Iniciar sessão ou registar-se
    • nunic
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 1

    Boa noite a todos,
    comprei lã de vidro KNAUF TI-212 para isolar um sótão que tem apenas telha e estruturas em madeira, para já não tem qualquer utilidade nem acessos(no futuro será alvo de remodelação e telhado novo).
    A minha dúvida é se basta uma camada entre barrotes?
    É boa ideia colocar segunda camada de lã de vidro com um lado de alumínio virado para cima ou a segunda camada ser normal sem papel ou aluminio?
    Obrigado.
      sotao.jpg
  1.  # 2

    So com papel, voltado para baixo.
    Nada de alumínio.

    Desenrole a manta e meta seguido(mas bem acondicionado contra o forro) ... Qual é a espessura?
  2.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasSo com papel, voltado para baixo.
    Nada de alumínio.

    Desenrole a manta e meta seguido(mas bem acondicionado contra o forro) ... Qual é a espessura?


    Tem 8Cm. Mas no caso de segunda camada não deve ter papel certo?
  3.  # 4

    Certo
  4.  # 5

    Obrigado Pedro.
  5.  # 6

    Boa noite Pedro,

    Qual vantagem do papel? No caso de colocar num tecto falso o papel será virado para o Pladur?
    Cumprimentos
  6.  # 7

    O papel Kraft é uma barreira pára vapor (prevenção de condensações, ...).
    Deverá sempre ser colocado virado para a parte aquecida. Neste caso e em tecto falso, sim, seria virado para a placa de gesso cartonado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mario.nunes
  7.  # 8

    Colocado por: mario.nunesNo caso de colocar num tecto falso o papel será virado para o Pladur?
    sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mario.nunes
    • smmf
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: nunic

    Tem 8Cm. Mas no caso de segunda camada não deve ter papel certo?


    Afinal a segunda camada é com ou sem papel, é que há aqui no forum "trabalhos" feitos om as 2 camada com papel, a primeira com papel para baixo a segunda para cima.

    https://forumdacasa.com/discussion/28081/1/isolamento-termico-laje-do-sotao/
    •  
      GMCQ
    • 1 fevereiro 2021

     # 10

    :-)
  8.  # 11

    Colocado por: smmf

    Afinal a segunda camada é com ou sem papel, é que há aqui no forum "trabalhos" feitos om as 2 camada com papel, a primeira com papel para baixo a segunda para cima.

    https://forumdacasa.com/discussion/28081/1/isolamento-termico-laje-do-sotao/

    Idealmente seria sem, para que caso haja condensações o vapor de água não fique retido na lã entre as barreiras pára-vapor.
    Eu deixei a segunda camada com o papel Kraft porque no meu caso o telhado deixa passar alguma água da chuva e serve de proteção à lã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smmf
    • smmf
    • 2 fevereiro 2021

     # 12

    Colocado por: lmcaet
    Idealmente seria sem, para que caso haja condensações o vapor de água não fique retido na lã entre as barreiras pára-vapor.
    Eu deixei a segunda camada com o papel Kraft porque no meu caso o telhado deixa passar alguma água da chuva e serve de proteção à lã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smmf


    Estou para isolar o meu sotão e estou inclinado a por duas camada cruzadas de lã de 8o, ambas com papel, a primeira camada virada para baixo e a segunda para cima, não só pela água mas também pelo lixo, fica mais fácil de limpar.
  9.  # 13

    Estou a fazer uma limpeza profunda(provavelmente nunca feita nos últimos 80 anos do prédio) antes de colocar a lã mineral, quando terminar coloco fotos.
    Depois de muita investigação vou optar por 2 camadas, a primeira com o papel para baixo e a segunda sem papel.
    Obrigado a todos
    Concordam com este comentário: Kduvidas, SS1128, nore
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nore
 
0.0144 seg. NEW