Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de muito aqui ter lido sobre este tema, na tentativa de solucionar o meu próprio caso, para a semana devo começar umas mini obras na moradia para a qual me mudei recentemente, no intuito de conseguir aquecer toda a casa (a lenha). Mas antes de o fazer gostava de ler a opinião dos mais entendidos para garantir que não ponho a pata na poça. Começo por descrever o meu caso:

    Ora bem a única fonte de aquecimento atual da casa é um Recuperador de calor(fig 1) a lenha que está situado na sala com uma parede exterior que dá para uma varanda abrigada. Este recuperador tem um ventilador tangencial (puxa a volta de 250m3/h) por baixo, que puxa ar da sala e manda-o entre o cárter e o recuperador fazendo-o sair quente por cima do recuperador (não pela hotte, pelo cárter).
    Problema 1: Este ventilador avariou à segunda utilização, começou a fazer um barulho alto que me obrigou a desliga-lo no quadro eléctrico. Tirei-o fora e conseguir identificar o problema, uma das ventoinhas que liga ao motor tinha-se aproximado do motor em si e fazia barulho ao bater com as hélices na “caixa” do ventilador. Com um puxão resolvi aquilo... Por uma semana. Hoje tive que voltar a repetir este processo porque voltou a acontecer a mesma coisa. Apesar de hoje o ter feito em 30 min porque já não tenho que descobrir como aquilo funciona, não deixa de ser trabalhoso (tirar porta, tirar batente, tirar grelha, desligar cabos, tirar ventilador....) ou seja, mais tarde ou mais cedo vou ter que substitui-lo.
    Para além disso, a instalação também não está grande espada:
    Problema 2 a hotte apenas possui uma entrada de ar 12x12cm em baixo e duas saídas em cima do mesmo tamanho.
    Problema 3 a hotte está completamente isolada a la de rocha e algumas partes entre o recuperador e cárter também. Entre o recuperador e o cárter já tirei fora e o cheiro a químico desapareceu. Mas na hotte não consigo tirá-la.

    Como também quero instalar uma salamandra na cozinha (voltaremos a este assunto mais a frente), para a semana virá cá casa um chamado “faz tudo” para me instalar a salamandra, a ideia era aproveitar que ele cá estava para:

    - Fazer outra entrada de ar 12x12 do lado do recuperador que não tem entrada de ar (fig 2)

    - Fazer um buraco na parede exterior (fig3) 40x20cm com dois propósitos: 1 insuflar ar fresco na hotte naturalmente
    2 Pôr um ventilador na varanda a insuflar ar no cárter do recuperador e usando o buraco para passar dois tubos de alumínio 120mm, um para cada lado do cárter. Consigo fazer os buracos no cárter pelos buracos de ventilação da hotte. Deste modo substituía o ventilador tangencial estragado por um mais potente que nem fará tanto barulho porque ficaria na varanda ( ando a ver este o que é que acham? https://www.ebay.co.uk/itm/Centrifugal-Blower-Fan-1950m-Speed-Governor-4-eck-Flange-32-81ft/153602416465?hash=item23c36adf51:g:wAQAAOSw675eI14F

    instalado com um ficha deste género para arrancar a uma certa temperatura

    https://www.amazon.de/dp/B085Q5BFJ8/ref=cm_sw_r_cp_api_i_2PQ4E4Z7CVW1A4YCKPVT )

    - Se possível tirar toda a la de rocha da hotte e substituir por outra coisa na parede exterior (o quê?). Não sei quão fácil será fazer isto, a parede da hotte é em tijolo e tenho aqui tinta com a qual se pintou estas paredes. Tudo o resto consigo fazer através do buraco exterior e das duas entradas de ar da sala mas para tentar tirar a la de rocha provavelmente vou ter que fazer mais estragos certo?

    Que acham disto tudo? 🤣

    Quanto à salamandra, a ideia era instalá-la na cozinha e deste modo aquecer toda a casa +/- 150m2. Fazer chaminé a direito com 2 metros de tubos simples até ao tecto e depois mais 2 metros de tubo isolado com uma união a ligar tubo simples-> tubo isolado. E com chapéu de Saturno. Que acham? E o que devo fazer/usar para isolar a telha/tubo de humidades?

    Obrigado aos corajosos que, não só conseguiram terminar de ler isto, como ainda vão dar o seu contributo a este meu projeto ✌️
  2.  # 2

    Fig 1, 2 e 3 respetivamente
      804FE081-4525-4A08-93C8-4402F595014C.jpeg
      245CB193-759A-4D22-A44A-BCFC51B56D24.jpeg
      921A7551-2A2A-48EE-8A97-B192B41ECEE1.jpeg
  3.  # 3

    Viva.O seu recuperador não tem saídas próprias de ar quente ao lado do tubo dos fumos!?
    Se tiver porque não aproveita para levar tubagem de ar quente até as divisões em causa!?
    Estou a meio caminho de preparar o meu aquecimento de ar quente pela casa toda, contudo também estou com algumas duvidas em relação a aplicaçao do ventilador extra!
  4.  # 4

    Também tive problemas com as entradas de ar na minha hotte o que poderá ter originado o pladur a sofrer fissuras.
    Os mens do pladur queriam deixar uma saída támbem de 12x12, não permeti tal coisa e exigi grelhas maiores 140x190.
    Actualmente estou para colocar em 195x340 ,já que é o tamanho da que vou colocar como entrada de ar.
    Pode acompanha a discussão em (recuperador de calor instalação)
  5.  # 5

    Se tiver mesmo de optar pelo plano da salamandra ,não exite em usar tubos isolados em inox, pois resolvi o problema da condensaçao no meu atelier com esse tubo duplo.Para vedar usei silicone alta temperatura.
  6.  # 6

    Colocado por: oventilasFazer um buraco na parede exterior (fig3) 40x20cm com dois propósitos:1insuflar ar fresco na hotte naturalmente
    2Pôr um ventilador na varanda a insuflar ar no cárter do recuperador e usando o buraco para passar dois tubos de alumínio 120mm, um para cada lado do cárter. Consigo fazer os buracos no cárter pelos buracos de ventilação da hotte. Deste modo substituía o ventilador tangencial estragado por um mais potente que nem fará tanto barulho porque ficaria na varanda ( ando a ver este o que é que acham?


    isso é uma boa ideia,
    se nao conseguir esse ventilador do ebay, pode usar um simples exaustor de cozinha, faz o mesmo efeito.
    lembro-me no "sitio das lareiras" (ver site) havia uma instalação dessas.

    voce pode fazer a instalação do exaustor dentro da parede, aquilo nao ocupa muito espaço
 
0.0121 seg. NEW