Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: NTORION


    Ou seja, por baixo das varandas dos quartos? De recordar mais uma vez que o terreno é inclinado... ou seja, por baixo da varanda da suite tem uma altura e por baixo do quarto a Nascente tenho outra altura muito diferente...
    •  
      CMartin
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 2

    Desculpem se estou a tomar o tópico de assalto.
    Em Mafra, conheço duas casas que são a antítese uma da outra. Uma, excelente na qualidade de construção. Uma boa casa. Cheia de madeira, seca, boa, sem problemas.
    Outra, a antítese, da primeira. É húmida, impregnada de bafo ou frio ou quente, conforme a estação do ano, parece que nos custa a respirar através do ar denso. Os acabamentos em madeira quase que se conseguem espremer como fazemos à esponja do banho.
    São nem muito longe uma da outra. Uns 2 ou 3 km, mas parece que estamos em terras diferentes. Embora Mafra seja de facto húmido.
    Preocupa-me um pouco estas questões. Há que assegurar a boa construção. Há que assegurar a boa construção. Tenhamos muito cuidado, com estas coisas dos preços. Não se vá buscar as receitas onde não é visível (quem lhe constrói), pelo menos durante os primeiros tempos de vida da casa(...).
  2.  # 3

    Eu quero acreditar que estou com bons materiais de construção, nomeadamente tijolo termoacustico de argila de 29, XPS ou EPS nas paredes e na cobertura de 8cm e 10cm de espessura, caixilharia dupla laminado/temperado com vidro 6 + cx16TGI + 4.4.1, entre outras coisas. Na parte da climatizacao, piso radiante ou AC, VMC de fluxos cruzados, etc. A minha maior dúvida está no PRH mas é uma questão de analisar futuramente mediante os usos e orçamentos... mas estou mais inclinado para colocar, deixando o AC pre instalado nas zonas principais.

    Obrigado pelos seus conselhos CMartin mas não cortarei nos isolamentos, na climatizacao, nem na qualidade da construção estrutural.
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 4

    Assegure-se de quem lhe constrói, que seja gente séria.
    Concordam com este comentário: fleite10
  4.  # 5

    Colocado por: CMartinAssegure-se de quem lhe constrói, que seja gente séria.


    Sem dúvida!! Nem faria de outra forma! Mas com quem ando a falar tenho quase confiança cega (expressão) por isso tenho a certeza que é malta de confiança, malta séria e qualificada.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: fleite10Ainda assim continuo com a dúvida sobre o estratificado, desculpe... então sugere não colocar soalho de madeira maciça, mas sim de estratificado? É isso? Ou seja, de marcas como Finsa, Egger, etc?

    Sugiro os dois, em pé de igualdade, soalho ou estratificado, no entanto, tenho a ideia que o estratificado nos permite alguns ganhos em instalação e custos, mas isto é relativo, porque vai depender do soalho (pode haver mais em conta) e o estratificado (pode haver mais caro do que o soalho).
    As minhas preferências de fornecedores ou contactos nestes revestimentos é o João Dias e, será, sim, a Banema (tem Finsa).
    (Flutuantes, os tais laminados sintéticos, escolho com o meu empreiteiro o mais bonito para o projecto em causa.)
  5.  # 7

    Colocado por: fleite10Não, a casa é térrea e a garagem está ao nível do piso.


    Não se esqueça que vai fazer um maciço em forma de cunha para suportar a casa no declive e vai ter forçosamente que desaterrar, pelo menos um pouco. Pelo que vejo vai ter a altura de um piso ou mais na zona maior. Tem aí condições para uma cave, mesmo que numa primeira fase fique inacabada.

    Se a casa for implantada com pilares a nascer da terra com possibilidade de passagem por baixo, como está na maquete, aí já não digo nada.
      2021-02-01-21-56-42.jpg
  6.  # 8

    E só porque gosto muito desta foto, pinho maciço.
      IMG_20201001_102726.jpg
    •  
      CMartin
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 9

    E um estratificado, carvalho, amostra que surrupiei ao João Dias enquanto estava de costas (estou a brincar 😂)
      IMG_20210118_113049.jpg
      IMG_20210118_113115.jpg
  7.  # 10

    O João Dias é da Banema, ou o João Dias trabalha com a Banema? Fiquei agora com essa dúvida... Eu gosto muito de pavimentos de Riga Nova ou de Carvalho... são as minhas preferências para este projeto. Para o exterior estou em dúvida se colocámos cerâmico ou pinho com tratamento thermowood. Estamos a avaliar várias possibilidades em simultâneo e depois, quando for para aplicar, já temos orçamentos.

