Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de ouvir algumas opiniões. Sou relativamente novo (29 anos) e estou neste momento a pensar comprar casa. Já tenho um imóvel em vista - um T2 Duplex com terraço e solário coberto. O apartamento é bastante generoso, com uma área útil de aprox 130m2 e está em boas condições de habitar (apenas uns aspetos estéticos a reparar, fruto de 15 anos de utilização; de resto nada a apontar, vidros duplos como novos, lareira com recuperador já instalado, boa exposição solar, lugar garagem, arrumos).

    Escusado será dizer que estou muito inclinado a comprar e até já referi que nos próximos dias poderei apresentar proposta. Com um preço nos 159k, consigo compensar com um investimento inicial de 75k, precisando de pedir um empréstimo à volta dos 84k a 40 anos.

    Tendo rendimentos à volta dos 1000 e poucos euros líquidos e sabendo que pagarei um valor aproximado de 200-250 euros mensalidade do empréstimo, estarei a ser ambicioso demais? Talvez a minha pergunta esteja a soar inocente, mas a verdade é que será a minha primeira compra e, não querendo deixar perder uma ótima oportunidade, tenho sempre o medo de estar a cometer algum erro nos meus cálculos.


    Se este tipo de publicações já tiver sido feita lamento a repetição. Acabei de chegar a este fórum. :)
  2.  # 2

    Não se meta em duplex, vai estar sempre a subir e a descer escadas e em cada vez vai arrepender-se de o ter comprado.
    É mais dificil de climatizar.
  3.  # 3

    Ainda é um rapaz novo, escadas não são problema.
    Uma recomendação que faço é verificar como funciona o condomínio, pois se há conflitos ou vizinhos complicados vai arranjar uma grande dor de cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ocasodopovo
  4.  # 4

    Deve ponderar outros fatores como por exemplo:
    -Se a taxa euribor subir? Consegue acompanhar um aumento na prestação?
    -Tem rendimentos fixos?
    -Pode ficar desempregado?
  5.  # 5

    Colocado por: mmarinhoDeve ponderar outros fatores como por exemplo:
    -Se a taxa euribor subir? Consegue acompanhar um aumento na prestação?
    -Tem rendimentos fixos?
    -Pode ficar desempregado?


    Obrigado pelo insight. Tenho contrato sem termo e não tenho perspetivas de ficar desempregado. Rendimentos fixos.

    Quanto à Euribor, se não for o estoiro de 2008/2010 acho que me aguento relativamente bem.
  6.  # 6

    Tem outros créditos?

    Se não tem, deverá ter uma taxa de esforço que permite fazer um crédito habitação desses valores sem problema.
    • Dan
    • 29 janeiro 2021

     # 7

    A taxa de esforço ronda os 25% (o que não é muito) o problema é que os rendimentos são relativamente modestos pelo que o risco de uma fatia enorme do rendimento líquido ser destinada a despesas correntes é elevado. Se alguém tem rendimentos líquidos de 500 e uma prestação de 125 terá, por regra, mais dificuldades em cumprir ao banco do que alguém que ganha 4000 e tem uma prestação de 1.000, em ambos os casos a prestação representa 25% mas as primeiras centenas de euros de ordenado são obrigatoriamente gastas em despesas inevitáveis e a margem de gestão de rendimento disponível fica estreita com rendimentos modestos
    Concordam com este comentário: jg231
    •  
      RRoxx
    • 29 janeiro 2021

     # 8

    Parece-me um risco calculado e perfeitamente aceitável.

    Se gosta da zona e da casa é avançar. Como lhe disseram, é perceber como funciona o condomínio, se há encargos substanciais a caminho com obras e ver o estado de conservação do edifício. Se tiver tudo ok acho que é um bom passo.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 9

    Sinceramente acho que tem grande risco. Uma prestação dessas passando para os valores mais agressivos passará ser de 500/600€. Provavelmente consegue manter mas eu não gostava de passar a pagar isso.
    • RMDR
    • 29 janeiro 2021

     # 10

    Colocado por: ocasodopovoBoa tarde!

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de ouvir algumas opiniões. Sou relativamente novo (29 anos) e estou neste momento a pensar comprar casa. Já tenho um imóvel em vista - um T2 Duplex com terraço e solário coberto. O apartamento é bastante generoso, com uma área útil de aprox 130m2 e está em boas condições de habitar (apenas uns aspetos estéticos a reparar, fruto de 15 anos de utilização; de resto nada a apontar, vidros duplos como novos, lareira com recuperador já instalado, boa exposição solar, lugar garagem, arrumos).

    Escusado será dizer que estou muito inclinado a comprar e até já referi que nos próximos dias poderei apresentar proposta. Com um preço nos 159k, consigo compensar com um investimento inicial de 75k, precisando de pedir um empréstimo à volta dos 84k a 40 anos.

    Tendo rendimentos à volta dos 1000 e poucos euros líquidos e sabendo que pagarei um valor aproximado de 200-250 euros mensalidade do empréstimo, estarei a ser ambicioso demais? Talvez a minha pergunta esteja a soar inocente, mas a verdade é que será a minha primeira compra e, não querendo deixar perder uma ótima oportunidade, tenho sempre o medo de estar a cometer algum erro nos meus cálculos.


