Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: vmps29Fotografia
      IMG_20210129_122857.jpg
    As paredes da sua “casa” são interessantes.
    O que parece ter aí, é um alvéolo técnico de gás encastrado.
    Aquela referência no canto superior esquerdo da porta identifica a instalação.
    Não me parece que seja de sua propriedade exclusiva e como tal que possa dispor do dito à sua vontade. Mas posso estar enganado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

É com cada embrulhada! Casota de gás partilhada, e só no terreno dum?!!

Sem umas fotos com vista aérea para ver. A foto que pôs não serve para nada.
  3.  # 3

A mim parece-me óbvio se comprou assim, assim terá de ficar. Não pode intervir sobre essa casa de maquinas, ou posto de garrafas, quando tal provoca prejuízo sobre o seu vizinho, impedi-o de continuar a ser fornecido de gás.
    Está no que é seu? pois não é bem assim. Está no muro de vedação, à semelhança do armário EDP ou de operadora. Pelo aspecto esse posto de garrafas terá sido executado pelo intalador/fornecedor de gás.
    Se você não precisa, basta cortar o abastecimento para o interior da habitação, ficando apenas o seu vizinho "geminado" a ser servido.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

As traseiras do posto de garrafas GPL, é o quê? Garagem? aterro?
  5.  # 5

Colocado por: callinasA mim parece-me óbvio se comprou assim, assim terá de ficar. Não pode intervir sobre essa casa de maquinas, ou posto de garrafas, quando tal provoca prejuízo sobre o seu vizinho, impedi-o de continuar a ser fornecido de gás.
    Está no que é seu? pois não é bem assim. Está no muro de vedação, à semelhança do armário EDP ou de operadora. Pelo aspecto esse posto de garrafas terá sido executado pelo intalador/fornecedor de gás.
    Se você não precisa, basta cortar o abastecimento para o interior da habitação, ficando apenas o seu vizinho "geminado" a ser servido.
    Concordam com este comentário:antonylemos

Não, toda aquela parede é minha e não está a dividir as propriedades.
    Aquele compartimento está do lado oposto ao vizinho
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasAs traseiras do posto de garrafas GPL, é o quê? Garagem? aterro?

A lateral do meu jardim e garagem
  7.  # 7

Colocado por: vmps29Aquele compartimento está do lado oposto ao vizinho

O que é "oposto"?
    • vmps29
    • 30 janeiro 2021 editado

# 8

Colocado por: Pedro Barradas

O que é "oposto"?

Lado contrário à casa do vizinho

Entre o compartimento do gás e a casa do vizinho está a minha casa
  8.  # 9

O terreno é comum? Têm as casas em regime de propriedade horizontal? São só dois lotes independentes? Houve destaque? Foi operação de loteamento?
    Já consultou o processo de obras? Já leu o que está na licença de utilização? Na caderneta predial e na descrição da conservatória do registo predial?
  9.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasO terreno é comum? Têm as casas em regime de propriedade horizontal? São só dois lotes independentes? Houve destaque? Foi operação de loteamento?
    Já consultou o processo de obras? Já leu o que está na licença de utilização? Na caderneta predial e na descrição da conservatória do registo predial?

Não fala da instalação do gás em lado nenhum, já vi os documentos todos que tenho em minha posse
  10.  # 11

Colocado por: vmps29

Não fala da instalação do gás em lado nenhum, já vi os documentos todos que tenho em minha posse
    seja como for nao pode unilateralmente desinstalar o gás ao vizinho.
  11.  # 12

Colocado por: vmps29Não fala da instalação do gás em lado nenhum, já vi

Claro que não, só queria entender como é que foi conduzido o procedimento, como foi/é constituída a propriedade..
    Mas não me respondeu ao que perguntei atrás...
  12.  # 13

Claro que não, só queria entender como é que foi conduzido o procedimento, como foi/é constituída a propriedade..