    EDIT. Gosto mais de madeira maciça do que estratificado aparentemente ;) o soalho de madeira maciça tem mais presença nos espaços, parece-me. Não é tão neutro mas um pavimento assim também transmite muito conforto a uma divisão.
  8.  # 11

    Colocado por: Caravelle
    Não se esqueça que vai fazer um maciço em forma de cunha para suportar a casa no declive e vai ter forçosamente que desaterrar, pelo menos um pouco. Pelo que vejo vai ter a altura de um piso ou mais na zona maior. Tem aí condições para uma cave, mesmo que numa primeira fase fique inacabada.
    Se a casa for implantada com pilares a nascer da terra com possibilidade de passagem por baixo, como está na maquete, aí já não digo nada.
      2021-02-01-21-56-42.jpg


    Sim a casa é implantada por pilares... não vou fazer "blocos grossos" de betão maciço, não... as lajes serão maciças evidentemente... isso que assinalou será uma espécie de "contorno" com blocos de cimento, mas podemos lhe dar o uso que quisermos depois sim... ainda, acaba por não haver grande desaterro a fazer aí sinceramente. Na foto da planta que coloquei aqui consegue ver as cotas do terreno lá assinaladas.

    EDIT. Mas a verdade é que o único uso que poderia dar aí seria de arrumação... nada mais fazia sentido... e creio que estou bem servido de arrumação nas zonas térreas de habitação / garagem, por isso não é prioritário... mas sim, vou tentar perceber se posso deixar essa zona vazia de pilares para ganhar espaço de "cave". Bem pensado.
  9.  # 12

    Colocado por: fleite10O João Dias é da Banema, ou o João Dias trabalha com a Banema

    O João Dias é Fino Ofício. Instala, tem fornecedores próprios.
    Nada tem a ver com a Banema, que é fornecedor a quem instala.
    São empresas diferentes.
    Concordam com este comentário: fleite10
  10.  # 13

    Veja aqui se ainda não conhece o João
    https://forumdacasa.com/discussion/64292/79/fino-oficio-como-prometido-4/#Item_5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fleite10
  11.  # 14

    Colocado por: fleite10Sim a casa é implantada por pilares... não vou fazer "blocos grossos" de betão maciço


    Colocado por: fleite10isso que assinalou será uma espécie de "contorno" com blocos de cimento,


    Não era bem isso que eu queria dizer. Pensei mais rápido do que escrevi, tipo Speedy Gonzales.

    Se a casa é feita com pilares bonitinhos, tipo redondos ou metálicos por baixo, aproveite e uma isso com o ambiente, ajardinando a parte de baixo, e aproveitando a casa estar suspensa. Impecável era estarem em ângulo, mas isso era um dinheirão. Imagine uma floresta em pilares. Claro que já não era a casa basalto...

    Se vai fazer pilares normais quadrados de betão e meter os tais blocos de cimento que fala, mais o eventual capeamento em pedra, então, quer queira quer não, está a levantar paredes numa cave, que não vai usar.

    Faço aqui o mea culpa: quando escrevi maciço, estava a querer escrever estrutura que no final parece monolítica, mas que é feita de pilares, vigas e tijolo. Isso vai ficar uma caixa de ar.
  12.  # 15

    Sim, a ideia era boa ter um ajardinado na parte de baixo, etc... mas sejamos terra a terra, não há dinheiro para fazer isso porque isso significaria ter outro tipo de pilares e outro tipo de estrutura de suporte... mas sinceramente tenho um lote de 1100m2, por isso não me parece que ter a parte de baixo sem uso me vá trazer problemas.
    De todo o modo, vou sempre ter uma abertura na parte que assinalou uma vez que o apoio técnico à piscina será feito aí diretamente, ou seja, por baixo do próprio alpendre da piscina... o que falta definir é por onde esse acesso acontecerá, mas logo se vê. Tentarei maximizar o espaço de baixo o mais possível... nem que seja para arrumação de produtos de manutenção de jardim, de piscina, ou guardar lenha ou algo do género...

