Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Comprei uma moradia em fase de construção, na altura da realização do negócio o certificado energetico que me foi apresentado foi de classificação A.

    Com a casa termimada o certificado energetico final é B.

    Este tipo de situações são frequentes?
    Alguém me sabe explicar o porquê de ter acontecido?
  2.  # 2

    Sim é.

    No pré certificado estava previsto determinados isolamentos e equipamentos.

    Na realidade os equipamentos não foram instalados, são mais fracos ou os isolamentos não têm as características previstas

    Pegue no telefone, ligue quem fez o certificado e pergunte os motivos exactos
    Concordam com este comentário: fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pierrecarre
    •  
      GMCQ
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 3

    Colocado por: RicardoPortoSim é.

    No pré certificado estava previsto determinados isolamentos e equipamentos.

    Na realidade os equipamentos não foram instalados, são mais fracos ou os isolamentos não têm as características previstas

    Pegue no telefone, ligue quem fez o certificado e pergunte os motivos exactos


    No certificado costuma lá estar a dizer o que deve melhorar, se ler o relatório com atenção está lá a dizer tudo. No meu caso cv ou ter que me guiar por aí.
      Screenshot_20210131_005641_com.android.gallery3d.jpg
  3.  # 4

    No certificado fala em melhorias, mas apenas ao nivel de instalacao de ar condicionado nas 4 divisoes. Diz literalmente "Isoladamente esta medida permite a alteração do certificado B para A" portanto, à partida, o ar condicionado ja devia estar previsto aquando o pedido do certificado provisório, certo?
  4.  # 5

    Colocado por: Pierrecarreà partida, o ar condicionado ja devia estar previsto aquando o pedido do certificado provisório, certo?

    Já foi ver isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pierrecarre
    •  
      GMCQ
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: PierrecarreNo certificado fala em melhorias, mas apenas ao nivel de instalacao de ar condicionado nas 4 divisoes. Diz literalmente "Isoladamente esta medida permite a alteração do certificado B para A" portanto, à partida, o ar condicionado ja devia estar previsto aquando o pedido do certificado provisório, certo?
    Portanto colocando o ar condicionado, passa de B para A. Possivelmente terá que questionar tb o construtor, do porquê de determinados equipamentos/isolamentos não terem sido instalados se estavam previstos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pierrecarre
  5.  # 7

    Atualizando este tema. Questionei a entidade competente sobre a emissão do certificado energético e ao que parece o construtor terá previsto a instalação de ar condicionado para obter um pre certificado A, mas depois nao os colocou, pelo que passou a B.

    Junto anexo print do email.
    Que devo fazer com isto? Ação judicial?
      Screenshot_20210617-174552_Gmail.jpg
  6.  # 8

    Nada, desde que dê um B- está tudo ótimo e cumpre a lei.

    Tem caderno de encargos ? Ou mapa de acabamentos e equipamentos ?

    Ou venderam-lhe ar condicionado e não o colocaram ??

    Resumindo.. esperou desde janeiro até agora para responder à pergunta que lhe fiz ?

    Podem ter poupado em mais sítios..
  7.  # 9

    Colocado por: PierrecarreQue devo fazer com isto? Ação judicial?

    Entra logo a matar?
    Fala com o empreiteiro e pede que instale o ar condicionado com as características previstas no pré certificado energético.
    Mas tem que se mexer, demorou meio ano para descobrir o que já lhe tinham explicado aqui no fórum.
  8.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoTem caderno de encargos ? Ou mapa de acabamentos e equipamentos ?

    Deram-lhe um pré certificado com o ar condicionado, é o suficiente.
  9.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoNada, desde que dê um B- está tudo ótimo e cumpre a lei.

    Tem caderno de encargos ? Ou mapa de acabamentos e equipamentos ?

    Ou venderam-lhe ar condicionado e não o colocaram ??

    Resumindo.. esperou desde janeiro até agora para responder à pergunta que lhe fiz ?

    Podem ter poupado em mais sítios..


    Não reparei que me tinha feito uma questão. Daí não ter respondido e peço desculpa por isso. Entretanto troquei emails com a adene mas so chegou hoje a resposta.

    Nao tenho os documentos de que fala, na certeza porém de interceder junto da Câmara municipal para os obter.

    A nível legal vou aconselhar-me com um advogado, visto que se no projeto está previsto um determinado equipamento para se obter um determinado certificado e à posteriori não se verifica a sua instalação...não creio que haja aqui coerência. A ser assim não eram obrigados a colocar nada do que vem no projeto.

    Falo sem estar ciente do assunto e aceito opiniões.
    • VCAC
    • 17 junho 2021

     # 12

    O que contratualizou com quem lhe vendeu a casa?
    O que estava incluído no valor que pagou?

    Tem que ver no contrato se o ar condicionado estava incluído.
  10.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Entra logo a matar?
    Fala com o empreiteiro e pede que instale o ar condicionado com as características previstas no pré certificado energético.
    Mas tem que se mexer, demorou meio ano para descobrir o que já lhe tinham explicado aqui no fórum.


    Esperava uma resposta da entidade competente para ter a certeza daquilo que fazia. O construtor nao cede na instalação do ar condicionado.

    Alias se fosse intenção dele colocar ja o tinha feito aquando falei com ele sobre o assunto, esgrimiu alguns argumentos sobre o assunto e rematou dizendo que a pre instalacao é que conta.

    Hoje a Adene diz que ele devia ter colocado os A/c. Portanto se faz um contrato comigo e me apresenta um certificado A e depoos nao coloca os equipamentos previstos para tal...pelo menos uma burla é quase certa
  11.  # 14

    Colocado por: VCACO que contratualizou com quem lhe vendeu a casa?
    O que estava incluído no valor que pagou?

    Tem que ver no contrato se o ar condicionado estava incluído.


    O contrato nao fala em nada disso,nao fala em portas janelas etc. Eu vi o projeto e o certificado A que ele me prometeu.
    Se tem um pre certificado A o cliente, eu neste caso, espero no final não menos, nem mais, que isso...
    A ser assim ele escusava-se de colocar acabamentos por exemplo.
 
0.0162 seg. NEW