque a banheira da suite junto á janela! nada como um banho relaxado a ver as vistas! :) na acessível, não tenho a certeza, mas parece-me que as distâncias entre os elementos não cumprem as regras. talvez baste diminuir a janela e alargar os elementos. confirme. na de serviço, mude a sanita para que fique ao lado do lavatório. não fica bem tê-la de frente para a porta.

    onde ficará a garagem?

    desejo que tudo lhe corra bem! :)
  7.  # 7

    Colocado por: fleite10chega a uma altura que temos que mandar coisa boa fora porque não cabe mais nada!
    Ou entao nao se compra mais nada ate gastar a “coisa boa”...
    Na minha opinião quanto mais espaço de arrumação mais tralha se acumula, tralha que nao serve pra nada a nao ser encher...

    Sim, deve haver arrumação q.b mas nada dé exageros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991
  8.  # 8

    não sendo o orçamento muito alargado, ainda está ai casa para 200k sem grandes preocupações.

    não gosto da parte da sala/cozinha/ilha

    quanto à questão de linhas direitas vs tradicional, penso que a menos que o terraço 1 fique coberto, que fica estranho um telhado nessa casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pegasmarisa
  9.  # 9

    Colocado por: fleite10Em primeiro lugar adoro o facto de estar a fazer uma casa térrea! Muito funcional.

    Relativamente aos estilos, acho que deve ser obrigatoriamente uma questão de gosto pessoal. Se tiver "queda" por construções modernas, vai fazer uma casa tradicional só por causa da arrumação que ela lhe poderá dar? A vantagem de construir é que podemos desenhar um projeto à nossa imagem. Entende o que quero dizer, certo?

    Quanto à planta, dou-lhe algumas opiniões pessoais:

    1. Acho que podia pensar numa melhor organização na sala/cozinha, isto porque faz-me alguma espécie que a sua sala não tenha acesso direto ao terraço. Para mim, a relação entre os interiores e exteriores dão alma e essência a um projeto, por isso daria um pouco mais de destaque a essas zonas e aumentaria a zona exterior... sabe sempre bem ter uma zona exterior para churrascadas, ou simplesmente para estar no relax.

    2. Pense sinceramente em ter a garagem. Vai sentir falta dela e acho que se justifica. O custo/m2 de uma garagem não é o mesmo que o custo/m2 da parte habitacional, por isso eu previa a garagem numa fase inicial. Temo que, sem ela, vá sentir falta de espaço para arrumação na casa. Pense também em criar um roupeiro exterior aos quartos, específico onde possa guardar as "roupas da casa". Exemplo: cobertores quentes de inverno, durante o verão. Se colocar tudo nos quartos, vai acabar por sobrecarregá-los. Além disso, se acabar por ter a garagem, pode colocar lá uma zona específica para a lavandaria e acaba por afastar as zonas "técnicas" e de "trabalho" da zona social.

    3. Não vai ter uma zona de escritório? Eventualmente poderá ser útil pensar numa divisão para esse efeito e não precisa de ser do mesmo tamanho dos quartos... a casa é também um local de trabalho para alguns e nunca sabemos se não precisaremos desse cantinho um dia... e se tiver uns 10/12 m2 até pode vir a servir também como +1 quarto, caso venha a precisar dele para mais um filho ou para familiares ou amigos que queiram pernoitar.

    4. Como nota pessoal, o formato L pode não ser o melhor porque está a "gastar" 16 m2 num simples corredor de distribuição, que acaba por não ter grande utilidade. Mas isso sou eu que gosto de rentabilizar os espaços ao máximo :)

    Espero ter ajudado. É a minha opinião mas outras virão de certeza. Como já estive nessa fase, aconselho-a a pedir o maior número de opiniões possível... não perde nada com isso, muito pelo contrário :)
    Concordam com este comentário:R3volution



    Ddesde já agradeço a resposta e a simpatia mas de facto aumentar a área está fora de questão pois conforme referi esta área já está no limite do orçamento que temos. Prefiro ter a sala de jantar e cozinha junto ao terraço derivado ao facto de fazer uns churrascos e assim fica logo junto a mesa. Quanto ao corredor é verdade que é espaço de construção inútil mas uma vez que o terreno é estreito a outra opção seria fazer a casa toda ao comprido e isso pessoalmente não me agrada.

    Obrigada mais uma vez
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoSó lhe digo que um corredor com 14metros e com 1.20m de largura é claustrofóbico..

    A sala virada a norte de esguelha..prefere assim? E quartos para sul?