    Colocado por: Caravelle

    Não era bem isso que eu queria dizer. Pensei mais rápido do que escrevi, tipo Speedy Gonzales.
    Se a casa é feita com pilares bonitinhos, tipo redondos ou metálicos por baixo, aproveite e uma isso com o ambiente, ajardinando a parte de baixo, e aproveitando a casa estar suspensa. Impecável era estarem em ângulo, mas isso era um dinheirão. Imagine uma floresta em pilares. Claro que já não era a casa basalto...
    Se vai fazer pilares normais quadrados de betão e meter os tais blocos de cimento que fala, mais o eventual capeamento em pedra, então, quer queira quer não, está a levantar paredes numa cave, que não vai usar.
    Faço aqui o mea culpa: quando escrevi maciço, estava a querer escrever estrutura que no final parece monolítica, mas que é feita de pilares, vigas e tijolo. Isso vai ficar uma caixa de ar.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  13.  # 16

    Este projecto ja foi visto por algum gajo de estruturas?

    A estrutura da piscina vai ter um peso final a rondar no minimo as 50 T, uns 70% em suspensao. Ou seja, este peso monstruoso vai estar apoiado e concentrado numa "ponta" da piscina. Faz-se bem, é preciso é haver ferro e cimento.

    Eu nao gosto da planta. Demasiado hollywood show off e pouco funcional.
    Piscina entre os quartos; ligaçao destes com a sala; piscina virada para a rua; garagem ao fundo do terreno queimando m2 de jardim (que por si ja é pequeno)...Entre outros diversos pontos... Epa nada disto para mim esta bem.

    Mas pronto, vemos que é uma casa bastante "personalizada" ao gosto do cliente, portanto ou se adora ou se detesta. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Caravelle, dmatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fleite10
  14.  # 17

    Colocado por: NostradamusEste projecto ja foi visto por algum gajo de estruturas?
    A estrutura da piscina vai ter um peso final a rondar no minimo as 50 T, uns 70% em suspensao. Ou seja, este peso monstruoso vai estar apoiado e concentrado numa "ponta" da piscina. Faz-se bem, é preciso é haver ferro e cimento.
    Eu nao gosto da planta. Demasiado hollywood show off e pouco funcional.
    Piscina entre os quartos; ligaçao destes com a sala; piscina virada para a rua; garagem ao fundo do terreno queimando m2 de jardim (que por si ja é pequeno)...Entre outros diversos pontos... Epa nada disto para mim esta bem.
    Mas pronto, vemos que é uma casa bastante "personalizada" ao gosto do cliente, portanto ou se adora ou se detesta. Boa sorte.


    Sim, já tenho o estudo de estabilidade feito, assim como todas as outras especialidades. O projeto está para aprovação na Câmara Municipal local, como já cheguei a referir algures... não são 70% suspensos, é menos, mas percebo onde quer chegar.

    Quanto à planta, agradeço antes de mais a sua opinião. Sejam elas boas ou más, todas elas são válidas, mas discordo profundamente quando refere que a planta em causa é pouco funcional quando, na nossa ótica, esta casa é tudo menos "pouco funcional"... é toda térrea (daí a garagem estar à mesma cota), tem divisões amplas, neutras, com poucos cantos e bastantes linhas direitas, o que facilita a comunicação entre espaços.

    Quando diz que é demasiado "Hollywood show off" também não concordo, se bem que admito que a piscina pode dar um pouco essa impressão no início... tentamos sempre tirar o maior partido do terreno que, por si, é bastante inclinado e por isso o projeto teve que se adaptar à natureza envolvente e não o oposto, como se vê em muitos projetos por aí. Quisemos também apostar nos vãos e nos envidraçados porque queremos que esta casa tenha bastante iluminação natural, assim como para criar uma interdependência entre espaços interiores e exteriores, nomeadamente os pátios (com árvores pre-existentes). O lote tem 1100 m2 por isso espaço exterior, se reparar, é algo que não falta aqui... jardim ou pátios? temos os dois, mas enquanto o jardim inclinado tem menos utilidade, os pátios exteriores acabarão por ter mais utilidade no dia a dia.

    E para não me esquecer de mais nada: a estrada que refere é uma estrada de serventia ao nosso lote e do lote ao nosso lado, que está ainda mais abaixo do que o nosso... ou seja, privacidade máxima. Nós estamos na piscina, nós vemos toda a gente mas ninguém nos vê a nós... repare que a piscina está à cota de 170,00 e a cota da rua está a ~ 165,00.

