Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho vos pedir ajuda para o seguinte problema que me tenho deparado. Para vos dar contexto o/os equipamento(s) em questão é o aquecimento central com radiadores convencionais alimentados por uma caldeira a gás natural Vulcano Babystar. A casa em questão é um Apartamento T1 onde foram instalados 4 radiadores (1 Quarto, 1 Hall, 2 Sala) e um toalheiro no WC (pré-existente). Na cozinha não fora instalado radiador, no entanto tinha pré-instalação para tal. De referir que a pré-instalação é de cobre.
    O problema tem a ver com a pressão do sistema que entendo que idealmente se deveria manter a 1,5bar quando a frio. Ora quando adquiri a casa apenas existia o toalheiro que raramente foi usado e como tal a pressão do circuito praticamente estava sempre a zero pois era algo que nem prestava atenção. No entanto sempre que verificava e acertava a pressão, pouco tempo depois esta voltava a 0.
    Resolvi recentemente instalar os radiadores bem como um termostato com fios, o trabalho foi executado com grande rigor e tudo me foi explicado, indiquei a questão da pressão que referi anteriormente e o senhor pediu-me para que fosse controlando a mesma agora que o circuito é maior e explicou-me que agora ao inicio seria normal esta baixar devido ao ar no sistema o qual me aconselhou a purgar 2 vezes na semana seguinte à instalação.
    O método que sigo para a purgar é desligar o aquecimento no termostato e aguardar umas 3/4 horas para que a agua no circuito volte à temperatura ambiente, depois acerto a pressão e vou purgar os radiadores, começando pelo toalheiro visto ser o ponto mais alto do circuito. Por fim, após a purga de todos os radiadores, volto a acertar a pressão e ligo o aquecimento.
    Um pedido também do técnico que fez a instalação fora retirar o tubo, da válvula de libertação, do esgoto e mete-lo num recipiente para verificar se por aí era libertada alguma agua do circuito, acontece que nem uma gota por ali sai no entanto vejo-me obrigado a ajustar a pressão pelo menos uma vez por semana.
    No meu entendimento, regular a pressão uma vez por semana não é normal e atendendo ao facto de que pela válvula de libertação não sair nem uma gota pergunto-vos o que mais poderá ser?
    De referir que junto às ligações dos radiadores não existem quaisquer vestígios de agua.

    Obrigado,
    Hugo Gonçalves
  2.  # 2

    pois , se a bomba circuladora está parada , ie , caldeira fria, como vai conseguir circular a agua pelos radiadores para ajudar a retirar "bolhas" de ar que estão perdidas pela instalação.

    Quanto a caldeira trabalha:
    -os radiadores aquecem por todo ou só num dos lados?
    -a pressão da água como se comporta ?

    Pode existir uma fuga algures dentro da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalvesh
  3.  # 3

    Colocado por: mtavarespois , se a bomba circuladora está parada , ie , caldeira fria, como vai conseguir circular a agua pelos radiadores para ajudar a retirar "bolhas" de ar que estão perdidas pela instalação.

    Quanto a caldeira trabalha:
    -os radiadores aquecem por todo ou só num dos lados?
    -a pressão da água como se comporta ?

    Pode existir uma fuga algures dentro da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:goncalvesh


    Obrigado pela ajuda, para confirmar, devo então fazer a purga com o sistema em funcionamento? Posso fazer logo a quente, ou aguardar que a agua fique fria, depois ligar o sistema e fazer a purga?

    Em relação aos radiadores, estes aquecem por completo em todas as extremidades. No que toca à pressão, quando esta a frio está correta (1,5bars), quando a agua aquece e passa os 70 graus, está por volta dos 2bar.

    Obrigado,
    Hugo Gonçalves
 
0.0063 seg. NEW