É normal, a pessoa não veio aqui para perceber, veio à procura de quem lhe desse razão.
    Concordam com este comentário: Allegrodx
    • vmps29
    • 30 janeiro 2021 editado

# 14

Colocado por: ClioII

É normal, a pessoa não veio aqui para perceber, veio à procura de quem lhe desse razão.

Vim aqui ao fórum pedir que me ajude ou alguém que tenha passado pelo mesmo.
    Se o sr não pretende ajudar os seus comentários são desnecessários, (editado pela moderação)
  13.  # 15

Não lhe consigo responder as questões colocadas, pois apenas vim para cá viver esses processos não sei como foram feitos se é que foram feitos, uma coisa é certa a instalacao está efetuada na minha propriedade e eu não quero isso.
    Na ficha técnica da habitação não está nada mencionada relacionada com o gás.
    Nas plantas não existem menções a instalações de gás.
  14.  # 16

Pois tem de ver na papelada que eu descrevi, como estão registadas as coisas .. Não pode ainda assim, do pé para a mão insbilitar o fornecimento de gás ao seu vizinho, assim, unilateralmente...

Esqueça a FTH, 90% das vezes está mal preenchida.
  15.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasPois tem de ver na papelada que eu descrevi, como estão registadas as coisas .. Não pode ainda assim, do pé para a mão insbilitar o fornecimento de gás ao seu vizinho, assim, unilateralmente...

Esqueça a FTH, 90% das vezes está mal preenchida.

E onde posso consultar essa papelada?

Obrigado
  16.  # 18

Pode começar por falar com o seu vizinho e dizer-lhe o que pretende.
    Depois pode esperar pelo Sr do gás , e fazer o mesmo .
  17.  # 19

Colocado por: vmps29Caros usuários,
    Desde já obrigado pelas vossas respostas

Recentemente comprei moradia geminada, em que o gás de botija propano do meu vizinho está instalado na minha parede, ou seja, as botijas que alimentam a cada dele e a minha casa estão num compartimento instalado na minha propriedade.
    Eu pretendo acabar com o gás na minha casa, e pretendo fechar o tal compartimento onde o vizinho tem a botija instalada.
    A minha pergunta é: visto o gás estar instalado na minha parede/propriedade posso fechar o compartimento de forma a não existir mais gás nenhum?

Existe alguma legislação sobre esta matéria?
    A camara municipal tem algum regulamento neste sentido ?

Obrigado

Na minha opiniao :

Nao . Nao pode fechar isso de forma unilateral.
    É sua propriedade e não tem a chave?
    É uma condição pre-existente à sua compra dessa moradia . Não devem faltar testemunhas a confirmar isso.
    Ou negoceia com o seu vizinho/ operadora de gás ou vai para tribunal .
  18.  # 20

Vmps, resumindo. Você não quer utilizar gás, como tal não tem botija sua lá no alvéolo, certo? Ou seja nunca utilizou nem quer utilizar a instalação, é isso?
    Só assim se compreende que não tenha chave.
    O vizinho já vivia aí antes de si?
    Partindo do princípio que o seu vizinho utiliza. Ele também não tem chave? Já lhe perguntou?
    Isso seria ainda mais esquisito...!

Como, seja qual for a legalidade e/ou posse da instalação, é impraticável que proceda ao seu desmantelamento/inabilitação sem dar conhecimento das suas intenções/pretensões ao seu vizinho. Acho que deve antes de mais falar com ele.

Aproveita para lhe perguntar se tem chave? Se não, Já poderá esclarecer porque é que você ou ambos não têm!
    Tente perceber qual o uso que ele faz da coisa e depois explique-lhe as suas intenções, tentando saber como é que ele reagirá ao que pretende fazer.

Se sobreviver este encontro:
    Provavelmente vai ter de constituir advogado.
    Vai ter de contactar quem fornece o gás para tratar da desativação e remoção.
    Contactar os serviços camarários para formalizar a sua pretensão e dar-lhe cobertura legal.
    Requerer a presença das forças policiais para assegurar proteção à obra.
    Comprar um colete à prova de chumbo grosso.
    E se calhar trocar o advogado por um guarda costas😉😎

0.0206 seg. NEW