    Se este tipo de publicações já tiver sido feita lamento a repetição. Acabei de chegar a este fórum. :)

    95% das vezes a compra de imóvel é sempre um bom investimento e que não perde valor (patrimonial) ao longo do tempo
    Por isso é juntar a necessidade de comprar para habitar e não comprar por comprar e avançar.
    Se comprar por comprar porque vê um bom investimento, arrende.
    Caso nenhuma das duas acima se aplique, pegue nesse valor inicial e rentabilize-o...7.500€ por ano em juros não deve ser difícil
  8.  # 11

    Colocado por: jg231Sinceramente acho que tem grande risco. Uma prestação dessas passando para os valores mais agressivos passará ser de 500/600€. Provavelmente consegue manter mas eu não gostava de passar a pagar isso.


    Obrigado. Talvez algo importante que não referi é que, apesar de avançar com a compra sozinho não estarei a viver sozinho mas com a minha namorada que tem rendimentos equivalentes aos meus. Despesas estarão divididas.
  9.  # 12

    Colocado por: RMDRaplique75mil euros, pegue nesse valor inicial e rentabilize-o...7.500€ por ano em juros não deve ser difícil


    Também quero saber onde...
    10%de juros ao ano?
    Nem a D.Branca...
  10.  # 13

    Colocado por: ocasodopovo

    Obrigado. Talvez algo importante que não referi é que, apesar de avançar com a compra sozinho não estarei a viver sozinho mas com a minha namorada que tem rendimentos equivalentes aos meus. Despesas estarão divididas.

    Para o banco vai ser um crédito só para uma pessoa.
  11.  # 14

    isso bem acertado com a namorada, ok? :) e que sejam felizes. muito!
    se forem poupadinhos, o ordenado há-de chegar. e ter casa própria é um descanso. mas já agora, a ideia de terem vivenda nunca vos ocorreu? não querem esperar mais uns aninhos e depois construir?

    confirme se não há nenhum talho no rés do chão e se houver, não compre. e outras coisas, como fumos de chaminés, cheiros, etc.
    as acessibilidades são boas?

    leia isto.
    Concordam com este comentário: ocasodopovo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231, luciaam, ocasodopovo
  12.  # 15

    Colocado por: Mariasevera

    Também quero saber onde...
    10%de juros ao ano?
    Nem a D.Branca...


    Consegue estes juros, mas não são investimentos sem risco. Tem ações, P2P, etc etc
    É para quem percebe e tem um pouquinho de sorte.
    • RMDR
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 16

    Colocado por: Mariasevera

    Também quero saber onde...
    10%de juros ao ano?
    Nem a D.Branca...

    O segredo chama-se "diversificação"
    E claro que se assume riscos pois fundos, ETF's, Warrants, Ações os têm...mas a palavra acima indicada, contraria em certa medida o risco e com muita probabilidade se consegue chegar a rendimentos de 2 digitos...
    Concordam com este comentário: macinblack
  13.  # 17

    Colocado por: m.aur.eiraisso bem acertado com a namorada, ok? :) e que sejam felizes. muito!
    se forem poupadinhos, o ordenado há-de chegar. e ter casa própria é um descanso. mas já agora, a ideia de terem vivenda nunca vos ocorreu? não querem esperar mais uns aninhos e depois construir?

    confirme se não há nenhum talho no rés do chão e se houver, não compre. e outras coisas, como fumos de chaminés, cheiros, etc.
    as acessibilidades são boas?

    leia isto.
    Concordam com este comentário:ocasodopovo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jg231,luciaam,ocasodopovo



    Obrigado pelas dicas. O prédio é familiar, não tem comércio nem problemas com fumos. Entretanto consegui falar com uma pessoa que vive no mesmo prédio e que gosta muito de estar ali. Os acessos são ótimos. Fica a 2 minutos do centro da cidade de Aveiro. Além disso tem restauração e outro comércio na zona, sem precisar de me deslocar ao centro da cidade.

    Já apresentei proposta e foi aceite, consegui baixar aos 156k.
  14.  # 18

    Colocado por: ocasodopovo


    Obrigado pelas dicas. O prédio é familiar, não tem comércio nem problemas com fumos. Entretanto consegui falar com uma pessoa que vive no mesmo prédio e que gosta muito de estar ali. Os acessos são ótimos. Fica a 2 minutos do centro da cidade de Aveiro. Além disso tem restauração e outro comércio na zona, sem precisar de me deslocar ao centro da cidade.

    Já apresentei proposta e foi aceite, consegui baixar aos 156k.


    que bom!!
  15.  # 19

    Txi.
    156k. Um sonho quando comparado com Lisboa 🤣😂

    Boa sorte!
  16.  # 20

    Colocado por: casinhaDaAvoTxi.
    156k. Um sonho quando comparado com Lisboa 🤣😂

    Boa sorte!


    É deixar Lisboa ;)
 
0.0215 seg. NEW