Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal estou aqui num dilema

Atualmente tenho contratado para alimentar a minha casa 6.9 kVA

E queria comprar um equipamento que trabalha a trifásico e gostava de entender quanto é que teria de ter contratado para aguentar o que tenho em casa + o equipamentos

Voltage - 230V 1N~ /400V 3N~
    Electric power - 7,4 kW

como estou indeciso ainda na compra aproveito para deixar os consumos de um outro modelo

Voltage - 400V 3N~
    Electric power - 9,9 kW

A tabela da empresa de eletricidade é

kVa
    6.9 (a que tenho)
    10.35
    13.8
    17.25
    20.7

Obrigado
  2.  # 2

Sabe que terá de fazer um projecto de aumento de potência?

Neste caso viabilizava já potência de 20,7kva. É depois contrastava 13,8kva. Senão desse aumentava para o escalão acima
    Concordam com este comentário: brunozo
  3.  # 3

Colocado por: brunozoBoas pessoal estou aqui num dilema

Atualmente tenho contratado para alimentar a minha casa 6.9 kVA

E queria comprar um equipamento que trabalha a trifásico e gostava de entender quanto é que teria de ter contratado para aguentar o que tenho em casa + o equipamentos

Voltage - 230V 1N~ /400V 3N~
    Electric power - 7,4 kW

como estou indeciso ainda na compra aproveito para deixar os consumos de um outro modelo

Voltage - 400V 3N~
    Electric power - 9,9 kW

A tabela da empresa de eletricidade é

kVa
    6.9 (a que tenho)
    10.35
    13.8
    17.25
    20.7

Obrigado

Que equipamento é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  4.  # 4

Colocado por: callinasQue equipamento é?

Esta é a pergunta certa. Vai na volta há equivalente em monofásico.

Cumprimentos
  5.  # 5

6.  # 6

Não é só aumento de potência.. tem que adaptar a instalação monofásica para trifásica com os contras que daí advém no balanço dos circuitos.. pois 6.9kva em monofásico poderá precisar de 13.8 em trifásico

Compre o equipamento monofásica, sai mais barato em todos os sentidos... Ao usar, não mexer na instalação elétrica e na aquisição do equipamento
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  7.  # 7

Os custos já tenho ideia aqui a questão está no aumento de potencia é que estou sem saber qual é, o resto já me consegui informar...

Obrigado pelas chamadas de atenção

PS - Falaram-me em 17.25 kVA mas parece-me exagerado apenas adicionando um equipamento e manter a potencia que já tinha no anterior...

Obrigado
  8.  # 8

Tem,desde já como dado adquirido, que não pode fugir aos 10,35Kva.

E tem que tomar decisões. O forno mais "fraco" manda com uns substanciais 7,7 kW e pode ser monofásico. O outro manda-se para os 9,9 e é somente trifásico.

O máximo que pode pedir em monofásico é 10,35 o que, quando o forno mais fraco estiver a funcionar, lhe deixa provavelmente 2,25Kw para o resto.

(Admiti que o forno, enquanto carga resistiva consome 7,7 kW e que os restantes 2,65 x cos fi 0,85 = 2,25Kw, talvez um pouco optimista)

Posto isto:

Este forno será para uma pequena indústria, pelo que tem que acautelar o facto de poder ter outros equipamentos trifásicos, como amassadeira ou coisas assim. Tem também que perceber se vai usar o forno sempre na potência máxima.

Por outro lado tem que ponderar no que tem em termos de equipamento eléctrico em casa e no que terá ligado quando o forno estiver a funcionar.

Se o seu ramal não estiver certificado para trifásico e/ou potências maiores, o que o Bigmouse lhe disse está absolutamente correcto. Pode também dar-se o caso de não poder aumentar mais a potência sem pedir um reforço à rede porque pode estar tudo nos limites nessa zona.

Havia um membro do fórum, não sei se o Bigmouse que com o CPE conseguia ver a potência autorizada no ramal.

Também tem sempre a hipótese de comprar um forno mais modesto 😁 ou a gás. Há modelos a gás no site, mas não sei se do tamanho que quer.

Agora arranje as ideias, veja as prioridades e diga como é que utiliza a energia em casa ou qual é o objectivo final.