    Tem alguma sugestão? :)
  11.  # 11

    Colocado por: m.aur.eiraparabéns!! :)

    olhe que a planta está bem gira! nem lhe vou dizer para trocar a disposição da área social, porque muitas vezes, o convívio faz-se à volta da mesa e no inverno sabe melhor ficar dentro de casa no sofá à lareira. a primeira ideia que tive foi de rodar a ilha 90º, mas depois percebi que assim tem melhor visão para a sala desde o fogão.

    também gosto muito da localização da lavandaria, mas sem dúvida que abriria uma porta para o corredor também. assim, apoiaria tanto a cozinha como os quartos e não teria de passar pela sala com o cesto da roupa. mesmo que faça a garagem, mantenha a lavandaria onde está. ;)

    a questão da arrumação é pertinente, uma vez que o closet não é assim muito grande. considere encolher os quartos, só na parede dos armários, de forma a colocar mais um armário no corredor, mas que fique nivelado pelo resto das paredes e portas. já que estamos aqui, porque é que um quarto tem mais 3cm que o outro? ahhaah a porta do do lado esquerdo está a abrir ao contrário.

    quanto às casas de banho, acho muito bem que coloque a banheira da suite junto á janela! nada como um banho relaxado a ver as vistas! :) na acessível, não tenho a certeza, mas parece-me que as distâncias entre os elementos não cumprem as regras. talvez baste diminuir a janela e alargar os elementos. confirme. na de serviço, mude a sanita para que fique ao lado do lavatório. não fica bem tê-la de frente para a porta.

    onde ficará a garagem?

    desejo que tudo lhe corra bem! :)


    Muito obrigada pela resposta e simpatia.

    De facto nós somos adeptos de convivio à mesa por isso para nós faz sentido que esta esteja junto ao terraço. Quanto à garagem para já não a iremos fazer por questões de orçamento

    Obrigada
  12.  # 12

    Já tenho alguns orçamentos e felizmente são todos bem mais baixos que esses valores mas pronto já sabemos que há sempre derrapagens.

    Obrigada
  13.  # 13

    Colocado por: pegasmarisaJá tenho alguns orçamentos e felizmente são todos bem mais baixos que esses valores mas pronto já sabemos que há sempre derrapagens.

    Obrigada


    se não for indiscrição, qual é a média de valores que está a conseguir para o seu projecto?
  14.  # 14

    Arranje um arquitecto.
  15.  # 15

    Colocado por: pegasmarisaJá tenho alguns orçamentos e felizmente são todos bem mais baixos que esses valores mas pronto já sabemos que há sempre derrapagens.


    já somou o IVA aos orçamentos?

    mas ainda bem que está a conseguir orçamentos dentro da sua capacidade financeira, é sinal que a obra tem pernas para andar.
  16.  # 16

    Pauloagsantos, falou em 200.000€ para essa obra com base em quê?

    É uma casa térrea, implantada num terreno plano e, se a localização for na região norte, pode até nem precisar de levar laje maciça (apesar de ser sempre o mais aconselhado).
  17.  # 17

    Colocado por: pegasmarisaJá tenho alguns orçamentos e felizmente são todos bem mais baixos que esses valores mas pronto já sabemos que há sempre derrapagens.
    Obrigada


    Tenha muita atenção aos orçamentos que recebe sem ter as especialidades na mão. É muito difícil acertar nos valores sem as engenharias, mas acredito que fique abaixo dos 200 mil claro... mas também tudo tem a ver com o que vão querer colocar em termos de climatização, isolamentos, caixilharias e vidros, etc.
    Já agora, em que região vão construir? Para essa casa podem também avaliar o método construtivo em LSF. Não é necessariamente mais barato, mas é garantidamente mais rápido.
  18.  # 18

    Colocado por: fleite10Pauloagsantos, falou em 200.000€ para essa obra com base em quê?

    É uma casa térrea, implantada num terreno plano e, se a localização for na região norte, pode até nem precisar de levar laje maciça (apesar de ser sempre o mais aconselhado).
    fleite, espero que esteja enganado mas acho que voce vai ter surpresas com os orçamentos que receber para a sua casa!
    Concordam com este comentário: NTORION
  19.  # 19

    Colocado por: DR1982fleite, espero que esteja enganado mas acho que voce vai ter surpresas com os orçamentos que receber para a sua casa!


    Por enquanto posso dizer que está enganado. Já estou a receber uma série deles e até ver ainda não apanhei grandes surpresas, mas também estou a fazer várias adjudicações diretas e não a entregar chave na mão a um empreiteiro único. Espero que não venha a acontecer de facto surpresas, mas é aguardar...

    Uma coisa que estou a fazer é adjudicar a malta do Norte que, diga-se de passagem, é MUITO MUITO mais barata que a malta do Sul. Em quase todos os orçamentos que já recebi, há uma diferença de pelo menos 20% entre fornecedores do norte e fornecedores do sul exatamente para o mesmo tipo de material, etc.
  20.  # 20

    Colocado por: fleite10

    Por enquanto posso dizer que está enganado. Já estou a receber uma série deles e até ver ainda não apanhei grandes surpresas, mas também estou a fazer várias adjudicações diretas e não a entregar chave na mão a um empreiteiro único. Espero que não venha a acontecer de facto surpresas, mas é aguardar...

    Uma coisa que estou a fazer é adjudicar a malta do Norte que, diga-se de passagem, é MUITO MUITO mais barata que a malta do Sul. Em quase todos os orçamentos que já recebi, há uma diferença de pelo menos 20% entre fornecedores do norte e fornecedores do sul exatamente para o mesmo tipo de material, etc.
    Ja tem orçamentos para a parte de trolha da casa ou apenas para acabamentos?
 
0.0205 seg. NEW