Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde caros amigos,

Tenho uma duvida e gostaria de obter algumas sugestoes sobre a melhor opçao para aquecimento de aguas quentes sanitarias.

Num imovel rural em que a agua é fornecida exclusivamente atraves de uma mina de agua, qual o metodo mais eficiente para aquecimento das aguas sanitarias?

Deduzo que se poderá considerar como baixa pressao, correto?

O caudal nao será constante, portanto será melhor ter um deposito acumulador para alimentar o sistema ?

As minhas 1 opçoes serao 1 termo-acumulador ou esquentador, como nao será 1ª habitaçao nao queria gastar demasiado dinheiro nesta questao.

Existe uma lareira em que eventualmente sera adaptado 1 recuperador calor ventilado, nao existe espaço para 1 recuperador a agua.

As minhas duvidas sao mesmo sobre a instabilidade da pressao e do caudal que vao produzir efeitos diferentes no verao e no inverno.

Se fossem voces o que instalavam? :)

Agradeco desde ja toda a atençao dispensada!
  2.  # 2

A mina de água está a uma cota ( altura ) superior da casa ?
    Ou a agua para entrar dentro de casa tem de ter uma bomba ?

essa instalação tem a característica de estar muito tempo parada, convém ter alguns cuidados na Planificação para não ter problemas no futuro.
  3.  # 3

Sim, a mina esta numa cota um pouco mais elevada do que a casa, nao existe qualquer bomba auxiliar.

Tem razao quando diz que a instalaçao esta a muito tempo parada, o melhor e criar 1 sistema novo de raiz, dai a minha duvida de qual o equipamento que devo optar.
  4.  # 4

recomendo que:
    -sempre que "abandone" a casa, tenha um ponto mais baixo para drenar o sistema, ie, ficar sem água, para numa situação de gelo, a tubagem não congelar e fazer estragos.
    - filtragem, a agua da mina por vezes pode conter mais sujidade ou menos sujidade, uma ou duas caixas para sedimentar esses minerais ajuda bastante nos problemas futuros.

recomendo 1 ou 2 depósitos , nos quais a agua corre de um para outro, e descarrega o excesso ( tem sempre agua limpa )
    com válvula para limpeza de fundo,

se necessário 1 chicane no primeiro deposito ,

para aquecer agua quente sanitária, num espaço rural, se tiver muita "lenha" era uma bailarina, faz de depósito agua quente, o sistema fica em circuito aberto( sem perigo de explosão) , e com algumas pinhas e pequenos ramos já tem agua quente para alguns banhos.

0.0109 seg. NEW