Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Necessito de renovar 2 telhados, com cerca de 170 m2, ambos de uma água, numa moradia. Atualmente os telhados, com cerca de 23 anos, apresentam um visível desgaste, havendo já infiltrações nos tetos do edifício. Apesar de ter, ao longo do tempo, substituído dezenas de telhas de cerâmica, tipo "Lusa - Modelo Antigo", não há como estancar o problema, até porque a grande maioria apresenta-se em péssimo estado de conservação, a que acresce o facto do modelo referido passou a ser o que, prosaicamente, se denomina de "produto descontinuado", ou seja, deixou de ser fabricado. Assim, terei de renovar/remodelar ambos os telhados. E aqui começam as minhas dúvidas:

    1. Deverei, ao substituir as telhas, escolher novamente telhas cerâmicas? Hidrófugas?? Qual o melhor e mais durável modelo no mercado? Ou optar pelos painéis sandwich?(destes tenho lido tantas opiniões díspares)

    2. Deverei aproveitar a oportunidade para colocar algum isolamento (atualmente o que lá está é o roofmate) entre a laje e as telhas? Em caso afirmativo, qual me aconselham? (lã de rocha? Com que espessura?) Ou outro(s)?

    3. Os caleiros e rufos, apesar de necessitarem de alguma manutenção (pintura), parecem-me estruturalmente bem. Aquando da renovação do telhado terei de mudá-los também?

    4. Fazem ideia de qual o justo preço, por m2, pelo trabalho descrito: destelhar e remover as telhas velhas + colocar isolamento + novas telhas ou painéis sandwich + mão de obra?


    Fico, desde já muito grata pela vossa ajuda e colaboração e por qualquer informação, por mais reduzida que seja.

    Já realizei diversas pesquisas, e não sendo da área, cada vez estou mais hesitante sobre o que escolher e fazer.

    Agradeço a todos a vossa atenção e estarei disponível para fornecer qualquer informação, considerada por vós, como pertinente.

    Bem hajam.
  2.  # 2

    Joana, um telhado com 23 anos não deveria apresentar o nível de degradação que refere, só se foi mal assente logo à nascença ou com material de muito baixa qualidade.
    Para ter imputs mais assertivos, aconselho-a a postar aqui algumas fotos do que aí tem e onde se vejam as patologias que refere.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Antunes
  3.  # 3

    Colocado por: KduvidasJoana, um telhado com 23 anos não deveria apresentar o nível de degradação que refere, só se foi mal assente logo à nascença ou com material de muito baixa qualidade.
    Para ter imputs mais assertivos, aconselho-a a postar aqui algumas fotos do que aí tem e onde se vejam as patologias que refere.


    partilho da opinião, ou a telha era de um lote defeituoso, ou então é muito estranho, com 23 anos esse telhado é um jovem. Com uma lavagem e hidrofugante devia ficar pronto para outros 23 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas, Joana Antunes
  4.  # 4

    Obrigada pelos vossos comentários.
    De facto, um telhado com esta idade não era suposto apresentar este desgaste.

    Segundo o que me disse um construtor, há já alguns anos, é que as telhas colocadas pelo empreiteiro que me construiu a casa na época, eram as mais baratas no mercado e de péssima qualidade. O que confere com o estado atual do telhado.

    Assim, sabendo diante mão que nada há a fazer para a recuperação do telhado em questão, a não ser a sua substituição integral, e considerando as perguntas e dúvidas enumeradas no meu tópico de discussão (acima), por que soluções devo optar, por favor?

    Muito grata pela vossa preciosa ajuda e sugestões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Tem de chamar alguém de confiança e referenciado de preferência que faça uma avaliação concreta da situação e lhe apresente solução para essa reconversão e valores claro!

    É algo estranho que tenha infiltrações afetando tetos interiores, mas se o diz é porque isso ficou mesmo mal feito.

    Principais alertas:
    - Não aplique Sandwich
    - Reveja a solução de isolamento pelo exterior com quem lhe fizer o serviço. É preciso ver como está aplicado esse roofmate🤨 Se é para manter ou remover...
    - Sobre o isolamento que eleger, é sempre boa ideia aplicar uma subtelha sob o ripado.
    - Muito cuidado com vedações, rufos, caleiros, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Antunes
  6.  # 6

    Colocado por: KduvidasTem de chamar alguém de confiança e referenciado de preferência que faça uma avaliação concreta da situação e lhe apresente solução para essa reconversão e valores claro!

    É algo estranho que tenha infiltrações afetando tetos interiores, mas se o diz é porque isso ficou mesmo mal feito.

    Principais alertas:
    - Não aplique Sandwich
    - Reveja a solução de isolamento pelo exterior com quem lhe fizer o serviço. É preciso ver como está aplicado esse roofmate🤨 Se é para manter ou remover...
    - Sobre o isolamento que eleger, é sempre boa ideia aplicar uma subtelha sob o ripado.
    - Muito cuidado com vedações, rufos, caleiros, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joana Antunes
  7.  # 7

    Kduvidas,

    Obrigada, mais uma vez, pelo comentário e disponibilidade revelada ao tentar ajudar.

    Refere a colocação de "uma subtelha sob o ripado". Estamos a falar exatamente de quê, por favor?
    Suponho que o material que refere (subtelha), e se eventualmente tiver de colocar novo isolamento, tudo isto em conjunto poderá resultar num aumento de espessura, criada pelo material aplicado, ou seja, poderá ser necessário remover e voltar a colocar, novamente, pelo menos os rufos. Ou estou a fazer uma análise errada? É que a extensão de rufos, à volta de ambos os telhados em causa, é considerável, o que consequentemente tornaria a obra ainda mais dispendiosa.

    O que acha?

    Muito obrigada.
  8.  # 8

    Joana, a subtelha de que existem vários tipos é uma espécie de cobertura impermeabilizante que iria funcionar sobre o isolamemto térmico e sobre a qual se coloca o ripado onde vão encaixar as telhas.
    Isto para os problemas que refere seria à partida uma solução, mas como é óbvio só analisando concretamente a situação se pode definir exatamente.
    É certo que qualquer solução eficaz que venha a implementar, vai alterar espessuras e é de todo o interesse que o telhado seja todo refeito, incluindo os cumes e alteração de rufos, por isso não vejo como irá contornar essa parte da despesa.
    A mexer, ou faz como deve ser ou daqui a uns anos volta a ter de intervir, além não ter solução confortável entretanto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Antunes
  9.  # 9

    Kduvidas,

    Muito obrigada.
 
0.0150 seg. NEW