    EDIT. Os quartos estão junto à sala mas são totalmente independentes da mesma. Como nós não somos pessoas formais, e gostámos de socializar, não nos choca esse facto sinceramente. Daí a sala/cozinha assumir um papel preponderante nesta arquitetura, quase como sendo uma "praça central" dado que é onde passamos mais tempo ;)
  15.  # 18

    Alguns aspetos que não aprecio muito:

    - Entrar na casa e dar de frente com uma casa de banho
    - A suite e os restantes quartos estão separados pela sala. Não sei se tem filhos pequenos ou prevê vir a ter. Eu tenho e não ia achar isso prático, sobretudo pelas vezes que tenho de ir aos quartos deles durante a noite, porque oiço pequenos barulhos, porque nos chamam, etc.
    - Na suite/IS abre a porta e dá diretamente com a sala. Prefiro sempre ter os quartos resguardados por um hall/corredor.
    - Para ir à lavandaria tem de passar sempre pela garagem.
    - Tem 3 pátios exteriores, jardim, piscina.. Vai dar uso a isso tudo? Vejo aí muito trabalho para manter.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  16.  # 19

    Ponto por ponto para ser mais fácil de responder:

    1. Entrar na casa e dar de frente com uma casa de banho | corretíssimo e é algo que nós vamos tentar solucionar, porque achámos que precisámos de ter aí algo que marque o hall de entrada na casa, para além que entrar e dar de caras com uma casa de banho não é a coisa mais agradável do mundo!
    2. A Suite e restantes quartos | não tenho filhos ainda, por isso ainda não estou nessa experiência, e acredito bem no que diz mas espero que possa funcionar da forma como projetamos, ou pelo menos que não venha a ser "cansativo" no dia a dia, mais do que já deve ser ahahaha
    3. Na Suite/IS | vamos tentar explorar a solução que o Marco1 disse aqui, nomeadamente meter o closet ao lado do quarto e o WC no local em que o Closet está de momento, ou seja, na outra extremidade do quarto, mas na planta que seguiu para licenciamento já alteramos a porta de acesso ao WC privativo, por isso a planta atual já não está assim como esta que aqui meti nesse aspeto;
    4. Lavandaria | certo! mas também não nos incomoda muito, pelo menos por enquanto.. tem alguma solução alternativa para isso?
    5. Pátios e áreas exteriores | a área da churrasqueira e a área da piscina vamos dar imenso uso, sim. Junto à lavandaria precisamos de um espaço para colocar a roupa a secar no exterior, por exemplo, e o Arq. lembrou-se de criar uma continuação do próprio alpendre (sem coberturas nem nada) até lá... mas há aí partes que vamos usar menos, claro... abrange por exemplo o escritório porque será escritório/quarto de hóspedes, quando tivermos amigos e familiares a pernoitar lá em casa (porque vai acontecer várias vezes) e é agradável que possam ter acesso direto ao exterior sem ter que ir pela cozinha/sala mas é sempre mais secundário, sim.

    EDIT. Além disso, da suite à sala não é a 1 passo da cama... acaba por ter ali alguma separação, mas que está incluída na área do quarto (digamos assim), bem como os 2 quartos estão divididos por uma porta, ambos, para um pequeno hall e só depois esse hall está separado da sala por outra porta... temos a privacidade salvaguardada (exceto quando os miúdos andarem lá a correr de um lado para o outro... aí não há sossego ou privacidade que resista ahahaha)


    Colocado por: ruimiguelfAlguns aspetos que não aprecio muito:

    - Entrar na casa e dar de frente com uma casa de banho
    - A suite e os restantes quartos estão separados pela sala. Não sei se tem filhos pequenos ou prevê vir a ter. Eu tenho e não ia achar isso prático, sobretudo pelas vezes que tenho de ir aos quartos deles durante a noite, porque oiço pequenos barulhos, porque nos chamam, etc.
    - Na suite/IS abre a porta e dá diretamente com a sala. Prefiro sempre ter os quartos resguardados por um hall/corredor.
    - Para ir à lavandaria tem de passar sempre pela garagem.
    - Tem 3 pátios exteriores, jardim, piscina.. Vai dar uso a isso tudo? Vejo aí muito trabalho para manter.
  17.  # 20

    Pode mencionar que zona são os construtores.
    Parece bem mas também o orçamento não vai ser leve não xD
    O facto de ter parte da casa suspensa não ajuda
 
0.0312 seg. NEW