Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostava que ajudassem-me em uma solução para o muro dos fundos da minha casa.

    Há 10 anos nos fundos da minha casa havia um pinhal, tudo foi abaixo para construirem novas casas, depois disto terminado, comecei a ter problemas com infiltração no muro vizinho, este não teve tratamento algum e nem foi estucado para o lado da minha casa.

    Agora tenho que resolver este problema.

    O meu vizinho do lado criou um outro muro e escondeu o muro com infiltração por traz. Eu não gostava de fazer isto pois o terreno já não é grande e com um muro a mais vai ficar muito menor.

    Pensei em cobri-lo com plantas, mas depois a manutenção será complicada e o vizinho não vai gostar disto a subir pelo seu muro.

    Quero fazer algo que fique barato e com boa aparência.

    Soluções que pensei:
    1 cobrir com um rede de cana ou caniço.
    2 colocar chapas como as que tenho nos muros das laterais
    3 colocar pladur exterior resistente a água
    4 plantas trepadeiras (pouco provável)
    5 aumentar um pouco o muro e revesti-lo com cerâmica, na parte superior fazer canteiros com plantas, e entre os muros fazer um canal para a água escoar
    6 fazer um outro muro com tijolo de burro como se fosse um revestimento para o muro atual, também deixava um canal entre os 2 muros
      20210128_080742.jpg
  2.  # 2

    Detalhes
      muro.jpg
  3.  # 3

    o vizinho sabe o que está a acontecer com esse muro?
  4.  # 4

    Sabe mas não faz nada.
  5.  # 5

    Faça uma cortina de ciprestes nesse canteiro. Fica com isso alinhavado.
    Deixe os muros em bruto como estão.

    No canteiro, depois de plantar as arvores. Reveste com mulch de casca de pinheiro sobre tela anti-raizes.
    Fica com o esaço arrAnjado, com os muros disfarçados com uma cortina verde, não intervém nos muros,as raizes não irão danificar as construções adjacentes e a manutenção é pouca.
    E ainda, não é caro.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasFaça uma cortina de ciprestes nesse canteiro. Fica com isso alinhavado.
    Deixe os muros em bruto como estão.

    No canteiro, depois de plantar as arvores. Reveste com mulch de casca de pinheiro sobre tela anti-raizes.
    Fica com o esaço arrAnjado, com os muros disfarçados com uma cortina verde, não intervém nos muros,as raizes não irão danificar as construções adjacentes e a manutenção é pouca.
    E ainda, não é caro.


    Será que resistem a quantidade de água? Aquilo vive sempre a deitar água. No ano passado tive que fazer um trabalho com tubos e pedras para que a água pudesse sair no esgoto da minha casa. Antes de fazer isto aquilo chegava as vezes a ficar com uns 2cm de água no chão, agora não tenho mas esse problema.

    Lá tenho um limoeiro que está a morrer por ter tanta água nas raízes.

    A vossa ideia é boa, apesar de não resolver imediatamente, vai depender do crescimento desses ciprestes e isto demora uns anos.
  7.  # 7

    Tem de prever um sistema de drenagem subterraneo com geodrenos ligados ao sistema de esgoto, ou a um poço de inflitração...
  8.  # 8

    Nesse canteiro, pode ainda prever, em 1ª linha, plantar alecrins, ou lavandas... por forma a ter arbustivas ao nivel do solo.
  9.  # 9

    Colocado por: andabrPensei em cobri-lo com plantas, mas depois a manutenção será complicada e o vizinho não vai gostar disto a subir pelo seu muro.
    eu optava por esta solução.
  10.  # 10

    sim, plantas!
    a lavanda e o alecrim vão-lhe perfumar o espaço! ;) a ver se ainda lhe sobra terra para as couvinhas...
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemoseu optava por esta solução.

    Aplicar um amalha em arame.... e plantar hera... mas isso vai trazer muita bicheza... e vai demorar. é uma opção obviamente.
  12.  # 12

    Plante bambu em todo o comprimento, a humidade nao sera um problema, muito pelo contrario. Ha diversas especies, pode intervalar umas mais altas e outras mais baixas. O muro ate nem ficara mal em bruto por tras da folhagem.
  13.  # 13

    Segui vossos conselhos. Plantei ciprestes a cada 80cm. Conversei com o vendedor das plantas, ele me recomendou cipreste, disse-me que cana/bambu suja demais e acaba por se espalhar sem controle.

    Obrigado a todos.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
      20210129_143807.jpg
  14.  # 14

    daqui a uns tempos. mostre-nos como estão. ;)
  15.  # 15

    Bom dia a todos.
    Estou a postar a continuação do que fiz no muro.
    Plantei ao pé do muro os ciprestes, mas pensei em algo que desse jeito também de cima para baixo. Decidi aumentar o muro deixando um espaço para introdução de plantas pendentes.
    Pus também uns arames para algumas trepadeiras, assim vou criar um muro de plantas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, m.aur.eira
      20210211_112859.jpg
 
0.0167 seg. NEW