Cumprimentos.
  9.  # 9

Mas isso é nossa uma habitação ou para uma pastelaria / padaria ?
  10.  # 10

Pois... Se calhar é um two áin uane
  11.  # 11

Muito muito obrigado a todos pelas vossas ajudas, muito obrigado.

O equipamento é para ser utilizado num contexto comercial MAS...

Enquanto não o é queria instalar em casa para começar a mexer nele.

Para isso a ideia seria colocar uma fase para alimentar a casa e depois usava as outras 2 + 1 (a partilhada para casa) para o forno, seria só para fazer vá um "xicote" para utilizar apenas para o forno.

Estava aqui a pensar se o mais fraco dá para usar 220V pode ser mais fácil é só pedir um aumento de potencia correcto?!!

A ver se segunda-feira vou à loja que vende o forno a saber melhor isso dos 220V pois numa primeira abordagem só me falaram no trifásico apesar de eu ter perguntado se não trabalhava a 220V porque no site via lá 220 ou 400V

Se vir que é coisa para complicar muito mais vale deixar como está, estava a tentar arranjar uma solução transitória.

Obrigado por tudo que me ajudam a entender a coisa.
  12.  # 12

Se a sua instalação só tiver potencia viabilizada de 6,9kVA, terá de efetuar aumento de potencia. Se for só de 10,35kVA não necessita de projeto, mas terá sempre de solicitar certificação.

mas antes disso terá em conjunto com um eletricista ou Eng.º Eletrotécnico, solicitar viabilidade de aumento de potencia junto da E-Redes (Antiga EDP Distribuição) e ai reze um pouco para que não seja necessário intervir na rede publica, senão pode ficar sem dinheiro para comprar o equipamento.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  13.  # 13

Concordo com vocês, no entanto a questão é mesmo qual é a potencia a ser contratada?

Pelo que entendo seria 13.8?!

Outra questão que se levantou aqui no forum é se o forno menos potente se dá para trabalhar também em 220V

Estava a ver aqui

https://www.unox.com/en_gb/download/108/35/15997/1581698603.pdf

Parece dar 220V ou ligar depois 400V correto? Pois pelo esquema de ligação?!
  14.  # 14

Exacto. Usa o esquema do meio para o monofásico e para trifásico o de cima.
  15.  # 15

correcto.

Colocado por: brunozoConcordo com vocês, no entanto a questão é mesmo qual é a potencia a ser contratada?

Pelo que entendo seria 13.8?!

Outra questão que se levantou aqui no forum é se o forno menos potente se dá para trabalhar também em 220V

Estava a ver aqui

https://www.unox.com/en_gb/download/108/35/15997/1581698603.pdf

Parece dar 220V ou ligar depois 400V correto? Pois pelo esquema de ligação?!
  16.  # 16

Colocado por: CaravelleExacto. Usa o esquema do meio para o monofásico e para trifásico o de cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunozo

Mas aí teria sempre de aumentar a potencia para o máximo de monofásico? ou a que possuo (6.9kVA) iria aguentar?

Obrigado
  17.  # 17

Para a instalação requer 3 fios de 6mm e 40A.

Provavelmente os 7,4 kW referidos sejam na potência máxima do forno, não usando a potência máxima, deve dar para assar cabrito mas se calhar já não dá para fazer natas.
  18.  # 18

Boa pois realmente isto é uma dor de cabeça das grandes :D mas faz lógica, pois com menos potencia a entrar menos potencia para produzir calor, faz todo o sentido...

Realmente a melhor opção seria meter trifásico o mínimo 13.8 (aí tinha de ter o cuidado de quando usar o forno não ter nada demais a puxar pela corrente) ou então optar pelos 17.25 e ficaria descansado correto?

Bem tanta dúvida com um simples forno... está aqui uma assado lolol

Obrigado
  19.  # 19

Colocado por: brunozoMas aí teria sempre de aumentar a potencia para o máximo de monofásico? ou a que possuo (6.9kVA) iria aguentar?

Não sabemos como é que o forno faz a modulação da potência. Se for On/Off precisa sempre de 10,35Kva.

Veja lá esta alternativa nacional. Pelo menos equipam alguns Modelos.

https://ramalhos.com/pt/

0.0242 seg. NEW